Image Map











domingo, 13 de maio de 2018

TRADUÇÃO NO NOVO MUNDO DA BÍBLIA SAGRADA – ERUDITA E CONFIÁVEL (Parte 4)


Fonte da ilustração: jw.org

Contribuído.

O artigo anterior desta série fez uma comparação entre a versão Almeida Revista e Corrigida e a Tradução do Novo Mundo no que tange a erros de tradução e de coesão. Este artigo focalizará qual tradução é fiel aos manuscritos mais antigos e mais respeitáveis no quesito envolvendo o acréscimo de textos que não se encontram em tais manuscritos.

4.3 TEXTOS ACRESCENTADOS

Todas as citações bíblicas que serão apresentados neste critério são de grande importância para todos nós, por serem os mesmos textos que muitos acusadores fazem uso para, caluniosamente, dizerem que a TNM tirou e adulterou textos para se ajustar aos seus ensinos. Mas, será que isso é verdade? Como eu disse no primeiro artigo desta série, você irá se surpreender!

Sugiro a você que tenha em mãos as duas edições bíblicas que serão comparadas, a ARC (Almeida Revista e Corrigida) e a TNM (Tradução do Novo Mundo); bem como as seguintes versões de Almeida: a ARA (Almeida Revista e Atualizada) e a Almeida Baseada nos Melhores Textos hebraico e grego (IBB). Também serão uteis a BJ (Bíblia de Jerusalém) ou o Novo Testamento interlinear (do pastor presbiteriano, Dr. Waldir Carvalho Luz).

4.3.1 ACRÉSCIMOS NO TEXTO

Eu usei a Bíblia de Estudos Palavras-Chave, por conter a ARC e o dicionário de Strong. Fiz uso também da ARC On-line. Você poderá verificar esses acréscimos observando as seguintes edições: ARA, BJ, Almeida de acordo com os melhores textos (IBB) e o Novo Testamento Interlinear (de Waldir Carvalho Luz). Segue abaixo uma lista de versículos com palavras destacadas em negrito. Estas palavras não constam nos manuscritos mais antigos.

Mateus 5:22: Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno.

Mateus 6:13: “E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém!

Mateus 9:14: “Então, chegaram ao pé dele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós, e os fariseus, muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam?

Marcos 14:68: Mas ele negou-o, dizendo: Não o conheço, nem sei o que dizes. E saiu fora ao alpendre, e o galo cantou.

Lucas 11:11: “E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?”

João 3:13: “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu.

Atos 3:13: “O Deus de Abraão, e de Isaque, e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.” (O correto é: “a seu Servo Jesus”; veja a versão Almeida de acordo com os melhores textos em hebraico e grego [IBB].)

Atos 9:5-6: E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. 6. E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.

Atos 20:15: E, navegando dali, chegamos no dia seguinte defronte de Quios, no outro, aportamos a Samos e, ficando em Trogílio, chegamos no dia seguinte a Mileto.

Atos 24:7: (Versículo totalmente acrescentado.)

Atos 24:8: Mandando aos seus acusadores que viessem a ti; e dele tu mesmo, examinando-o, poderás entender tudo o de que o acusamos.

Romanos 1:31: néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia.

Romanos 3:22: isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença.”

Romanos 8:1: Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.

Romanos 14:10: Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.” (O correto é: “tribunal de Deus.” Veja Almeida Revisada Imprensa Bíblica.)

1 Coríntios 6:20: Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

1 João 5:7-8: Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. 8. E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água, e o sangue; e estes três concordam num.” (Inserção conhecida como “comma joanina.”)

1 João 5:20: “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

O artigo seguinte desta série irá apresentar relatos inteiros que foram acrescentados ao texto bíblico pela versão Almeida Revista e Corrigida.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagradapublicada pelas Testemunhas de Jeová.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org





Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *