Image Map











segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Todos os injustos serão destruídos? (2 Pedro 2:9)



Pergunta de um leitor:

"Os textos mencionados a respeito da ressurreição de justos e injustos tornam claro que os injustos terão uma chance de vida eterna. Minha dúvida é que 2 Pedro 2:9 afirma que os injustos serão reservados para o dia do julgamento 'para serem decepados'. Como conciliar essa aparente contradição?"

Resposta do Apologista:

O termo "injusto" (grego: “ádikos”) é usado em vários graus de maldade, conforme ilustram os textos abaixo:

(Mateus 5:45) Para que mostreis ser filhos de vosso Pai, que está nos céus, visto que ele faz o seu sol levantar-se sobre iníquos e sobre bons, e faz chover sobre justos e sobre injustos.”
(Lucas 16:10) “Quem é fiel no mínimo, é também fiel no muito, e quem é injusto no mínimo, é também injusto no muito.”
(1 Coríntios 6:1) “Atreve-se alguém de vós, que tenha uma causa contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos?”
(1 Pedro 3:18) “Ora, até mesmo Cristo morreu uma vez para sempre quanto aos pecados, um justo pelos injustos, a fim de conduzir-vos a Deus, sendo morto na carne, mas vivificado no espírito.”

Em 1 Coríntios 6:1 ele é contrastado com "santos", indicando os que não são cristãos. E, em 1 Pedro 3:18, diz-se-nos que "Cristo morreu ... pelos injustos", indicando a humanidade imperfeita. Assim, os injustos reservados para serem decepados são os incorrigíveis. Como declara o livro O Que a Bíblia Realmente Ensina[1]: "Ele [Deus] jamais ressuscitará aqueles que considerar maus e incorrigíveis." (Página 73, parágrafo 20.)

(Isaías 26:14) “Eles estão mortos; não viverão. Impotentes na morte, não se levantarão. Por isso voltaste a tua atenção para os aniquilares e para destruíres toda menção deles.”
(Salmos 9:5) “Censuraste nações, destruíste o iníquo. Extinguiste o nome deles por tempo indefinido, para todo o sempre.”
(Salmos 109:13) “Seja a sua posteridade para o decepamento. Seja extinto o nome deles na geração seguinte.”
(Provérbios 10:7) “A recordação do justo está para ser abençoada, mas o próprio nome dos iníquos apodrecerá.”


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org











[1] Publicado pelas Testemunhas de Jeová.

2 comentários:

  1. Apologista, pelo que vejo, há uma diferença entre injusto e iníquo. Ou estou enganado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que, assim como a palavra "injusto" possui gradação, o mesmo ocorre com a palavra iníquo (grego: ponerós). Pois Jesus disse: "Portanto, se vós, embora iníquos, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais o vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem!" (Mt 7:11) A palavra "iníquos" nessa passagem parece ter o sentido geral de "imperfeitos", pois Jesus estava falando a pessoas que o ouviam no Sermão do Monte, e que antes desse discurso haviam sido milagrosamente curadas por ele. Em outros contextos, a palavra "iníquo" assume o sentido de alguém deliberadamente mau. Mesmo nesse caso, existe gradação, pois a palavra se aplica tanto a pessoas passíveis de arrependimento como também a irredutíveis, inclusive ao Diabo.- Salmo 37:10; Provérbios 10:7; 21:18; 1 Coríntios 5:13; Efésios 6:16; Hebreus 3:12; 1 João 3:12; 5:19.

      Excluir


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *