Pular para o conteúdo principal

Um leitor mostra as incoerências da doutrina da Trindade (Parte 1)


Recebi de um leitor os comentários colocados abaixo:
Lucas 1:35

Olá, sr. apologista!
Uma vez vi certa pessoa defensora da Trindade usar o texto de Lucas 1:35 como argumento de que Jesus só se tornou Filho de Deus enquanto esteve na Terra, visto que o texto diz: “Ele SERÁ chamado santo, Filho de Deus” – portanto, no futuro – e que, sendo assim, no céu ele era  Deus. 
Se usássemos esse raciocínio dele, e é claro, desconsiderássemos os outros muitos textos que tornam claro que Jesus SEMPRE é Filho de Deus, mesmo assim se tornaria algo confuso se compararmos o versículo 35 com o versículo 32, onde diz: “Ele SERÁ grande.” Se fôssemos seguir o raciocínio desse defensor da Trindade, entenderíamos que Jesus também só se tornou grande depois de ter vindo à Terra, e que, portanto, no céu ele não era grande. Assim, lá no céu ele não seria Deus. Se fôssemos seguir o raciocínio dessa pessoa, daria a impressão de que esses dois versículos estariam se contradizendo. Do ponto de vista trinitário, no versículo 35 estaria falando que no céu Jesus era Deus; mas, no versículo 32, que lá ele não era Deus!


Fonte: jw.org

1 Crônicas 17:13 
Além de Lucas 1:35, ele usou também 1 Crônicas 17:13, cujo texto declara: “Eu me TORNAREI seu pai e ele se TORNARÁ meu filho.” 
Mas, se seguíssemos esse raciocínio, poderíamos concluir, com base em Apocalipse 21:7, que Deus só se tornará nosso Deus no futuro, depois que herdássemos a recompensa que ele nos oferece. Pois o texto diz: “Todo aquele QUE VENCER, herdará estas coisas, e eu SEREI o seu Deus.”
Provérbios 8:22-24

 Eu percebi que várias traduções da Bíblia se contradizem nelas mesmas no capítulo 8 de Provérbios. Por exemplo, lemos na Bíblia Pastoral:
 “Foi Javé quem me CRIOU.” – Versículo 22.
 “Desde a ETERNIDADE eu fui FORMADA.” – Versículo 23.
 Ora, como é possível uma pessoa ser criada (ou formada) desde a eternidade?
 Se ela foi criada, ela não existe desde a eternidade; e se ela existe desde a eternidade, ela nunca foi criada! Ou é uma coisa ou outra. É impossível Jesus ter sido criado e ao mesmo tempo ter sempre existido.



Nós sabemos que a tradução correta em Provérbios 8:22 é “me produziu” e não “me possuiu”, visto que “me produziu” está em harmonia com textos tais como João 5:26, Apocalipse 3:14 e Colossenses 1:15. 
“Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim concedeu também ao Filho ter vida em si mesmo.” – João 5:26.
“Ao anjo da congregação em Laodiceia escreva: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus.” – Apocalipse 3:14. 
“Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.” – Colossenses 1:15.
Se usarmos “me possuiu”, esse texto de Provérbios 8:22 vai ficar estranhíssimo: “O senhor me possuiu no princípio de seus caminhos, e antes de suas obras mais antigas.” 
Significado de “possuiu”: ter poder sobre algo, ter como propriedade. 
O texto daria a impressão de que Jeová passou a ter poder sobre Jesus a partir de quando Ele começou a criar as coisas (no princípio de seus caminhos); ou seja, iria de encontro com a própria crença dos trinitários, pois eles dizem que,  enquanto Jesus estava no céu, ele era igual ao Pai; e apenas quando Jesus veio para a Terra que ele passou a estar sujeito, ou menor, que o Pai.  
Provérbios 8:24

A mesma pessoa defensora da Trindade, que usou o texto de Lucas 1:35 para tentar provar que Jesus só se se tornou Filho de Deus quando esteve na terra, também disse que Jesus foi GERADO apenas quando nasceu como humano.  
Mas essa pessoa não mencionou que Provérbios 8:24 diz que Jesus já havia sido GERADO muito tempo antes (“NO COMEÇO DE SEUS FEITOS MAIS ANTIGOS”, versículo 22, Bíblia Pastoral).
É uma pena que a maioria das Bíblias traduzam de modo incoerente esses versículos, usando expressões contraditórias, como “GERADO desde a ETERNIDADE”.

Jesus é servo de Deus 
Um outro ponto que eu também achei interessante contra a Trindade é que a Bíblia fala de Jesus como sendo ‘servo’ de Deus quando estava no céu, quando esteve na Terra, e depois, quando retornou ao céu. 
“Vejam, meu servo agirá com perspicácia. Ele será enaltecido, será elevado e grandemente exaltado.” – Isaías 52:13. 
“O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos antepassados, glorificou o seu Servo, Jesus, aquele que vocês entregaram e negaram diante de Pilatos, embora ele tivesse decidido soltá-lo.” – Atos 3:13.
“Ele é servo no lugar santo e na verdadeira tenda, que Jeová erigiu, e não o homem.” – Hebreus 8:2. 


Fonte: jw.org

Deus é espírito, mas Jesus era humano 
Jesus disse: “Deus é ESPÍRITO.” – João 4:24. 
Nessa época Jesus estava vivendo como humano aqui na Terra. Se ele fosse, de acordo com a doutrina da Trindade, uma das supostas “três Pessoas” que compõem o um só Deus, não seria razoável concluir que ele teria dito apenas “Deus é ESPÍRITO”, mas sim “Deus é ESPÍRITO e Deus É CARNE”. Afinal, ele não disse O PAI é ESPÍRITO, e sim DEUS é espírito. 
Assim, Jesus excluiu a si mesmo de ser Deus enquanto estava na Terra.
Deus tem irmãos?

Um outro detalhe que achei interessante é o texto de Hebreus 2:17: “Por isso ele teve de se tornar igual aos SEUS IRMÃOS em todos os sentidos.” O texto deixa claro que no céu Jesus já era considerado como irmão daqueles que irão viver com ele. Agora, pode o Deus Todo-Poderoso ter irmãos?

[Fim dos comentários do leitor.] 
Os comentários acima mostram que a doutrina da Trindade é facilmente vista como não tendo lógica nem base bíblica.

A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagradapublicada pelas Testemunhas de Jeová.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com


Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org






Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)