Pular para o conteúdo principal

Comentário sobre Lucas 21:8


A Bíblia alerta sobre o surgimento de falsos profetas
Fonte: jw.org

Um leitor escreveu:

Sou simpatizantes dos TJs [Testemunhas de Jeová] e um amigo de escola que é evangélico me perguntou o que significa essa frase no texto de Lucas 21:8, ‘Aproximou-se o tempo devido’. Eu não entendo esse texto e não sei o significado dessa frase. Se puder me ajudar agradeço. Obrigado! 

Resposta:

Lemos em Lucas 21:8: “Ele disse: ‘Acautelai-vos de que ninguém vos desencaminhe; porque muitos virão à base do meu nome, dizendo: “Sou eu”, e: “Aproximou-se o tempo devido.” Não vades após eles.’”

O contexto fala da destruição de Jerusalém com seu templo. “Mais tarde, visto que havia certos falando sobre o templo, que este estava adornado com pedras excelentes e com coisas dedicadas, ele disse: ‘Quanto a estas coisas que estais observando, VIRÃO OS DIAS em que não ficará aqui pedra sobre pedra sem ser derrubada.’ Interrogaram-no então, dizendo: ‘Instrutor, QUANDO SERÃO REALMENTE ESTAS COISAS e qual será o sinal quando estas coisas estão destinadas a ocorrer?’ Ele disse: ‘Acautelai-vos de que ninguém vos desencaminhe; porque muitos virão à base do meu nome, dizendo: “Sou eu”, e: “Aproximou-se o tempo devido.” Não vades após eles. Além disso, quando ouvirdes falar de guerras e desordens, não fiqueis apavorados. Porque estas coisas têm de ocorrer primeiro, mas O FIM NÃO OCORRE IMEDIATAMENTE.’” – Lucas 21:5-9.

Jesus mostrou que “guerras e desordens” ocorreriam antes disso (“primeiro”), “mas O FIM NÃO OCORRE IMEDIATAMENTE”. Acontece que falsos cristos – líderes religiosos e políticos, se autoproclamando como sendo o “Cristo”, ou os salvadores do mundo – desencaminhariam a muitos, afirmando que o fim já havia chegado, ou que estava às portas. Os discípulos não deveriam deixar-se enganar, visto que Jesus fez uma profecia minuciosa sobre a terminação do sistema (tanto judaico quanto o atual) em Mateus capítulos 24, 25; Marcos capítulo 13 e Lucas capítulo 21.

As palavras de Jesus Cristo mostram a importância de não seguirmos líderes humanos, os quais, para atraírem discípulos para si, usam a estratégia de colocar-se como representantes de Deus na Terra – sem terem sido comissionados por Deus – e de afirmar a proximidade do fim – mas sem qualquer relação com a profecia bíblica, ou como uma distorção dela.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)