Pular para o conteúdo principal

O que significa a expressão “ainda não foi revelado o que seremos” (1 João 3:2)?


Fonte: jw.org


Um leitor trouxe a este site a seguinte questão:

Boa tarde, amigo. Gostaria de fazer uma pergunta, considerando seu grande conhecimento das Escrituras, pois se nota isso nos seus artigos, que por sinal já me ajudaram muito. A minha dúvida se dá em uma leitura que fiz do livro de 1 João 3:2, onde o apostolo diz: “Amados, agora somos filhos de Deus, mas ainda não foi revelado o que seremos. Sabemos que, quando ele for manifestado, seremos semelhantes a ele, porque o veremos assim como ele é.”

Considerando que em Apocalipse vemos várias citações que mostram o que os ungidos seriam e fariam após a manifestação de Jesus e, pelo que pesquisei, provavelmente o apóstolo João tenha recebido essa revelação por volta de 96 EC, antes de escrever  as cartas, por que ele diz nesse texto citado que ‘ainda não foi revelado o que seremos’? Foi uma dúvida que me veio durante a meditação da leitura e a considero sadia, e gostaria do seu ponto de vista sobre esse assunto. Um grande abraço e que Jeová o abençoe.

Resposta:

Agradeço seu voto de confiança em meus esforços em publicar matéria bíblica. Também fico muito contente de saber que tem se beneficiado dos artigos do meu site.

Com relação à sua pergunta, como o leitor salientou, o livro de Apocalipse parece ter sido escrito pelo apóstolo João antes da escrita de suas cartas. E o livro de Apocalipse delineia as funções que os cristãos irão exercer no céu, conforme os textos abaixo:

 “Àquele que nos ama e nos livrou dos nossos pecados por meio do seu próprio sangue — e fez de nós um reino, sacerdotes para seu Deus e Pai —, sim, a ele seja a glória e o poder para sempre. Amém”. – Apocalipse 1:5b, 6.

“E cantam um novo cântico: ‘O senhor é digno de pegar o rolo e de abrir os seus selos, pois foi morto e com o seu sangue comprou pessoas para Deus, de toda tribo, língua, povo e nação, e fez deles um reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra.’” Apocalipse 5:9, 10.

“Feliz e santo é todo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre eles a segunda morte não tem autoridade, mas serão sacerdotes de Deus e do Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.” – Apocalipse 20:6.


Fonte: jw.org


Diante de tais textos, e olhado do ponto de vista das funções, ou atividades que os cristãos terão no céu, pareceria estranho o apóstolo João ter dito depois: “Ainda não foi revelado o que seremos.” (1 João 3:2) Por isso, as palavras de 1 João 3:2 não parecem dizer respeito às atividades dos cristãos no céu, e sim à sua forma espiritual. A continuação do mesmo texto parece mostrar isso. Lemos: “Sabemos que, quando ele for manifestado, seremos semelhantes a ele, porque o veremos assim como ele é.”

Observe as expressões “semelhantes a ele” e “como ele é”. Elas dizem respeito, não a funções ou atividades, mas sim à aparência, figura ou forma.

A obra Estudo Perspicaz das Escrituras, (volume 3, p. 577, sob o verbete “Serafins”) explica:

Mostrando que nenhum homem sabe qual é a figura de Deus, o apóstolo João diz: “Amados, agora somos filhos de Deus, mas ainda não está manifesto o que havemos de ser. Sabemos que, quando ele for manifestado, seremos semelhantes a ele, porque o veremos assim como ele é.” — 1Jo 3:2.




Ademais, a revista A Sentinela de 15 de dezembro de 2008 (p. 27) comenta:

3:2 — O que “ainda não está manifesto” aos cristãos ungidos, e quem eles verão “assim como ele é”? O que ainda não está manifesto a eles é que aspecto terão quando forem ressuscitados para o céu, com corpos espirituais. (Fil. 3:20, 21) Mas eles sabem que, ‘quando Deus for manifestado, serão semelhantes a ele, pois o verão assim como ele é’, isto é “o Espírito”. — 2 Cor. 3:17, 18.


Assim, não há qualquer discrepância entre as explicações dadas no Apocalipse quanto às funções dos cristãos no céu, e as palavras de 1 João 3:2 quanto a não ter ainda sido revelado o que serão no céu. Apocalipse faz referência às funções que exercerão no céu, ao passo que 1 João 3:2 diz respeito ao aspecto que terão no céu.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.


A menos que seja indicada outra fonte, todas as publicações citadas são produzidas pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org





Comentários

  1. Muito boa explicação!Gostaria que o irmão publicasse um artigo explicando mais detalhadamente a contagem do tempo desde da criação de Adão,pois gostaria de saber mais sobre o assunto.Quando Jeova começou a registrar os anos?Pq da forma decrescente até Cristo e acrescente depiis de Cristo?Ha outras perguntas que gostaria de fazer sobre esse assunto mais ficaria extenso e TB acredito que o irmão abrangerá bem o assunto,um abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço sua demonstração de apreço pelo artigo acima e a excelente sugestão de assunto para ser abordada em artigos futuros.

      Abraços!

      Excluir
  2. Olá! cara amigo Apologista!

    Gostaria, Se me pretermitir< de lhe pedir que fizesse um artigo Falando sobre o Vinho dos dias de Jesus,

    Era alcoólico ou Não? ou era só um suquinho?

    Também que comenta-se João 2:10

    E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.

    João 2:10

    e lhe disse: “Todos servem primeiro o vinho bom e, quando as pessoas ficam embriagadas, o inferior. Você guardou o vinho bom até agora.”

    Porque á essa diferença de tradução das palavras:

    "quando já têm bebido bem"
    "quando as pessoas ficam embriagadas"

    Porque muitas traduções omitem a palavra Embriagadas nesta passagem? Fazem de proposito para não dizer que Jesus não apreciou vinho alcoólico ou que não fez o milagre de fazer um vinho alcoólico?

    Gostaria muito que fizesse um artigo falando sobre isso!
    Pois À muitos adiventista que dizem que jesus não bebia bebida alcoolica e que condenava quem fizesse consumo de vinho!

    Desde já agradeço sua ajuda, e que o Soberano Senhor Jeová,continue lhe abençoado ,para continuar produzindo excelente matérias para nosso crescimento espiritual!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cléber!

      Agradeço sua sugestão para um futuro artigo. Mas, talvez já possa se beneficiar do artigo abaixo:

      João 2:10: “Embriagado” (NM) ou “bebido bem” (Almeida Atualizada)?

      Link: http://www.oapologistadaverdade.org/2018/04/joao-210-embriagado-nm-ou-bebido-bem.html

      Abraços e muito obrigado pela demonstração de apreço.

      Excluir
  3. Obrigado , fiquei feliz ao ver a minha pergunta ser respondida , um abraço e que Jeová continue nos abençoando cada vez mais

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez parabéns irmão Apologista!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)