Image Map











quinta-feira, 24 de novembro de 2016

As contradições da doutrina trinitarista



O Senhor Jesus Cristo afirmou: “Todo reino dividido contra si mesmo cai em ruína, e uma casa dividida contra si mesma cai. Da mesma forma, se Satanás também está dividido contra si mesmo, como o seu reino ficará de pé?” (Lucas 11:17) O princípio por trás desse texto pode muito bem ser aplicado à doutrina da Trindade e aos que a defendem, pois as contradições entre os conceitos trinitários mostra que tal doutrina não tem sustentação.

Este artigo, feito com a colaboração do apologista Saga, revela algumas das muitas contradições do ensino trinitarista. Alistam-se abaixo algumas de tais contradições:

AFIRMAÇÃO: ‘A Regra de Sharp torna claro que, quando temos dois substantivos ligados por “kai” (“e”) e o primeiro vem com o artigo definido, isso significa que o segundo é o mesmo ser. Assim, em Tito 2:13, a construção “O Deus e Salvador” mostra que os dois substantivos – Deus e Salvador – se referem a Jesus Cristo.’
CONTRA-AFIRMAÇÃO: Em João 20:28 (‘O Senhor e O Deus’) apresenta uma construção diferente (dois substantivos ligados por “kai” (“e”) e os dois vêm com o artigo definido), o que faria, segundo a tal “Regra de Sharp”, que “o Senhor” é um ser e “o Deus” é outro ser. No entanto, isso é algo que os trinitarista terminantemente não aceitam, negando a própria “regra” que eles mesmos criaram!

AFIRMAÇÃO: ‘Deus não morre.’
CONTRA-AFIRMAÇÃO: ‘Meu Deus morreu por mim na cruz.’

AFIRMAÇÃO: ‘O Filho nasceu, foi gerado por Deus.’
CONTRA-AFIRMAÇÃO: ‘O Filho sempre existiu.’ 

AFIRMAÇÃO: ‘O Filho não sabia o dia e a hora do fim, pois era homem.’
CONTRA-AFIRMAÇÃO: ‘O Filho era Deus na Terra e, sendo assim, era onisciente.’

AFIRMAÇÃO: ‘A Regra de Cowell mostra que um nominativo predicativo anartro é definido quando precede o verbo. Assim, em João 1:1, na construção ‘a Palavra era Deus’, esse termo “Deus” é definido, significando que a Palavra era O Deus.’
CONTRA-AFIRMAÇÃO: Encontramos a mesma situação gramatical em João 6:70 na construção “um de vós é diabo” (IBB), mas nenhum trinitarista afirmaria que esse “um” (Judas Iscariotes) era O Diabo (o anjo que se desviou).[1]

AFIRMAÇÃO: ‘O Filho, que era Deus, se esvaziou de sua forma de Deus e veio a existir em forma de homem.’
CONTRA-AFIRMAÇÃO: ‘O Filho nunca deixou de ser Deus na Terra.’

AFIRMAÇÃO: ‘O Pai ressuscitou o Filho.’
CONTRA-AFIRMAÇÃO: ‘O Filho ressuscitou a si mesmo.’

AFIRMAÇÃO: ‘Não cremos em três Deuses, isso seria triteísmo, e não trindade.’
CONTRA-AFIRMAÇÃO: ‘A Trindade é provada no Antigo Testamento pela palavra Elohim, que significa “Deuses”.’

AFIRMAÇÃO: ‘O Filho, ao reviver, subiu ao céu e foi exaltado para o lado direito do Pai.’
CONTRA-AFIRMAÇÃO: ‘Jesus nunca saiu do céu, pois é onipresente.’

 AFIRMAÇÃO: ‘O Filho sempre foi Todo-Poderoso.’
CONTRA-AFIRMAÇÃO: ‘Quando o Filho voltou aos céus, Deus o exaltou a uma posição superior.’

AFIRMAÇÃO: ‘Jesus nunca poderia ser o Arcanjo, pois ele é Deus, não é anjo; ele é o Criador, e anjos são criaturas.’
CONTRA-AFIRMAÇÃO: ‘Jesus é o ANJO DO SENHOR que aparecia no Antigo Testamento.’

Como visto acima, a Trindade é uma doutrina dividida contra si mesma e, por causa disso, não subsistirá. Chegará o tempo em que todas as criaturas que então viverem “adorarão o Pai com espírito e verdade”. – João 4:23.


Nota:
[1] Para uma explicação sobre a regra de Cowell, veja o vídeo Uma consideração sobre João 1:1: Quem é o Verbo realmente?”


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org









4 comentários:

  1. FINALMENTE O SITE VOLTOU!!!!!!! QUE SUSTOOOO!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse ensino parabéns eu sou Adventista e pretendo abandonar essa religião. Graças às Testemunhas de Jeová estou conhecendo a verdade. Obrigado irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Lailton:
      Fico muito contente de que esteja tomando posição ao lado dos que adoram o Pai com espírito e verdade, pois esses são os que o Pai Jeová está procurando para o adorarem. (João 4:23, 24) Que as bênçãos de Jeová continuem sobre seus esforços de servir a Ele. - Provérbios 10:22.

      Excluir


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *