Pular para o conteúdo principal

Malabarismo de textos bíblicos para tentar provar a Trindade

A Bíblia ensina que Deus é uma Trindade?
Fonte da ilustração: jw.org


Um leitor me enviou o seguinte comentário:

Querido irmão.

Na internet me deparei com um argumento sobre a trindade, onde a pessoa usava o texto de Isaías, capitulo 6, com uma passagem do Evangelho (não me lembro qual) e Atos 20:26. Onde os versículos falam de Jeová, de Jesus e do espírito santo.

Tentei pesquisar nas publicações da Sociedade, mas não consegui. Gostaria que você me desse alguma explicação. Agradeço.

Resposta:

Os textos usados pelos trinitaristas são Isaías 6:1, 9, 10; João 12:36, 37, 39-41 e Atos 28:24-27.

O primeiro texto fala de Jeová, o segundo faz aplicação a Jesus; e o terceiro texto refere-se ao espírito santo, citando figuradamente essa passagem “por intermédio de Isaías”:

Isaías 6:1, 9, 10: “No ano em que morreu o Rei Uzias, eu, no entanto, cheguei a ver Jeová sentado num trono enaltecido e elevado, e as orlas da sua [veste] enchiam o templo. E ele [Jeová] prosseguiu, dizendo: ‘Vai, e tens de dizer a este povo: “Ouvi vez após vez, mas não entendais; e vede vez após vez, mas não obtenhais conhecimento.” Torna embotado o coração deste povo e torna insensíveis os próprios ouvidos deles, e gruda os próprios olhos deles, para que não vejam com os seus olhos e não ouçam com os seus ouvidos, e para que seu próprio coração não entenda, e para que realmente não recuem e obtenham para si a cura.’”

João 12:36-37, 39-41: “‘Enquanto tendes a luz, exercei fé na luz, a fim de que vos torneis filhos da luz.’ Jesus falou estas coisas e foi embora, e escondeu-se deles. Mas, embora tivesse realizado tantos sinais na frente deles, não depositavam fé nele. ... A razão por que não podiam crer é que Isaías disse novamente: ‘Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes os corações, para que não vissem com os seus olhos, nem compreendessem o pensamento com os seus corações, nem se voltassem e eu os sarasse.’ Isaías disse estas coisas, porque viu a sua glória e falou dele.

Atos 28:24-27: “E alguns começaram a acreditar nas coisas ditas; outros não queriam acreditar. Assim, visto haver desacordo entre eles, começaram a retirar-se, fazendo Paulo este único comentário: ‘O espírito santo falou aptamente por intermédio de Isaías, o profeta, a vossos antepassados, dizendo: “Vai a este povo e dize: ‘Ouvindo ouvireis, mas de modo algum entendereis; e, olhando olhareis, mas de modo algum vereis. Pois o coração deste povo tem ficado embotado e com os seus ouvidos têm ouvido sem reação, e eles têm fechado os olhos; para que nunca vissem com os olhos, nem ouvissem com os ouvidos, nem entendessem com o coração e se voltassem, e eu os sarasse.’”’

Reunindo as partes desses três livros bíblicos, os trinitaristas raciocinam assim: Isaías teve uma visão de Jeová, que ordenou a ele as palavras de Isaías 6:9, 10. Essas mesmas palavras foram aplicadas pelo apóstolo João a Jesus Cristo. Para os trinitaristas, isso torna Jeová e Jesus a mesma pessoa. Em Atos, diz-se que é o espírito santo que proclama as palavras originalmente de Jeová em Isaías 6:9, 10. Assim, segundo os trinitaristas, o espírito santo é o mesmo personagem que declara as palavras de Isaías 6:9 e 10.

Contudo, essa é uma argumentação simplória que vai contra a própria doutrina da Trindade. Pois, com tal argumentação, os trinitaristas estão se afirmando unicistas, visto que isso tornaria Jeová, Jesus e o espírito santo a MESMA E ÚNICA PESSOA. Isso atenta contra a Trindade, segundo a qual há um só Deus, mas em TRÊS pessoas distintas e separadas!

É impressionante até onde os trinitaristas vão na tentativa fútil de embasar uma doutrina antibíblica! Chegam a mudar de identidade ideológica e filosófica, vestindo a “camisa”, por assim dizer, do time adversário!


O verdadeiro sentido das passagens envolvidas 

O ponto é que João aplicou o texto de Isaías 6:9, 10 a Jesus por este ser ‘o reflexo da glória’ de Deus. (Hebreus 1:3) E Atos 28:24 atribui a declaração de Isaías 6:9, 10 ao espírito santo pelo fato de Jeová usar Seu espírito – sua força ativa – para inspirar a escrita da Bíblia, inclusive a do livro de Isaías. – 1 Timóteo 3:16, 17.

Passando a regra trinitária na prova do fogo

Agora, se formos usar a regra de que a mesma expressão ou passagem usada a seres diferentes provaria que tais seres são o mesmo, então concluiríamos que Moisés e Deus são a mesma pessoa. Podemos ver isso nas passagens abaixo:

Marcos 7:10: “Por exemplo, MOISÉS DISSE: ‘Honra a teu pai e a tua mãe.”

Mateus 15:4: “Por exemplo, DEUS DISSE: ‘Honra a teu pai e a tua mãe’.”

Uma afirmação a respeito de alguém pode ser aplicada a outro quando há uma relação entre os dois. Visto que Deus deu a Lei POR INTERMÉDIO DE Moisés (João 1:17), o quinto mandamento (citado acima) pode ser atribuído aos dois, embora sejam pessoas distintas.

Para uma explanação plena do assunto, veja o tema Duas regras – uma falsa e uma verdadeira.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradaspublicada pelas Testemunhas de Jeová.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org


Comentários

  1. O blog "Tradução do Novo Mundo Defendida" fez uma explanação acerca de Isaías 6:9, 10 e João 12:41 em https://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com/category/isaias-viu-a-sua-gloria-isaias-6-e-joao-1241/ Incrível como trinitaristas se servem de argumentos de outras correntes teológicas (unicismo) para tentar "provar" uma doutrina que não tem respaldo nenhum nas Escrituras. Quanto ao blog, está de parabéns. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Amigos e leitores,

    (João 12:36-37, 39-41) Enquanto tendes a luz, exercei fé na luz, a fim de que vos torneis filhos da luz.” Jesus falou estas coisas e foi embora, e escondeu-se deles. 37 Mas, embora tivesse realizado tantos sinais na frente deles, não depositavam fé nele. ... A razão por que não podiam crer é que Isaías disse novamente: 40 “Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes os corações, para que não vissem com os seus olhos, nem compreendessem o pensamento com os seus corações, nem se voltassem e eu os sarasse.” 41 Isaías disse estas coisas, porque viu a sua glória e falou dele.

    As reticências são importantes, pois o versículo 41 quando diz "Isaías disse estas coisas" não está falando apenas de Isaías 6, mas também de Isaías 53 que tem uma passagem citada ali naquelas reticências, ou seja, o verso 41 chama atenção de como essas duas passagens tem aplicação messiânica.

    Por último gostaria de chamar atenção que as palavras do versículo 40 aplicadas por João como uma profecia messiânica dizendo que os judeus não acreditariam na pregação de Jesus, ORIGINALMENTE se referiam a reação dos judeus a pregação DO PRÓPRIO PROFETA ISAÍAS.

    Para quem conhece a questão de tipos e antitípicos, a pregação do profeta atuou como um tipo da pregação do Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por eu citar o texto com reticências, não citando o versículo 38, mostrei como os trinitaristas agem, tentando ocultar qualquer evidência contrária aos seus argumentos. Foi bom você ter trazido à atenção esse verso e ter usado por meio dele uma argumentação adicional que mostra o malabarismo feito pelos trinitaristas para torcer a Bíblia.

      Excluir
    2. "41 Isaías disse ESTAS COISAS, porque viu a sua glória e falou dele"
      ESTAS COISAS = > As coisas do capitulo 6 e também do capitulo 53.

      "porque viu a sua glória e falou dele"
      Porque o profeta viu a glória messiânica e tinha o messias em vista ao profetizar estas palavras.

      E digo mais Apologista, nessa visão profética de Isaías 6, o tipo de Cristo é o profeta e não aquele que está sentado no trono, pois QUEM FARÁ a pregação rejeitada seria O PROFETA, e quem o enviou foi Jeová Deus, então é contraditório que entendêssemos que Cristo era o Deus que enviava o pregador, Cristo é o enviado, e quem envia é seu Pai.

      Excluir
    3. Me tira uma dúvida..
      Na tnm em João 12:41 no fim tem uma referência (f) a Isaías 6:1 .. acho q a tnm deu um equívoco em fazer isso. . O q vc acha?

      Excluir
    4. Um artigo sobre Isaías 6:1 e João 12:41 foi preparado e estará em breve publicado.

      Excluir
  3. quando as tentativas e os argumentos dos trinitarios se esgotam, eles pensam: PORQUE NAO RECORRER AO NOSSOS INIMIGUINHOS(unicistas), CONTANDO QUE NÃO APOIE A IDEIA DOS TJ , isso chega ah ser ridiculo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unicistas e Trinitaristas andam de mãos dadas muitas vezes para atacar as JW e defender com unhas e dentes seu cristeísmo, grande parte das igrejas acham o unicismo um mal menor ou no máximo uma mera diferença de doutrina dentro do meio evangélico. Para a maioria da Cristandade a principal doutrina parece ser que Cristo seja Deus, e não necessariamente a Trindade, só isso explica as alianças com os unicistas, pelo visto se não se conseguir que Jesus seja Deus por uma via, será pela outra. As JW sempre notaram essa confusão, por isso combatem ambos juntos e como sendo dois lados da mesma moeda

      Excluir
  4. Hola Saludos cordiales..
    Algún estudio sobre Mateo 28:19 hablando contra la trinidad ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Miguel:

      Seguem abaixo dois artigos sobre este texto:

      Mateus 28:19 apoia a Trindade?
      http://www.oapologistadaverdade.org/2012/07/mateus-2819-apoia-trindade.html
      Batismo em nome de quem?
      http://www.oapologistadaverdade.org/2014/05/batismo-em-nome-de-quem.html

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)