Pular para o conteúdo principal

Primogênito em Colossenses 1:15: “preeminente” ou “primeiro”?





Prezado apologista da verdade: Certo teólogo tem questionado a aplicação que fazemos de Colossenses 1:15 (de Jesus ser o “primogênito” no sentido de ser o primeiro criado por Deus), dizendo que Davi, no livro dos Salmos, também foi chamado de “primogênito” de Jessé, embora ele fosse o filho mais novo; e que, portanto, a palavra “primogênito,” quando usada para Jesus, tem o sentido de proeminência, e não de primeiro.

Resposta:

Fiz uma rápida alusão a Colossenses 1:15 no artigo “A Trindade é ensinada no ‘Novo Testamento’?”. Mas, em consideração à sua pergunta, note o comentário abaixo:

1) Não foi Davi o referido como “primogênito” no Salmo 89:27, visto Davi não era filho primogênito. (1 Crônicas 2:13-15) O texto é uma referência profética àquele prefigurado por Davi, o celestial Filho “primogênito” do próprio Deus, a quem Ele confere um reinado mais enaltecido do que o de qualquer governante humano. Veja Ezequiel 34:24, onde o Messias é mencionado como “meu servo Davi”. – Veja também a obra Estudo Perspicaz das Escrituras (vol. 3, p. 328), sob o verbete “Primogênito, primeiro nascido”.

2) O contexto de Colossenses, capítulo 1, revela o sentido de “primogênito” em Colossenses 1:15. O versículo 18 menciona Jesus como “o primogênito dentre os mortos”. Seria ele o mais preeminente entre os mortos? A própria continuação do texto responde: “Para se tornar aquele que é PRIMEIRO em todas as coisas.” Atos 26:23 confirma: “O Cristo ... como PRIMEIRO A SER RESSUSCITADO dentre os mortos.” (Veja também Hebreus 6:19, 20; 1 Coríntios 15:22, 23.) E Apocalipse 3:14 conclui o assunto chamando-o de “o princípio [início] da criação de Deus”. 

Assim, o próprio contexto não deixa dúvidas sobre o sentido do termo “primogênito” em Colossenses 1:15, que nesse texto significa o PRIMEIRO da criação. Portanto, Jesus foi criado por Jeová.



Contato: oapologistadaverdade@gmail.com
           
Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site oapologistadaverdade.org




Comentários

Saga disse…
Também devemos lembrar que outros reis não tem a ver com Davi, se Faraó era o Rei no Egito e Saul foi rei em Israel, nenhum destes dois faziam parte da linhagem real messiânica, da qual Davi era o primeiro nome, ou seja, Davi é o primeiro rei da dinastia.
Anônimo disse…
Eu já vi um argumento de um ser parecido com a que seu leitor mencionou do tal teólogo.Mas,o que a pessoa não sacou,é que Jesus é o primogênito de TODA A CRIAÇÃO.Parece que a pessoa só leu a palavra PRIMOGÊNITO e esqueceu de ler o resto XD;daí fica comparando com:o primogênito de um pai...

Enfim, boa explicação!

Laís
Saga disse…
Apologista, em todos textos o termo primogênito é em algum sentido tomado com referência ao fator tempo, de Gênesis a Revelação.

(Gênesis 10:15) E Canaã tornou-se pai de Sídon, seu primogênito, e de Hete
O primeiro filho de Canaã.

(Gênesis 41:51) Assim, José chamou o primogênito pelo nome de Manassés
Manassés é o primeiro filho de José, interessante citar que a benção foi dada a Efraim, mas isso não muda o fato que o filho mais velho, o primogênito, primeiro nascido dele, foi Manassés, isso é imutável, mesmo que perca seus direitos de primogenitura nada pode mudar quem nasceu primeiro e quem nasceu depois.

(Gênesis 46:8) Ora, estes são os nomes dos filhos de Israel que vieram ao Egito: Jacó e seus filhos: O primogênito de Jacó foi Rubem. (Gênesis 49:3, 4) “Rubem, tu és o meu primogênito, meu vigor e o princípio da minha faculdade de procriação, a excelência da dignidade e a excelência da força. Tendo impetuosidade leviana como as águas, não te sobressaias, pois subiste à cama de teu pai. Naquele tempo profanaste o meu leito conjugal. Subiu nele!
Rubem era o filho mais velho de Jacó, por ter cometido adultério com Bila, concubina de seu pai, não recebeu os direitos de primogenitura (e nem Simeão, nem Levi, no fim das contas o herdeiro acabou sendo Judá), mas mesmo assim seu pai o chama de seu primogênito.

(Êxodo 4:22, 23) E tens de dizer a Faraó: ‘Assim disse Jeová: “Israel é meu filho, meu primogênito. E eu te digo: Manda embora meu filho, para que me sirva. Mas, caso te negues a mandá-lo embora, eis que mato teu filho, teu primogênito.”
Israel era o primeiro povo escolhido por Deus. E o primogênito de Faraó era seu primeiro filho.

(Êxodo 6:14) Estes eram os cabeças da casa de seus pais: Os filhos de Rubem, primogênito de Israel, eram Anoque e Palu, Esrom e Carmi. Estas eram as famílias de Rubem.
O filho mais velho de Jacó (Israel).

(Êxodo 34:19, 20) “Tudo o que primeiro abrir a madre é meu, e quanto a todo o teu gado, todo macho primeiro nascido do touro e do ovídeo. E o primeiro nascido dum jumento deves remir com um ovídeo. Mas, se não o remires, então terás de quebrar-lhe a nuca. Todo primogênito dos teus filhos deves remir. . . .
Primogênito é primeiro nascido, o primeiro que abrir a madre.

(Números 3:2) E estes eram os nomes dos filhos de Arão: o primogênito Nadabe e Abiú, Eleazar e Itamar.
O filho mais velho de Arão. Porém Nadabe foi deserdado também.

(Deuteronômio 15:19) “Todo primogênito macho que nascer na tua manada e no teu rebanho deves santificar para Jeová, teu Deus. Não deves fazer nenhum serviço com o primogênito do teu touro, nem tosquiar o primogênito do teu rebanho.
O primeiro nascido da manada, do rebanho e do touro. Lembrando que o primogênito do rebanho faz parte do rebanho, primogênito da manda faz parte da mandada e o primogênito do touro, é um touro.

(Josué 17:1) E a sorte veio a ser para a tribo de Manassés, porque era o primogênito de José, para Maquir, primogênito de Manassés, pai de Gileade. . .
O filho mais velho de José.
Saga disse…
(1 Samuel 17:13, 14) E os três filhos mais velhos de Jessé passaram a ir. Foram seguir Saul à guerra, e os nomes dos seus três filhos que foram à guerra eram Eliabe, o primogênito, e seu segundo filho, Abinadabe, e o terceiro, Samá. E Davi era o mais moço
Eliabe era o filho mais velho de Jessé

(2 Samuel 3:2) Entrementes nasceram filhos a Davi em Hébron, e seu primogênito veio a ser Amnom, por Ainoã
O herdeiro de Davi foi Salomão, mas seu filho mais velho era Amnom.

(Jó 1:13) Seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa de seu irmão, o primogênito
O filho mais velho de Jó

(Jó 18:13) Comerá os pedaços da sua pele; O primogênito da morte comerá os seus membros.
A doença é o primeiro filho da morte. Ou então o texto chama de "primogênito da morte" => A doença que mata mais rápido entre todas, a que mata primeiro.

(Salmo 89:27) Também, eu mesmo o colocarei como primogênito, O mais excelso dos reis da terra.
Davi era o primeiro rei na linhagem messiânica.

(LEIAM Jeremias 31:7-9) A tribo de Efraim seria a primeira a ser restaurada por Jeová.

(Lucas 2:7) E ela deu à luz o seu filho, o primogênito, e o enfaixou e deitou numa manjedoura.
O primeiro filho de Maria.

(Colossenses 1:15-18) Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; [...] Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos.
O mais velho da criação de Deus, o primeiro dos mortos a ser ressuscitado dos mortos para o céu.

(Hebreus 1:6) Mas, ao trazer novamente o seu Primogênito à terra habitada
O primeiro filho de Deus.

(Revelação 1:5) Jesus Cristo, “a Testemunha Fiel”, “o primogênito dentre os mortos”
O primeiro morto a ser ressuscitado para a imortalidade.

Então o sentido de primogênito é simples e até óbvio, os trinitaristas num surto histérico tentam fazer com que Cristo Jesus seja o primogênito que não é primogênito apenas para negar que ele seja um filho que nasceu de seu Pai, para eles salvarem a Doutrina da Trindade da ruína precisam inventar o Filho que não é filho, o Pai que não é pai, o primogênito que não é primeiro, o princípio que não que não foi o inicio, o unigênito que não foi gerado, o maior que é igual, o esvaziado que não se esvaziou, o imortal que morreu, o onisciente que não sabia e muitas outras aberrações lógicas e bíblicas.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)