Image Map











sábado, 3 de janeiro de 2015

Primogênito em Colossenses 1:15: “preeminente” ou “primeiro”?




Prezado apologista da verdade: Certo teólogo tem questionado a aplicação que fazemos de Colossenses 1:15 (de Jesus ser o “primogênito” no sentido de ser o primeiro criado por Deus), dizendo que Davi, no livro dos Salmos, também foi chamado de "primogênito" de Jessé embora ele fosse o filho mais novo, e que, portanto, a palavra “primogênito” quando usada para Jesus tem o sentido de proeminência, e não de primeiro.

Resposta:

Fiz uma rápida alusão a Col. 1:15 no artigo “A Trindade é ensinada no ‘Novo Testamento’?” Mas, em consideração à sua pergunta, note o comentário abaixo:


1) Não foi Davi o referido como “primogênito” no Salmo 89:27, visto Davi não era filho primogênito. (1 Crô. 2:13-15) O texto é uma referência profética àquele prefigurado por Davi, o celestial Filho “primogênito” do próprio Deus, a quem Ele confere um reinado mais enaltecido do que o de qualquer governante humano. (Veja Eze. 34:24, onde o Messias é mencionado como “meu servo Davi”.) – Veja a obra Estudo Perspicaz das Escrituras (vol. 3, p. 328), sob o verbete “Primogênito, primeiro nascido”.

2) O contexto de Colossenses capítulo 1 revela o sentido de “primogênito” em Col. 1:15. O vers. 18 menciona Jesus como “o primogênito dentre os mortos”. Seria ele o mais preeminente entre os mortos? A própria continuação do texto responde: “Para se tornar aquele que é PRIMEIRO em todas as coisas.” Atos 26:23 confirma : “O Cristo ... como PRIMEIRO A SER RESSUSCITADO dentre os mortos.” (Veja também He 6:19, 20; 1Co 15:22, 23.) E Rev. 3:14 conclui o assunto chamando-o de “o princípio [início] da criação de Deus”. 

     Assim, o próprio contexto não deixa dúvidas sobre o sentido do termo “primogênito” em Colossenses 1:15, que nesse texto significa o PRIMEIRO da criação. Portanto, Jesus foi criado por Jeová.

 

     Para mais informações, veja o artigo “Jesus é o Criador ou um Ser criado? – Exame de Colossenses 1:15-20” no link http://oapologistadaverdade.blogspot.com.br/2012/09/jesus-e-o-criador-ou-um-ser-criado.html



Os artigos deste blog podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o blog oapologistadaverdade.blogspot.com




4 comentários:

  1. Também devemos lembrar que outros reis não tem a ver com Davi, se Faraó era o Rei no Egito e Saul foi rei em Israel, nenhum destes dois faziam parte da linhagem real messiânica, da qual Davi era o primeiro nome, ou seja, Davi é o primeiro rei da dinastia.

    ResponderExcluir
  2. Eu já vi um argumento de um ser parecido com a que seu leitor mencionou do tal teólogo.Mas,o que a pessoa não sacou,é que Jesus é o primogênito de TODA A CRIAÇÃO.Parece que a pessoa só leu a palavra PRIMOGÊNITO e esqueceu de ler o resto XD;daí fica comparando com:o primogênito de um pai...

    Enfim, boa explicação!

    Laís

    ResponderExcluir
  3. Apologista, em todos textos o termo primogênito é em algum sentido tomado com referência ao fator tempo, de Gênesis a Revelação.

    (Gênesis 10:15) E Canaã tornou-se pai de Sídon, seu primogênito, e de Hete
    O primeiro filho de Canaã.

    (Gênesis 41:51) Assim, José chamou o primogênito pelo nome de Manassés
    Manassés é o primeiro filho de José, interessante citar que a benção foi dada a Efraim, mas isso não muda o fato que o filho mais velho, o primogênito, primeiro nascido dele, foi Manassés, isso é imutável, mesmo que perca seus direitos de primogenitura nada pode mudar quem nasceu primeiro e quem nasceu depois.

    (Gênesis 46:8) Ora, estes são os nomes dos filhos de Israel que vieram ao Egito: Jacó e seus filhos: O primogênito de Jacó foi Rubem. (Gênesis 49:3, 4) “Rubem, tu és o meu primogênito, meu vigor e o princípio da minha faculdade de procriação, a excelência da dignidade e a excelência da força. Tendo impetuosidade leviana como as águas, não te sobressaias, pois subiste à cama de teu pai. Naquele tempo profanaste o meu leito conjugal. Subiu nele!
    Rubem era o filho mais velho de Jacó, por ter cometido adultério com Bila, concubina de seu pai, não recebeu os direitos de primogenitura (e nem Simeão, nem Levi, no fim das contas o herdeiro acabou sendo Judá), mas mesmo assim seu pai o chama de seu primogênito.

    (Êxodo 4:22, 23) E tens de dizer a Faraó: ‘Assim disse Jeová: “Israel é meu filho, meu primogênito. E eu te digo: Manda embora meu filho, para que me sirva. Mas, caso te negues a mandá-lo embora, eis que mato teu filho, teu primogênito.”
    Israel era o primeiro povo escolhido por Deus. E o primogênito de Faraó era seu primeiro filho.

    (Êxodo 6:14) Estes eram os cabeças da casa de seus pais: Os filhos de Rubem, primogênito de Israel, eram Anoque e Palu, Esrom e Carmi. Estas eram as famílias de Rubem.
    O filho mais velho de Jacó (Israel).

    (Êxodo 34:19, 20) “Tudo o que primeiro abrir a madre é meu, e quanto a todo o teu gado, todo macho primeiro nascido do touro e do ovídeo. E o primeiro nascido dum jumento deves remir com um ovídeo. Mas, se não o remires, então terás de quebrar-lhe a nuca. Todo primogênito dos teus filhos deves remir. . . .
    Primogênito é primeiro nascido, o primeiro que abrir a madre.

    (Números 3:2) E estes eram os nomes dos filhos de Arão: o primogênito Nadabe e Abiú, Eleazar e Itamar.
    O filho mais velho de Arão. Porém Nadabe foi deserdado também.

    (Deuteronômio 15:19) “Todo primogênito macho que nascer na tua manada e no teu rebanho deves santificar para Jeová, teu Deus. Não deves fazer nenhum serviço com o primogênito do teu touro, nem tosquiar o primogênito do teu rebanho.
    O primeiro nascido da manada, do rebanho e do touro. Lembrando que o primogênito do rebanho faz parte do rebanho, primogênito da manda faz parte da mandada e o primogênito do touro, é um touro.

    (Josué 17:1) E a sorte veio a ser para a tribo de Manassés, porque era o primogênito de José, para Maquir, primogênito de Manassés, pai de Gileade. . .
    O filho mais velho de José.

    ResponderExcluir
  4. (1 Samuel 17:13, 14) E os três filhos mais velhos de Jessé passaram a ir. Foram seguir Saul à guerra, e os nomes dos seus três filhos que foram à guerra eram Eliabe, o primogênito, e seu segundo filho, Abinadabe, e o terceiro, Samá. E Davi era o mais moço
    Eliabe era o filho mais velho de Jessé

    (2 Samuel 3:2) Entrementes nasceram filhos a Davi em Hébron, e seu primogênito veio a ser Amnom, por Ainoã
    O herdeiro de Davi foi Salomão, mas seu filho mais velho era Amnom.

    (Jó 1:13) Seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa de seu irmão, o primogênito
    O filho mais velho de Jó

    (Jó 18:13) Comerá os pedaços da sua pele; O primogênito da morte comerá os seus membros.
    A doença é o primeiro filho da morte. Ou então o texto chama de "primogênito da morte" => A doença que mata mais rápido entre todas, a que mata primeiro.

    (Salmo 89:27) Também, eu mesmo o colocarei como primogênito, O mais excelso dos reis da terra.
    Davi era o primeiro rei na linhagem messiânica.

    (LEIAM Jeremias 31:7-9) A tribo de Efraim seria a primeira a ser restaurada por Jeová.

    (Lucas 2:7) E ela deu à luz o seu filho, o primogênito, e o enfaixou e deitou numa manjedoura.
    O primeiro filho de Maria.

    (Colossenses 1:15-18) Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; [...] Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos.
    O mais velho da criação de Deus, o primeiro dos mortos a ser ressuscitado dos mortos para o céu.

    (Hebreus 1:6) Mas, ao trazer novamente o seu Primogênito à terra habitada
    O primeiro filho de Deus.

    (Revelação 1:5) Jesus Cristo, “a Testemunha Fiel”, “o primogênito dentre os mortos”
    O primeiro morto a ser ressuscitado para a imortalidade.

    Então o sentido de primogênito é simples e até óbvio, os trinitaristas num surto histérico tentam fazer com que Cristo Jesus seja o primogênito que não é primogênito apenas para negar que ele seja um filho que nasceu de seu Pai, para eles salvarem a Doutrina da Trindade da ruína precisam inventar o Filho que não é filho, o Pai que não é pai, o primogênito que não é primeiro, o princípio que não que não foi o inicio, o unigênito que não foi gerado, o maior que é igual, o esvaziado que não se esvaziou, o imortal que morreu, o onisciente que não sabia e muitas outras aberrações lógicas e bíblicas.

    ResponderExcluir


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *