Image Map











domingo, 19 de agosto de 2018

Como restaurar a relação com Deus após cometer um pecado grave?


Fonte: jw.org

Um leitor escreveu:

Preciso de uma orientação! Eu conheço um irmão que está passando por um problema muito sério, que é recaída em cometer imoralidade. Como posso ajudá-lo? Eu vejo que ele fica muito arrasado com isso; ele fica muito mal muito mesmo!

Resposta:

O fato de um servo de Deus ficar com sentimentos de culpa quando desobedece normas bíblicas mostra que ele se opõe aos atos que ele pratica. Isso é algo positivo. Indica que ele possui ainda uma consciência sensível ao pecado, conforme lemos em Romanos 2:15: “Elas mesmas demonstram que têm a essência da lei escrita no coração, ao passo que a consciência delas também dá testemunho, e, pelos seus pensamentos, elas são acusadas ou até mesmo desculpadas.” Por outro lado, a Bíblia mostra que “os tolos riem da culpa [ou: “da ideia de fazer reparação”, nota].”

A consciência é como uma bússola
Fonte: jw.org

Porém, no caso referido, tal tristeza não tem sido forte o suficiente para motivá-lo à mudança. O apóstolo Paulo disse: “Porque a tristeza segundo a vontade de Deus [“tristeza piedosa”, nota] produz o arrependimento que leva à salvação, e disso ninguém se lamentará; mas a tristeza do mundo produz a morte.” – 2 Coríntios 7:10.

Fonte: jw.org

É importante que ele desenvolva essa tristeza piedosa por buscar a Jeová em oração, pedir sinceramente a ajuda dele, abrindo o coração a ele sobre a dificuldade que está atravessando, falando com Jeová como um filho fala de modo transparente a um pai amoroso. Dessa forma ele receberá a ajuda divina necessária. Pois Jeová ouve a oração dos que sinceramente querem se amoldar aos modos dele.

Davi relatou candidamente sua própria situação e o que fez para restabelecer sua relação com Deus: “Enquanto fiquei calado, meus ossos se definharam por eu gemer o dia inteiro. Finalmente te confessei o meu pecado; não encobri o meu erro. Eu disse: ‘Confessarei minhas transgressões a Jeová.’ E tu perdoaste meu erro e meus pecados. É por isso que todo aquele que é leal orará a ti.” – Salmo 32:3, 5, 6.

A Bíblia recomenda também buscar a ajuda de cristãos qualificados:

“Irmãos, mesmo que um homem, sem perceber, dê um passo em falso, vocês que têm qualificações espirituais tentem reajustar esse homem num espírito de brandura. Mas olhe cada um para si mesmo, para que não seja tentado também.” – Gálatas 6:1.

“Há alguém doente entre vocês? Que ele chame os anciãos da congregação, e que eles orem por ele, colocando óleo nele em nome de Jeová. E a oração de fé fará que o doente fique bom, e Jeová o levantará. Também, se ele tiver cometido pecados, será perdoado.” – Tiago 5:14, 15.

Fonte: jw.org

Dessa forma, é possível restabelecer a condição de consciência limpa e de paz mental na relação com Deus.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org





Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *