Pular para o conteúdo principal

Provérbios 15:24 ensina o inferno de fogo?

Fonte da ilustração: jw.org

Lemos em Provérbios 15:24, na versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel (ACF): “Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo.”

Com base numa interpretação superficial desse versículo, alguns religiosos da cristandade entendem que a passagem faz menção de ir para o céu ou para o inferno de tormento. Porém, um estudo mais aprofundado mostra que não se trata disso.

Primeiro, a palavra para “inferno” nessa passagem em hebraico é Seol. Assim, a versão Almeida Revisada Imprensa Bíblica (ARIB) traduz: “Para o sábio o caminho da vida é para cima, a fim de que ele se desvie do Seol que é em baixo.”

E o sentido de Seol na Bíblia é o de sepultura comum da humanidade. Em razão disso, a versão Nova Versão Internacional verte assim: “O caminho da vida conduz para cima quem é sensato, para que ele não desça à sepultura.”

Qual é o sentido da expressão “o caminho da vida é para cima”?

A ideia de ser conduzido “para cima” é sinônimo de condição favorável e de segurança.

Lemos no Salmo 30:1, 3, 11 (Almeida Revista e Atualizada [ARA]): “Eu te exaltarei, ó SENHOR, porque tu me livraste e não permitiste que os meus inimigos se regozijassem contra mim.  SENHOR, da cova fizeste subir a minha alma; preservaste-me a vida para que não descesse à sepultura.  Converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria.”

Claramente, a ideia não é a de subir para o céu, e sim ser livrado da sepultura, e receber bênçãos da parte de Deus.

Jó 5:10, 11 (ACF): “Ele [Deus] derrama a chuva sobre a terra, e envia águas sobre os campos. Ele põe num lugar alto os abatidos; e os que choram são exaltados à segurança.”

O “lugar alto” não é o céu, e sim uma condição de “segurança”.

Salmo 20:1 (ARA): “O SENHOR te responda no dia da tribulação; o nome do Deus de Jacó te eleve em segurança.”

Salmo 91:14 (ARC): “Pois que tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque conheceu o meu nome.”

Salmo 107:41 (Almeida Revista e Corrigida [ARC]): “Mas ele levanta da opressão o necessitado, para um alto retiro, e multiplica as famílias como rebanhos.”

Provérbios 18:10 (ARC): “Torre forte é o nome do SENHOR [Jeová]; para ela correrá o justo e estará em alto retiro.”

Lucas 14:10 (ARIB): “Mas, quando fores convidado, vai e reclina-te no último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante de todos os que estiverem contigo à mesa.”

Todos os exemplos bíblicos acima tornam claro o sentido de “para cima” como uma situação de segurança e de honra.

Portanto, nem Provérbios 15:24 nem qualquer outro texto bíblico apoia a ideia de um lugar de tormento eterno, algo que contraria flagrantemente o amor e a justiça de Deus.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)