Pular para o conteúdo principal

O relato sobre Melquisedeque prova que Jesus não teve princípio?


Fonte: jw.org
  
Um leitor deste site escreveu o seguinte:

Olá irmão, fico feliz pelo seu brilhante trabalho em defender as verdades bíblicas pelo seu site “O apologista da verdade”. Eu sou testemunha de Jeová, da congregação [nome omitido] de Piauí [Brasil]. Atualmente estou em debate com um membro da Igreja Adventista do 7.º dia sobre trindade! Eu tenho um bom esboço, mas preciso de matérias eruditas sobre os tópicos seguintes: Unigênito, Primogênito, o anjo de Jeová, o termo pánta (“toda as outras coisas”) usado em Colossenses 1:16. Queria que você refutasse a interpretação errada de Hebreus 7:1-3, de que Jesus não teve princípio de dias. Eu agradeço profundamente.

Resposta:

Hebreus 7:1-3 declara:

“Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que foi ao encontro de Abraão, quando este voltava da matança dos reis, e o abençoou, e a quem Abraão repartiu um décimo de todas as coisas, é primeiramente, por tradução, ‘Rei da Justiça’, e é então também rei de Salém, isto é, ‘Rei da Paz’. Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo nem princípio de dias nem fim de vida, mas tendo sido feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote perpetuamente.”

Usar Hebreus 7:1-3 para afirmar que Jesus não teve princípio implicaria em afirmar que “Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo” também não o teve, o que seria um absurdo.

O texto ressalta a superioridade do sacerdócio de Cristo, “à maneira de Melquisedeque”, em relação ao sacerdócio arônico, que dependia da genealogia (da sucessão de pai para filho). Já Melquisedeque é mencionado como sacerdote sem dependência de genealogia (sem dependência de uma sucessão de sacerdotes numa família sacerdotal). A linhagem dele não é mencionada. Neste sentido ele era “sem pai, sem mãe, sem genealogia”.

Também, por não se mencionar cronologicamente seu nascimento e morte, ele é mencionado como “não tendo nem princípio de dias nem fim de vida”. O que o escritor de Hebreus quis mostrar dentro do tema que ele estava desenvolvendo é que a designação de Melquisedeque como sacerdote foi dada diretamente por Deus, não dependendo de uma sucessão familiar de sacerdotes, como era o caso do sacerdócio arônico.

Cristo jamais poderia ser sacerdote arônico, pois Arão era da tribo de Levi, e Jesus, da tribo de Judá. (Hebreus 7:11-15) A semelhança de Cristo com Melquisedeque não está na questão de genealogia, início e fim de vida documentados cronologicamente. Pois, no caso de Jesus, há uma genealogia, um início e um fim de vida documentados. A semelhança está na “maneira” do sacerdócio. (Hebreus 7:11, 17; também Hebreus 5:6, 10; 6:20), um sacerdócio diretamente designado por Jeová sem dependência de antecessores sacerdotais.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradaspublicada pelas Testemunhas de Jeová.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org


Comentários

  1. Apologista, sou um estudante da bíblia e me surgiu uma dúvida que não encontrei a resposta nas publicações. Quando eu for batizado como Testemunha de Jeová, eu vou poder ter amigos que não são Testemunhas de Jeová ou que sejam de outras religiões? Meus filhos também vão poder ter amigos que não sejam Testemunhas de Jeová?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, as Testemunhas de Jeová não são antissociais. Elas mantêm certa convivência com a comunidade social em que vivem, seus vizinhos, parentes, conhecidos, colegas de trabalho etc. O que tomam cuidado é para escolher pessoas que lhes sejam bem próximas, inclusive mesmo dentro da organização cristã, pois, como diz a Bíblia: "Não sejais desencaminhados. Más associações estragam hábitos úteis." (1 Coríntios 15:33)

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)