Image Map











domingo, 1 de março de 2015

O relato sobre Melquisedeque prova que Jesus não teve princípio?


Fonte: http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1102002043

Um leitor deste site escreveu o seguinte:

Olá irmão, fico feliz pelo seu brilhante trabalho em defender as verdades bíblicas pelo seu site "O apologista da verdade". Eu sou testemunha de Jeová, da congregação [nome omitido] de Piauí.. Atualmente estou em debate com um membro da Igreja Adventista do 7º dia sobre trindade! Eu tenho um bom esboço, mas preciso de matérias eruditas sobre os tópicos seguintes: Unigênito, Primogênito, O anjo de Jeová, o termo Panta (“toda as outras coisas”) usado em Colossenses 1:16. Queria que você refutasse a interpretação errada de Hebreus 7: 1-3, de que Jesus não teve principio de dias. Eu agradeço profundamente.

Resposta do Apologista:

Hebreus 7:1-3 declara:

“Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que foi ao encontro de Abraão, quando este voltava da matança dos reis, e o abençoou, 2 e a quem Abraão repartiu um décimo de todas as coisas, é primeiramente, por tradução, ‘Rei da Justiça’, e é então também rei de Salém, isto é, ‘Rei da Paz’. 3 Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo nem princípio de dias nem fim de vida, mas tendo sido feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote perpetuamente.”

Usar Hebreus 7:1-3 para afirmar que Jesus não teve princípio implicaria em afirmar que "Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo" também não o teve, o que seria um absurdo.

O texto ressalta a superioridade do sacerdócio de Cristo, "à maneira de Melquisedeque", em relação ao sacerdócio arônico, que dependia da genealogia, da sucessão de pai para filho. Já Melquisedeque é mencionado como sacerdote sem dependência de genealogia (sem dependência de uma sucessão de sacerdotes numa família sacerdotal). A linhagem dele não é mencionada. Nesse sentido ele era "sem pai, sem mãe, sem genealogia".

Também, por não se mencionar cronologicamente seu nascimento e morte, ele é mencionado como "não tendo nem princípio de dias nem fim de vida". O que o escritor de Hebreus quis mostrar dentro do tema que ele estava desenvolvendo é que a designação de Melquisedeque como sacerdote foi dada diretamente por Deus, não dependendo de uma sucessão familiar de sacerdotes, como era o caso do sacerdócio arônico.

Cristo jamais poderia ser sacerdote arônico, pois Arão era da tribo de Levi, e Jesus, da tribo de Judá. (He 7:11-15) A semelhança de Cristo com Melquisedeque não está na questão de genealogia, início e fim de vida documentados cronologicamente. Pois, no caso de Jesus, há uma genealogia, um início e um fim de vida documentados. A semelhança está na "maneira" do sacerdócio.(He 7:11, 17; também 5:6, 10; 6:20), um sacerdócio diretamente designado por Jeová sem dependência de antecessores sacerdotais.

  


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org









2 comentários:

  1. Apologista, sou um estudante da bíblia e me surgiu uma dúvida que não encontrei a resposta nas publicações. Quando eu for batizado como Testemunha de Jeová, eu vou poder ter amigos que não são Testemunhas de Jeová ou que sejam de outras religiões? Meus filhos também vão poder ter amigos que não sejam Testemunhas de Jeová?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, as Testemunhas de Jeová não são antissociais. Elas mantêm certa convivência com a comunidade social em que vivem, seus vizinhos, parentes, conhecidos, colegas de trabalho etc. O que tomam cuidado é para escolher pessoas que lhes sejam bem próximas, inclusive mesmo dentro da organização cristã, pois, como diz a Bíblia: "Não sejais desencaminhados. Más associações estragam hábitos úteis." (1 Coríntios 15:33)

      Excluir


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *