Image Map











quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Os manuscritos gregos antigos tinham pontuação?




Um leitor escreveu:

Olá, irmão Apologista.

É uma grande satisfação conversar com você!

Peço por favor a sua ajuda referente a um assunto. A respeito do texto de Lucas 23:43, muito se fala que os manuscritos mais antigos não possuíam pontuação. Num post do site Tradução do Novo Mundo Defendida explica que havia sim pontuações no grego antigo. Dessa forma não consegui achar um argumento sólido de refutação. 

Você poderia me fornecer uma fonte de pesquisa para esse assunto? Admiro seu trabalho e agradeço sua atenção. 

Resposta:

Lemos em Lucas 23:43 na Tradução do Novo Mundo: “E ele [Jesus Cristo] lhe disse: ‘Em verdade, eu lhe digo hoje: Você estará comigo no Paraíso.’”

O artigo “‘ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO’ – QUE PARAÍSO?” afirmou: “O grego antigo não tinha pontuação.” Por outro lado, o que o artigo “Lucas 23:43 (‘estarás comigo no paraíso’) – Foi o malfeitor para o céu no mesmo dia?”,  da página Tradução do Novo Mundo Defendida, quis mostrar é que existem manuscritos antigos que colocam um ponto no texto grego. Contudo, tal ponto é um caso atípico. Provavelmente foi inserido devido à dificuldade da interpretação do texto bíblico. E ele pode apontar a tradução correta do texto. Mostra também o conceito dos copistas daqueles manuscritos, ou o conceito prevalecente na época da cópia.

O artigo “‘Deus bendito eternamente’ – Quem? (Romanos 9:5)” mostrou que também “encontramos um ponto após σάρκα [sár·ka; “carne”] em todos os mais antigos manuscritos que atestam neste caso, — a saber, os unciais”.

Porém, a ocorrência de um ponto isolado não significa que os manuscritos antigos possuíam pontuação tal qual passaram a ter os textos compilados a partir desses manuscritos e tal qual as traduções da Bíblia possuem.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Um comentário:


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *