Pular para o conteúdo principal

A questão do sangue - parte 5

Fonte da foto: site Tradução do Novo Mundo Defendida

Por que são permitidas as chamadas “frações de sangue”?

“Fração” é uma palavra emprestada da matemática, segundo a qual ela é definida como parte de um inteiro, que foi dividido em partes exatamente iguais. O uso dela na Hematologia transmite subliminarmente a ideia de que as chamadas “frações de sangue” são parte do sangue, ou seja, ainda constituem sangue, o que, na prática, não se substancia. Por que se pode afirmar isso?

No plasma sanguíneo há hormônios, enzimas, sais inorgânicos e nutrientes, incluindo minerais e açúcar, todos os quais, embora estejam no sangue, não são sangue. O próprio plasma é composto mais de 90% por água, e todos hão de concordar que a água não é sangue.

Por isso, as Testemunhas de Jeová entendem não ser antibíblico aceitar preparados à base de fatores de coagulação, de proteínas (como a albumina), vacinas à base de anticorpos que existam no sangue. A albumina, por exemplo, é encontrada na clara do ovo, na saliva e na lágrima. Algumas proteínas plasmáticas, tais como a imunoglobulina e a albumina, passam pela placenta, da mãe para o feto. Mas o sangue da mãe não passa para o feto.

Comentarista:

Mas, essa questão de o bebê receber ou não sangue da mãe durante a gestação prova o quê?

Resposta:

A revista A Sentinela de 1.º de junho de 1990 (pp. 30, 31) mostrou que o sangue da mãe não passa para o feto, mas que algumas substâncias do plasma passam para a circulação do feto, tais como proteínas plasmáticas (imunoglobulina e albumina). Essa transferência natural tem sido um fator considerado por alguns cristãos em sua decisão de aceitar imunoglobulina, albumina ou injeções similares de frações do plasma.

Comentarista:

Hoje, nem uma Testemunha de Jeová conseguiu perceber que, quando o “corpo governante” liberou frações de sangue, já mostra que eles estavam errados. Afinal, será que eu posso cometer “frações” de qualquer coisa que seja pecado? Posso praticar “fração de furto”? 

Resposta:

A expressão “frações de sangue” é usada pela Medicina. Reconheço que ela é realmente ambígua, abrindo a possibilidade de pessoas desinformadas entenderem que se trata de uma pequena quantidade de sangue. Mas, não é esse o caso. É que os laboratórios médicos conseguiram fracionar o sangue e extrair dele diversas substâncias, tais como sais, enzimas, proteínas, anticorpos etc. Porém, tais substâncias em si mesmas não são necessariamente sangue.

Por exemplo, a proteína chamada albumina, além de existir no sangue, também existe na clara do ovo. O que mais existe no sangue é água: 92 por cento do plasma é água. Mas, ao tomar água, você não está tomando sangue. De fato, a água é o que mais existe no corpo humano: Cerca de 70 a 75 por cento do corpo humano é água. Contudo, ao tomar água, você não está ingerindo corpo humano, não está se tornando um canibal ou antropófago. Mas acredito que a Medicina poderia usar outro termo em vez da ambígua expressão “frações de sangue”.

Para mais informações sobre frações de sangue, veja o artigo “Frações de sangue e procedimentos cirúrgicos” no site jw.org.

No próximo artigo será considerado o seguinte tema: Debate com um comentarista sobre Atos 15:28 e 29”.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradaspublicada pelas Testemunhas de Jeová.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org








Comentários

  1. Desde o início o comentarista anônimo é a mesma pessoa?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! O petróleo tem muitos derivados também, dizer que frações de sangue é o mesmo que sangue é talvez o mesmo que dizer que abastecer o carro com gasolina é na verdade colocar petróleo no carro. O carro pode até funcionar (será que funciona?), mas com certeza a longo prazo não teremos bons resultados.

    ResponderExcluir
  3. Essa simples ilustração é válida?: O Concreto é uma mistura, em determinadas proporções, de quatro componentes básicos: cimento, pedra, areia e água. Se tirar a água ou qualquer outro componente, continua sendo concreto? O mesmo se dá com frações do que era sangue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ilustração é interessante, mas sua aplicação me parece ambígua. Pois, quanto aos 4 componentes primários (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma), mesmo isolados, continuam sendo sangue.

      Excluir
  4. E quem fornece o sangue para que possa ser "fracionado"? Já que as testemunhas de jeová não são doadores de sangue, usam "as frações de sangue" de pessoas que doaram sangue ?Não é uma contradição : não dou o sangue para salvar a vida de outros mas posso pegar as frações de outros que doaram ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, não há contradição. Um artigo dará consideração a essa questão.

      Excluir
    2. Poderá encontrar informação no artigo "Os cristãos podem receber substâncias não sanguíneas extraídas do sangue de doadores?" no link http://www.oapologistadaverdade.org/2018/07/os-cristaos-podem-receber-substancias.html

      Excluir
  5. Penso que frações por serem retiradas de doacoes de sangue para tais objetivos sejam inaceitáveis para o cristão. Mas gostaria de saber mais a respeito. Minha consciência está perturbada com seus raciocínios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação a esse assunto, poderá encontrar informação no artigo "Os cristãos podem receber substâncias não sanguíneas extraídas do sangue de doadores?" no link http://www.oapologistadaverdade.org/2018/07/os-cristaos-podem-receber-substancias.html

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)