Image Map











domingo, 17 de maio de 2015

Quem é o Deus dos Cristãos?

Fonte da ilustração:
https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/g201305/que-tipo-corpo-deus-tem/

      Esta pergunta pode parecer estranha para a maioria dos que afirmam ser cristãos. Embora a resposta deveria estar entre os conceitos primários, ou melhor, ser o conceito primário, para os nominalmente cristãos, a maioria desses não tem uma ideia definida sobre essa questão. Para tais, Deus é Deus, e ponto final. Para os não cristãos essa resposta seria vaga e imprecisa, pois os deuses, ou divindades, que eles adoram possuem, cada qual, um nome próprio. Será que o Deus dos cristãos não tem nome?

Provavelmente muitos responderiam: ‘É Jesus Cristo.’ Mas, de acordo com a doutrina central da maioria das religiões da cristandade – a doutrina da Trindade – essa resposta estaria errada. No conceito trinitário, Jesus Cristo seria apenas uma das pessoas que compõem Deus.

Mas, se Deus é uma trindade, por que não encontramos na Bíblia nenhuma oração feita à Trindade? Poderíamos encontrar algo como: ‘Eu te dou graças, ó Trindade...’ Ou: ‘Eu te peço, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo ...’

Por que as orações são invariavelmente dirigidas somente ao Pai, a suposta primeira pessoa da Trindade?

Também, por que a palavra Deus, quando se refere ao Deus verdadeiro, frequentemente se refere ao Pai?

Será que tudo isso indica que o Pai é o Deus dos cristãos? Sim! É exatamente isso que a Bíblia ensina.

Note o que o inspirado apóstolo Paulo escreveu:

“Pois, embora haja os que se chamem ‘deuses’, quer no céu, quer na terra, assim como há muitos ‘deuses’ e muitos ‘senhores’, para nós há realmente um só Deus, o Pai, de quem procedem todas as coisas, e nós para ele; e há um só Senhor, Jesus Cristo, por intermédio de quem são todas as coisas, e nós por intermédio dele.”

Portanto, somente o Pai é o Deus dos cristãos.

Apocalipse 7:10 descreve uma grande multidão de pessoas salvas que “gritavam com voz alta, dizendo: ‘Devemos a salvação ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro.’”

O cordeiro é Jesus Cristo. Assim, ele não é Aquele que é referido como “nosso Deus”, que está sentado no trono.

E quem é o Pai? Jesus o identificou, dizendo aos judeus:

É o meu Pai quem me glorifica, aquele que vocês dizem ser o seu Deus.”  João 8:54.

Quem é que os judeus diziam ser o Deus deles? Que nome singular aparece no “Velho Testamento” cerca de 7 mil vezes?

O próprio Deus se identifica para nós, dizendo: “Eu sou Jeová. Esse é o meu nome.” – Isaías 42:8a.

Diante do acima, fica a pergunta: Será que estamos reconhecendo e adorando Aquele que a Bíblia mostra que é o Deus Todo-Poderoso, o Soberano do Universo, o Senhor Jeová?


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site oapologistadaverdade.org



5 comentários:

  1. Este, o Pai, além de ser o Deus dos cristãos, é o Deus do próprio Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente é assim mesmo. Pergunte pra qualquer um que se diz cristão qual é o Deus dele e veja a resposta. A maioria vai dizer "Jesus Cristo", como mencionou o artigo. Ora, onde entra O Pai e o "E.S" nessa resposta?

    A não ser que que estas duas pessoas estejam incluídas dentro da resposta "Jesus Cristo". Mas isso não seria trindade, seria unicismo. Talvez algum padre ou pastor responda que seja seu Deus a trindade. Mas a grande massa não tem união doutrinal. Devemos ter dó dessas pessoas e aumentar nossa pregação pra ver se algumas delas ainda possa conhecer o único Deus verdadeiro, Jeová.

    ResponderExcluir
  3. Apologista da Verdade,
    http://www.ediouro.com.br/novo/livro/grandes-questoes-sobre-fe
    De Johnathan Hill, mestre em teologia pela Universidade de Oxford, e autor dos livros: A História do Pensamento Cristão e O Que O Cristianismo Fez Por Nós?

    Conteúdo do livro: "Quem é Deus? Por que acreditar em Deus? Como conciliar a crença em Deus com a existência do sofrimento no mundo?"

    E realmente no capitulo inicial de titulo quem é Deus, a resposta não consegue ser fácil, e ele viaja pelas contradições dos filósofos cristãos pela história da Cristandade.

    Ou seja a Cristandade tem dificuldade em explicar quem é Deus, ou desconhece quem ele é, isto ainda é um ponto polêmico e algo não resolvido em suas fileiras.

    Sobre as pessoas em geral, elas dirão algo tautológico tal como "Ora, Deus é Deus" ou uma resposta abstrata e vaga (Deus é tudo....Deus é isso e aquilo....Deus é o amor...Deus é força...Deus é a vida...Deus é a luz maior que...), se forem de índole mais cristã responderão prontamente que "É Jesus Cristo!" . Lideres religiosos eclesiásticos, o clero e seus pastores, além de apologetas tendem a dar uma resposta mais floreada, sempre com uma descrição teológica da Santíssima Trindade.

    Em tudo isso a figura de Jeová fica obscurecida ou até mesmo oculta, pois ou escondem sua identidade dentro de uma abstração confusa, ou então simplesmente induzem as pessoas a adorarem a Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Como eu gosto de ler suas matérias... embora seja matéria conhecida por mim, porque temos a mesma crença... eu me deleito na leitura... e tenho plena convicção que suas materias fazem raciocinar os que sao sinceros. Parabéns! que Jeová continua lhe usando em sua obra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo carinho, querido irmão Cléber! Que Jeová também o abençoe ricamente! - Prov. 10:22.

      Excluir


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *