Pular para o conteúdo principal

Mateus 10:28 afirma que a alma não morre?





Fonte da ilustração: jw.org

O texto de  Mateus 10:28 declara: “E não fiquem com medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma; em vez disso, temam aquele que pode destruir na Geena tanto a alma como o corpo.”

Que a alma pode ser morta torna-se claro por muitas passagens bíblicas, a exemplo de Ezequiel 13:19:

“Vós me profanastes entre o meu povo, por punhados de cevada e por pedaços de pão, para matardes as almas que não haviam de morrer e para preservardes com vida as almas que não haviam de viver, mentindo, assim, ao meu povo, que escuta mentiras.” – Almeida Revista e Atualizada; veja também Almeida Revista e Corrigida e Tradução Brasileira.

Como a Bíblia não se contradiz, isso exige que Mateus 10:28 não deva ser entendido como afirmando que um homem não possa matar a alma como ser vivo. Então, qual é o significado da frase “não podem matar a alma”?

O texto paralelo de Lucas 12:4, 5 é esclarecedor: “Além disso, eu lhes digo, meus amigos: Não temam os que matam o corpo e depois disso não podem fazer mais nada. Mas eu lhes mostrarei a quem vocês devem temer: temam Aquele que, depois de matar, tem autoridade para lançar na Geena. Sim, eu lhes digo, temam a esse.”

Apesar de os opositores dos cristãos poderem tirar-lhes a vida (alma como criatura viva), eles não podem impedir a ressurreição de tais cristãos. Neste sentido, não podem matar a alma como ser vivo futuro. Esse sentido de alma é apontado por Jesus em Lucas 21:19: “É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma.” (Almeida Revista e Atualizada) Visto que tal pessoa já existe como alma (criatura viva), a única alma que tal pessoa pode ‘ganhar’ é sua existência futura como criatura viva.

Logo, em Mateus 10:28, Jesus está afirmando que se pode matar a vida presente da pessoa, mas não se pode matar a vida futura dela – sua perspectiva de voltar a viver no futuro como alma (ser vivo) pela ressurreição.

A condição dos mortos é comparada na Bíblia a um sono:

“Olha para mim e responde-me, ó Jeová, meu Deus. Ilumina os meus olhos, para que eu não adormeça na morte.” – Salmo 13:3; veja também João 11:11-14; Atos 7:60; 1 Coríntios 7:39; 15:51; 1 Tessalonicenses 4:13.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)