Pular para o conteúdo principal

As “curas pela fé” são fundamentadas na Bíblia?

Fonte da ilustração: jw.org

A expressão “cura pela fé” se refere à afirmação de alguns líderes religiosos de que a pessoa precisa ter fé para ser curada. No entanto, nem todas as pessoas que foram curadas por Jesus Cristo tinham fé. Uma delas nem sabia quem ele era!

Veja o que nos diz João 5:5-13: “Mas, havia ali também certo homem que já estava com a sua doença por trinta e oito anos. Vendo este homem deitado e apercebendo-se de que já estava doente por longo tempo, Jesus disse-lhe: ‘Queres ficar são?’ Respondeu-lhe o doente: ‘Senhor, não tenho nenhum homem para pôr-me no reservatório de água quando a água fica agitada; mas, enquanto eu me chego, outro desce na minha frente.’ Jesus disse-lhe: ‘Levanta-te, apanha a tua maca e anda.’ Com isso, o homem ficou imediatamente são, e ele apanhou a sua maca e começou a andar. Ora, aquele dia era sábado. Os judeus começaram, por isso, a dizer ao homem curado: ‘É sábado, e não te é lícito carregar a maca.’ Mas ele lhes respondeu: ‘O mesmo que me fez são disse-me: “Apanha a tua maca e anda.”’ Disseram-lhe: ‘Quem é o homem que te disse: “Apanha-a e anda”?’ MAS O HOMEM SARADO NÃO SABIA QUEM ELE ERA, porque Jesus se havia desviado, pois havia uma multidão no lugar.”

A cura ocorre pelo poder de Deus. Não depende da fé da pessoa. Uma pessoa que foi ressuscitada não poderia ter exercido fé, uma vez que estava morta. Note os textos que dizem respeito à ressurreição de Lázaro:

“Ele [Jesus] disse estas coisas, e depois disso lhes disse: ‘Lázaro, nosso amigo, foi descansar, mas eu viajo para lá para o despertar do sono.’” – João 11:11.

“Jesus falara, porém, da morte dele. Mas, eles imaginavam que estivesse falando do descanso no sono.” – João 11:13.

Portanto, Lázaro, enquanto morto, estava inconsciente; assim, ele não podia exercer fé.

Que dizer de Mateus 13:58?

Esse texto afirma que Jesus “não fez ali [em seu território] muitas obras poderosas, por terem eles falta de fé”. Contudo, o relato paralelo de Marcos 6:5 explica o motivo disso: “Não pôde fazer ali nenhuma obra poderosa, exceto PÔR AS SUAS MÃOS sobre alguns doentios E CURÁ-LOS.”

Jesus realizou muitas curas PONDO SUAS MÃOS sobre os doentes. Embora também curasse à distância, seu método costumeiro era fazer conforme relata Lucas 4:40 declara: “Curava-os, PONDO SUAS MÃOS sobre cada um deles.”

Perto do fim do ministério terrestre de Jesus, dois cegos (Bartimeu e seu companheiro) foram curados por Cristo. O relato de Marcos declara:

“E Jesus disse-lhe, em resposta: ‘Que queres que eu faça para ti?’ O cego disse-lhe: ‘Rabôni, deixa-me recuperar a vista.’ E Jesus disse-lhe: ‘Vai, tua fé te fez ficar bom.’ E ele recuperou imediatamente a vista e começou a segui-lo pela estrada.” (Marcos 10:51, 52) Mas o relato paralelo de Mateus explica em mais pormenores como a cura foi realizada: “Penalizado, Jesus TOCOU-LHES os olhos e eles receberam imediatamente visão, e o seguiram.” – Mateus 20:34.

A falta de fé das pessoas fez com que não fossem até Jesus, a fim de serem curadas. Porque, se tivessem ido, recebendo a imposição das mãos de Cristo, teriam sido curadas sem exceção.

A fé das pessoas fornecia a base para a cura, mas não fornecia o poder para elas serem curadas. (Mateus 9:22; 15:28; Lucas 8:48) A cura se dava pelo poder de Deus. Como diz Lucas 6:19: “E toda a multidão procurava tocá-lo [a Jesus], PORQUE SAÍA DELE PODER E SARAVA A TODOS ELES.”

Próximo artigo: “Conceito correto sobre a religião verdadeira.”   


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site oapologistadaverdade.org




Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)