Pular para o conteúdo principal

Destaques da Leitura da Bíblia: 1 Reis 18-20


Elias: exemplo de obediência e coragem motivadas pela fé em Jeová

1 Reis 18:1, 2a: “Depois de algum tempo, no terceiro ano, Elias recebeu a seguinte palavra de Jeová: ‘Vá, apresente-se a Acabe, e eu farei chover sobre o solo.’ Assim, Elias foi apresentar-se a Acabe.”

1 Reis 18:15: “Elias disse: ‘Tão certo como vive Jeová dos exércitos, a quem sirvo, hoje eu me apresentarei a Acabe.’”

Jeová não divide sua adoração com qualquer outra coisa

1 Reis 18:21: “Então Elias se aproximou de todo o povo e disse: ‘Até quando vocês ficarão indecisos entre duas opiniões? Se Jeová é o verdadeiro Deus, sigam a ele! Mas se é Baal, sigam a ele!’ Mas o povo não lhe disse nenhuma palavra em resposta.”

Colossenses 3:5: “Façam morrer, portanto, os membros do seu corpo com respeito a imoralidade sexual, impureza, paixão desenfreada, desejos prejudiciais e ganância, que é idolatria.

Filipenses 3:19: “O fim deles é a destruição, o seu deus é o ventre.”

Sobre esse último texto, temos o comentário da revista A Sentinela de 15 de abril de 2008, p. 5, §§ 11-12:

“De que modo o estômago, ou ventre, da pessoa pode ser um deus? Parece que para aqueles conhecidos de Paulo, a vontade de entregar-se a desejos carnais havia se tornado mais importante do que servir a Jeová junto com Paulo. Alguns talvez tenham literalmente se excedido na comida ou na bebida a ponto de se tornarem glutões ou beberrões. (Pro. 23:20, 21; note Deuteronômio 21:18-21.) Outros talvez tenham preferido aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelo mundo do primeiro século e, por isso, deixaram de servir a Jeová. Jamais permitamos que o desejo pela chamada boa vida nos faça retroceder no nosso serviço de toda a alma a Jeová. — Col. 3:23, 24.”

O nome do Deus verdadeiro, Jeová, é importante

1 Reis 18:24: “Então invoquem o nome do seu deus, e eu invocarei o nome de Jeová. O Deus que responder enviando fogo mostrará que é o verdadeiro Deus.”

1 Reis 18:26: “Assim, pegaram o novilho que tinha sido trazido, prepararam-no e invocaram o nome de Baal desde a manhã até o meio-dia, dizendo: “Ó Baal, responde-nos!” Mas não se ouvia nenhuma voz; ninguém respondia.”

1 Reis 18:32: Elias construiu um altar em nome de Jeová.”

1 Reis 18:36-39: “Por volta da hora de se apresentar a oferta de cereais do anoitecer, Elias, o profeta, aproximou-se do altar e disse: ‘Ó Jeová, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, saiba-se hoje que tu és Deus em Israel, que eu sou o teu servo e que foi segundo a tua ordem que fiz todas essas coisas. Responde-me, ó Jeová! Responde-me, para que este povo saiba que tu, Jeová, és o verdadeiro Deus e que tu estás fazendo o coração deles voltar para ti.’ Então desceu fogo da parte de Jeová e consumiu a oferta queimada, a lenha, as pedras e o pó, e secou a água que havia na vala. Quando o povo viu isso, todos se prostraram imediatamente com o rosto por terra e disseram: ‘Jeová é o verdadeiro Deus! Jeová é o verdadeiro Deus!’ 

Imagine como ficaria a leitura da passagem acima se uma tradução preservasse o nome do deus falso, Baal, mas ocultasse o nome do Deus verdadeiro, Jeová, por usar o título “Senhor”. O deus falso teria nome ao passo que o Deus verdadeiro seria anônimo! É isso que as traduções da cristandade fazem com o Deus verdadeiro. Desonram a Pessoa dele por ocultar Seu nome.

Jeová trata seus servos fiéis com muito amor e misericórdia

1 Reis 19:5-7: “Então ele se deitou e adormeceu debaixo da giesta-das-vassouras. De repente um anjo tocou nele e disse: ‘Levante-se e coma.’ Quando ele olhou, havia junto à sua cabeça um pão redondo sobre pedras aquecidas e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e se deitou novamente.  Mais tarde o anjo de Jeová veio pela segunda vez, tocou nele e disse: ‘Levante-se e coma, senão você não aguentará a viagem.’”

O Deus Todo-poderoso não é onipresente

1 Reis 19: 11, 12: “E Jeová estava passando, e um vento muito forte partia montes e despedaçava rochedos diante de Jeová, mas Jeová não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas Jeová não estava no terremoto. Depois do terremoto houve um fogo, mas Jeová não estava no fogo.

Para mais informações, veja o artigo “Deus é onipresente?” neste site.

Prontidão e determinação de Eliseu em aceitar a designação da parte de Jeová

1 Reis 19:21: “Portanto, ele voltou, pegou dois touros e os ofereceu em sacrifício. Com a madeira do arado e do jugo cozinhou a carne e deu-a ao povo, e eles comeram. Depois ele seguiu Elias e começou a servi-lo.

“Ter ele sacrificado uma junta de touros e usado a apeiragem como lenha revela a prontidão, a determinação e o apreço de Eliseu pela convocação por parte de Jeová. Depois de preparar uma refeição, Eliseu partiu imediatamente para seguir Elias.” (it-1, p. 796, verbete “Eliseu”.)

Eliseu mostrou assim que estava se despedindo de forma definitiva de sua atuação secular para se empenhar pelo ministério que Jeová lhe havia designado.

Importante ser cauteloso e modesto

1 Reis 20:11: “O rei de Israel respondeu: “Digam a ele: ‘Que aquele que veste a armadura não se gabe como se já a estivesse tirando.’”

BLH traduz assim: “Um verdadeiro soldado se gaba depois da batalha, e não antes.”

Os cristãos estão numa batalha espiritual contra Satanás e seus demônios. (Efésios 6:11, 12; 2 Coríntios 10:3, 4) O princípio contido em 1 Reis 20:11 nos ensina a termos modéstia, reconhecendo nossas limitações e nossa total dependência de Deus, obedecendo às seguintes ordens bíblicas:

“Não deem chance ao Diabo.” – Efésios 4:27.

“Portanto, quem pensa estar de pé, tome cuidado para não cair.” – 1 Coríntios 10:12.

Jeová não é um Deus tribal, nem seu poder é controlado pela topografia

1 Reis 20:28: “Então o homem do verdadeiro Deus se aproximou do rei de Israel e disse: ‘Assim diz Jeová: “Visto que os sírios disseram: ‘Jeová é um Deus de montanhas, não um Deus de baixadas’, entregarei nas suas mãos toda esta multidão, e vocês certamente saberão que eu sou Jeová.’ ” ’ ”

Isaías 54:5b: “Jeová dos exércitos é o seu nome. O Santo de Israel é o seu Resgatador. Ele será chamado de Deus de toda a terra.”

Isaías 42:5: “Assim diz o verdadeiro Deus, Jeová, o Criador dos céus e o Grandioso que os estendeu, Aquele que estirou a terra e o que ela produz, Aquele que dá fôlego aos seus habitantes e espírito aos que andam nela.”

Romanos 3:29: “Ou será que Deus é somente Deus dos judeus? Não é também Deus de pessoas das nações? Sim, também de pessoas das nações.

Uso hábil de ilustrações atinge o objetivo

1 Reis 20:34: “Ben-Hadade disse-lhe [ao Rei Acabe, de Israel] então: ‘As cidades que o meu pai tomou do seu pai, eu devolverei; e você poderá estabelecer mercados em Damasco, assim como o meu pai fez em Samaria.’ Acabe disse: ‘Se fizermos esse acordo, eu o deixarei ir embora.’ Portanto, fez um acordo com ele e o deixou ir embora.

1 Reis 20:38, 43: “Depois o profeta foi até a estrada e ficou esperando o rei. Ele se disfarçou, cobrindo os olhos com uma atadura. Quando o rei ia passando, ele gritou ao rei e disse: ‘Seu servo estava no meio da batalha quando um homem veio trazendo um prisioneiro e disse: “Vigie este homem. Se ele escapar, será a sua vida pela vida dele, ou então você terá de pagar um talento de prata.” E, enquanto o seu servo estava ocupado com outras coisas, o prisioneiro desapareceu.’ O rei de Israel lhe disse: ‘Essa é a sua sentença; você mesmo a pronunciou.’ Então ele removeu depressa a atadura dos olhos, e o rei de Israel o reconheceu como um dos profetas. Ele disse ao rei: ‘Assim diz Jeová: “Visto que você deixou escapar das suas mãos o homem que eu disse que devia ser morto, será a sua vida pela vida dele, e o seu povo pelo povo dele.”’ Em vista disso, o rei de Israel foi embora para a sua casa em Samaria, contrariado e abatido.

“As ilustrações podem ser usadas para contornar preconceitos por parte do ouvinte, impedindo que sua mente fique ofuscada por tal preconceito, e, assim, conseguindo mais do que se conseguiria com uma simples declaração de fatos. Isto se deu quando Natã foi ouvido ao reprovar o Rei Davi pelo pecado deste, relacionado com Bate-Seba e Urias. (2Sa 12:1-14) Foi assim também quando se usou uma ilustração para fazer com que o iníquo Rei Acabe, sem se aperceber, pesasse os princípios envolvidos em sua própria ação desobediente de poupar a vida do Rei Ben-Hadade, da Síria, um inimigo de Deus, e proferisse um julgamento que condenava a ele próprio. — 1Rs 20:34, 38-43.” – it-2, p. 373.

Explicação das siglas usadas:

BLH: Bíblia na Linguagem de Hoje.

It-1Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 1, publicado pelas Testemunhas de Jeová.

It-2Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 2, publicado pelas Testemunhas de Jeová.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site oapologistadaverdade.org





Comentários

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)