Pular para o conteúdo principal

Primogênito em Colossenses 1:15: “preeminente” ou “primeiro”?





Prezado apologista da verdade: Certo teólogo tem questionado a aplicação que fazemos de Colossenses 1:15 (de Jesus ser o “primogênito” no sentido de ser o primeiro criado por Deus), dizendo que Davi, no livro dos Salmos, também foi chamado de “primogênito” de Jessé, embora ele fosse o filho mais novo; e que, portanto, a palavra “primogênito,” quando usada para Jesus, tem o sentido de proeminência, e não de primeiro.

Resposta:

Fiz uma rápida alusão a Colossenses 1:15 no artigo “A Trindade é ensinada no ‘Novo Testamento’?”. Mas, em consideração à sua pergunta, note o comentário abaixo:

1) Não foi Davi o referido como “primogênito” no Salmo 89:27, visto Davi não era filho primogênito. (1 Crônicas 2:13-15) O texto é uma referência profética àquele prefigurado por Davi, o celestial Filho “primogênito” do próprio Deus, a quem Ele confere um reinado mais enaltecido do que o de qualquer governante humano. Veja Ezequiel 34:24, onde o Messias é mencionado como “meu servo Davi”. – Veja também a obra Estudo Perspicaz das Escrituras (vol. 3, p. 328), sob o verbete “Primogênito, primeiro nascido”.

2) O contexto de Colossenses, capítulo 1, revela o sentido de “primogênito” em Colossenses 1:15. O versículo 18 menciona Jesus como “o primogênito dentre os mortos”. Seria ele o mais preeminente entre os mortos? A própria continuação do texto responde: “Para se tornar aquele que é PRIMEIRO em todas as coisas.” Atos 26:23 confirma: “O Cristo ... como PRIMEIRO A SER RESSUSCITADO dentre os mortos.” (Veja também Hebreus 6:19, 20; 1 Coríntios 15:22, 23.) E Apocalipse 3:14 conclui o assunto chamando-o de “o princípio [início] da criação de Deus”. 

Assim, o próprio contexto não deixa dúvidas sobre o sentido do termo “primogênito” em Colossenses 1:15, que nesse texto significa o PRIMEIRO da criação. Portanto, Jesus foi criado por Jeová.



Contato: oapologistadaverdade@gmail.com
           
Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site oapologistadaverdade.org




Comentários

  1. Também devemos lembrar que outros reis não tem a ver com Davi, se Faraó era o Rei no Egito e Saul foi rei em Israel, nenhum destes dois faziam parte da linhagem real messiânica, da qual Davi era o primeiro nome, ou seja, Davi é o primeiro rei da dinastia.

    ResponderExcluir
  2. Eu já vi um argumento de um ser parecido com a que seu leitor mencionou do tal teólogo.Mas,o que a pessoa não sacou,é que Jesus é o primogênito de TODA A CRIAÇÃO.Parece que a pessoa só leu a palavra PRIMOGÊNITO e esqueceu de ler o resto XD;daí fica comparando com:o primogênito de um pai...

    Enfim, boa explicação!

    Laís

    ResponderExcluir
  3. Apologista, em todos textos o termo primogênito é em algum sentido tomado com referência ao fator tempo, de Gênesis a Revelação.

    (Gênesis 10:15) E Canaã tornou-se pai de Sídon, seu primogênito, e de Hete
    O primeiro filho de Canaã.

    (Gênesis 41:51) Assim, José chamou o primogênito pelo nome de Manassés
    Manassés é o primeiro filho de José, interessante citar que a benção foi dada a Efraim, mas isso não muda o fato que o filho mais velho, o primogênito, primeiro nascido dele, foi Manassés, isso é imutável, mesmo que perca seus direitos de primogenitura nada pode mudar quem nasceu primeiro e quem nasceu depois.

    (Gênesis 46:8) Ora, estes são os nomes dos filhos de Israel que vieram ao Egito: Jacó e seus filhos: O primogênito de Jacó foi Rubem. (Gênesis 49:3, 4) “Rubem, tu és o meu primogênito, meu vigor e o princípio da minha faculdade de procriação, a excelência da dignidade e a excelência da força. Tendo impetuosidade leviana como as águas, não te sobressaias, pois subiste à cama de teu pai. Naquele tempo profanaste o meu leito conjugal. Subiu nele!
    Rubem era o filho mais velho de Jacó, por ter cometido adultério com Bila, concubina de seu pai, não recebeu os direitos de primogenitura (e nem Simeão, nem Levi, no fim das contas o herdeiro acabou sendo Judá), mas mesmo assim seu pai o chama de seu primogênito.

    (Êxodo 4:22, 23) E tens de dizer a Faraó: ‘Assim disse Jeová: “Israel é meu filho, meu primogênito. E eu te digo: Manda embora meu filho, para que me sirva. Mas, caso te negues a mandá-lo embora, eis que mato teu filho, teu primogênito.”
    Israel era o primeiro povo escolhido por Deus. E o primogênito de Faraó era seu primeiro filho.

    (Êxodo 6:14) Estes eram os cabeças da casa de seus pais: Os filhos de Rubem, primogênito de Israel, eram Anoque e Palu, Esrom e Carmi. Estas eram as famílias de Rubem.
    O filho mais velho de Jacó (Israel).

    (Êxodo 34:19, 20) “Tudo o que primeiro abrir a madre é meu, e quanto a todo o teu gado, todo macho primeiro nascido do touro e do ovídeo. E o primeiro nascido dum jumento deves remir com um ovídeo. Mas, se não o remires, então terás de quebrar-lhe a nuca. Todo primogênito dos teus filhos deves remir. . . .
    Primogênito é primeiro nascido, o primeiro que abrir a madre.

    (Números 3:2) E estes eram os nomes dos filhos de Arão: o primogênito Nadabe e Abiú, Eleazar e Itamar.
    O filho mais velho de Arão. Porém Nadabe foi deserdado também.

    (Deuteronômio 15:19) “Todo primogênito macho que nascer na tua manada e no teu rebanho deves santificar para Jeová, teu Deus. Não deves fazer nenhum serviço com o primogênito do teu touro, nem tosquiar o primogênito do teu rebanho.
    O primeiro nascido da manada, do rebanho e do touro. Lembrando que o primogênito do rebanho faz parte do rebanho, primogênito da manda faz parte da mandada e o primogênito do touro, é um touro.

    (Josué 17:1) E a sorte veio a ser para a tribo de Manassés, porque era o primogênito de José, para Maquir, primogênito de Manassés, pai de Gileade. . .
    O filho mais velho de José.

    ResponderExcluir
  4. (1 Samuel 17:13, 14) E os três filhos mais velhos de Jessé passaram a ir. Foram seguir Saul à guerra, e os nomes dos seus três filhos que foram à guerra eram Eliabe, o primogênito, e seu segundo filho, Abinadabe, e o terceiro, Samá. E Davi era o mais moço
    Eliabe era o filho mais velho de Jessé

    (2 Samuel 3:2) Entrementes nasceram filhos a Davi em Hébron, e seu primogênito veio a ser Amnom, por Ainoã
    O herdeiro de Davi foi Salomão, mas seu filho mais velho era Amnom.

    (Jó 1:13) Seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa de seu irmão, o primogênito
    O filho mais velho de Jó

    (Jó 18:13) Comerá os pedaços da sua pele; O primogênito da morte comerá os seus membros.
    A doença é o primeiro filho da morte. Ou então o texto chama de "primogênito da morte" => A doença que mata mais rápido entre todas, a que mata primeiro.

    (Salmo 89:27) Também, eu mesmo o colocarei como primogênito, O mais excelso dos reis da terra.
    Davi era o primeiro rei na linhagem messiânica.

    (LEIAM Jeremias 31:7-9) A tribo de Efraim seria a primeira a ser restaurada por Jeová.

    (Lucas 2:7) E ela deu à luz o seu filho, o primogênito, e o enfaixou e deitou numa manjedoura.
    O primeiro filho de Maria.

    (Colossenses 1:15-18) Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; [...] Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos.
    O mais velho da criação de Deus, o primeiro dos mortos a ser ressuscitado dos mortos para o céu.

    (Hebreus 1:6) Mas, ao trazer novamente o seu Primogênito à terra habitada
    O primeiro filho de Deus.

    (Revelação 1:5) Jesus Cristo, “a Testemunha Fiel”, “o primogênito dentre os mortos”
    O primeiro morto a ser ressuscitado para a imortalidade.

    Então o sentido de primogênito é simples e até óbvio, os trinitaristas num surto histérico tentam fazer com que Cristo Jesus seja o primogênito que não é primogênito apenas para negar que ele seja um filho que nasceu de seu Pai, para eles salvarem a Doutrina da Trindade da ruína precisam inventar o Filho que não é filho, o Pai que não é pai, o primogênito que não é primeiro, o princípio que não que não foi o inicio, o unigênito que não foi gerado, o maior que é igual, o esvaziado que não se esvaziou, o imortal que morreu, o onisciente que não sabia e muitas outras aberrações lógicas e bíblicas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)