Pular para o conteúdo principal

Comentando um e-mail de uma leitora sobre a doutrina da Trindade

Fonte: jw.org


Recebi de uma leitora o que se poderia chamar de ‘carta eletrônica’. Cito abaixo o conteúdo dessa “carta”:

Prezado:

Se, por exemplo, o Sr. João das couves gravar um CD falado ou cantado,  e no Japão alguém que o conhece, ouvir seu CD falado ou cantado, dirá: Este é o Sr. João das couves! Por quê? É porque a voz é do Sr. João das couves. Ou seja, é dele, saiu dele, é intrínseco a ele, e é ele. Ou seja, o que para o João das couves é o som que sai de sua boca, ou seu verbo, ou sua voz, ou sua palavra, para Deus não é apenas um Som, mas, uma Pessoa, e é a Pessoa de Jesus Cristo, o Verbo, a Palavra, que sai da Boca de Deus.  Mas como explicar que o som que sai da Boca de Deus é uma Pessoa? Pela Bíblia, claro!

E o Espírito Santo? O Espírito do homem é a pessoa desse homem, intrínseca nele.  Assim também, o Espírito de Deus, é uma Pessoa, intrínseca em Deus. Em outras palavras: Deus está no Filho e no Espírito Santo,  o Filho está no Pai e no Espírito Santo, e o Espírito Santo está no Pai e no Filho, coerentemente,  imanentemente, ligados de modo íntimo. São Três Pessoas em uma só Deidade, ou seja, são os Três participando do mesmo poder, no mesmo poder. Isto é o máximo que podemos dizer sobre o Deus Tri-Uno, UM SER totalmente inexplicável.

Assim como, marido e mulher, duas pessoas distintas, em uma só carne, e isto é inexplicável;  também Deus são Três Pessoas distintas, em uma só Deidade ou pode espiritual, não carne. Creio que Deus ao usar a figura do marido e mulher, queria explicar algo sobre Ele.

Cordialmente,

D. T.

Uberlândia-Minas Gerais [Brasil].


Resposta:

Em primeiro lugar, desejo elogiar cordialmente a leitora, tanto pelo esforço em expressar suas sinceras crenças, como pelo respeito por crenças diferentes, como é o caso da minha.

Colocarei abaixo algumas observações sobre a argumentação da nobre leitora em seu empenho de defender a doutrina da Trindade.

Quanto ao Lógos (“Verbo”, ou “Palavra”), a Bíblia o identifica como sendo a pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo em sua existência pré-humana (João 1:1-3, 14) bem como em sua existência pós-humana. Neste último caso, ele é referido como sendo “a Palavra de Deus (ACF), ou “Verbo de Deus” (IBB).Apocalipse 19:13.

A ilustração do Sr. “João das couves” e de sua voz constituir parte dele mesmo tem certo sentido na aplicação que a leitora fez à relação entre o Pai (Deus) e o Filho (Jesus Cristo, o “Verbo”).  Hebreus 1:3 declara sobre o Filho: “Ele é o reflexo da sua glória [a de Deus] e a representação exata do seu próprio ser.” E a própria doutrina da Trindade reconhece que o Pai e o Filho são Pessoas distintas.

A questão está na proposição de que ambos sejam uma só Deidade. Assim como o filho de um homem também é um homem (tem humanidade ou natureza humana), o Filho de Deus também é aludido nas Escrituras como sendo um Deus, chamado inclusive de “Deus forte” em Isaías 9:6 (ARC). Desse modo, ele tem divindade, ou natureza divina. Mas, do mesmo modo como o filho de um homem, embora também seja homem, não tem o mesmo tempo de existência e nem o mesmo conhecimento, experiência e autoridade de seu pai, o mesmo incide na relação entre Deus e Jesus. O Filho teve princípio; o Pai não. O Salmo 90:2 diz sobre o Pai, Jeová: “De eternidade a eternidade, tu és Deus.” ACF.

Também, somente o Pai é chamado de “Deus Todo-Poderoso”: “Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR [Jeová] a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso.” (Gênesis 17:1, ACF) Quando as traduções da cristandade usam o termo “SENHOR” (com todas as letras em maiúsculo), a referência é a Jeová, conforme mostram diversas notas remissivas dessas traduções.

A comparação feita pela leitora, sobre marido e esposa serem pessoas distintas, mas constituírem uma só carne, serve bem ao propósito de explicar a relação entre Deus e Jesus Cristo. Pois, embora sendo pessoas distintas e uma só carne, os dois (marido e esposa) não têm a mesma autoridade. O homem é colocado por Deus como sendo “cabeça de sua esposa”. (Efésios 5:23) E essa relação de hierarquia e subordinação é aplicada à relação entre Deus e Jesus Cristo: “Mas, quero que saibais que a cabeça de todo homem é o Cristo; por sua vez, a cabeça da mulher é o homem; por sua vez, a cabeça do Cristo é Deus.” – 1 Coríntios 11:3.

E, em geral, pessoas do sexo masculino têm mais força física que as mulheres, o que explica que elas sejam referidas como “um vaso mais fraco, o feminino”. (1 Pedro 3:7) Portanto, embora o Pai e  Filho sejam intimamente unidos, eles são distintos não só quanto à personalidade, mas também quanto ao poder, autoridade e tempo de existência. O Pai é Deus do Filho. – Efésios 1:17.

Quanto ao “Espírito Santo”, a história mostra que somente a partir do Concílio de Constantinopla (381 EC) é que ele passou a ser considerado uma Pessoa. Os cristãos primitivos desde o tempo de Jesus, bem como os judeus antes deles, não viam tal “Espírito” como sendo uma pessoa espiritual, e sim como uma força impessoal. Prova disso são os textos abaixo:

“Não tires de mim o teu espírito santo.” – Salmos 51:11.  (Assim, o espírito santo pode ser TIRADO de alguém.)

“Onde está Aquele que pôs nele Seu próprio espírito santo?” – Isaías 63:11.  (Tal “espírito” pode ser POSTO em pessoas.)

 “E ele passou a enchê-lo do espírito de Deus em sabedoria, em entendimento e em conhecimento, e em toda sorte de artesanato.” – Êxodo 35:31. (O espírito santo pode ENCHER pessoas.)

“Vou derramar meu espírito sobre a casa de Israel’, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová. – Ezequiel 39:29. (O espírito santo pode ser DERRAMADO.)

“Terei de TIRAR UM POUCO DO ESPÍRITO que há sobre ti e colocá-lo sobre eles, e terão de ajudar-te a levar a carga do povo, para que tu mesmo não a leves sozinho.” – Números 11:17. (O espírito santo pode ser dividido, parcelado, e distribuído.)

Os textos do “Novo Testamento” revelam o mesmo sobre a impessoalidade do espírito santo:

“‘E nos últimos dias’, diz Deus, ‘DERRAMAREI DO MEU ESPÍRITO sobre toda sorte de carne.’” – Atos 2:17.

“E os fiéis que tinham vindo com Pedro, que eram dos circuncisos, ficaram pasmados, porque A DÁDIVA GRATUITA DO ESPÍRITO SANTO ESTAVA SENDO DERRAMADA também sobre pessoas das nações.” – Atos 10:45.

Assim, felizmente, a situação que permeia o Pai, o Filho e o espírito santo, bem como a identidade de cada um deles não é tão “inexplicável”, mas é esclarecida na Bíblia, de modo que possamos conhecer Aquele a quem adoramos. Jesus disse: “Adorais o que não conheceis; NÓS ADORAMOS O QUE CONHECEMOS.” (João 4:22) Jesus também declarou: “E a vida eterna é esta: QUE TE CONHEÇAM, a ti só, por ÚNICO DEUS VERDADEIRO, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. – João 17:3, ACF.


 Siglas das traduções citadas:
ACF – Almeida Corrigida e Revisada Fiel.
ARC – Almeida Revista e Corrigida
IBB – Almeida da Imprensa Bíblica Brasileira



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradaspublicada pelas Testemunhas de Jeová.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org


Comentários

  1. E é claro e oblívio que marido e mulher são uma só carne. Isto é poético. E mostra o quanto os dois são ou devem ficar (unidos). Ninguém q encherga leva isto de forma literal.

    ResponderExcluir
  2. O interessante que Jesus ao citar João 4 : 22. Ele estava se dirigindo aos samaritanos que tinha uma crença em um Deus cheio de mistérios 2 Reis 17 : 29,33.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o importante é que JEOVÁ se apresenta na Biblia sem mistério como o único Deus poderoso e quando se refere a Jesus ele o chama de meu filho, como na ocasiao do batismo de Jesus.
      e quando Jesus se refere ao Deus todo poderoso sempre o chama de meu pai ou meu Deus
      se eles fossem o mesmo ser isto seria mentira da parte deles

      Excluir
  3. Se o espírito santo fosse uma pessoa,porque Jesus disse que era apenas O DEDO de Deus? Se o espírito santo fosse uma pessoa,porque sería que Pedro disse que era,NÃO UMA PESSOA,mas lhe chamou UM DOM de Deus? Se o espírito santo fosse uma pessoa,porque para se obter a salvação,Jesus disse que a pessoa TINHA de obter conhecimento sobre a pessoa de Deus,de seu filho Jesus,MAS NÃO do espírito santo? Tem muito mais,mas estas perguntas chegam porque NENHUM trinitário/unicista dará uma resposta RACIONAL e RAZOÁVEL a uma única delas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)