Image Map











quarta-feira, 4 de março de 2015

Perguntas sobre as chamadas "Lei moral" e "Lei cerimonial"


Fonte: http://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/achegue-se/justica/lei-de-deus-promove-amor-e-justica/


No debate que eu tive com o adventista Azenilto, no blog Tradução do Novo Mundo Defendida, do Queruvim, um comentarista chamado Marcelo publicou uma série de perguntas demonstrando por raciocínio lógico e bíblico a inexistência da divisão que os sabatistas fazem da Lei mosaica entre “Lei Moral” e “Lei Cerimonial”.

Neste artigo, estou republicando suas perguntas, pois elas servem para clarear a mente daqueles que se enveredam pelo sofisma dessa pretensa divisão da Lei mosaica.

Seguem abaixo as perguntas:

- Como pode Jesus dizer "passaria céu e terra... do que uma partícula da Lei se CUMPRISSE", se ela não estivesse destinada a findar?

- Por que diziam os judeus que eles tinham UMA lei, se, conforme afirmam os sabatistas, eles tinham duas? – João 19:7.

- Como pode ser "VERSADO" na Lei que inclui o sábado semanal, se eles são apenas 10? Quão estúpidas precisam ser as pessoas para não decorar 10 mandamentos em milhares de anos? – Lucas 14:1-6.

- Se os judeus faziam distinção entre Lei Moral e Lei Cerimonial, por que os escritos de Moisés são chamados de TORÁH, que significa LEI? Não indica isto que não havia distinção?

- Se os Dez Mandamentos eram tão importantes, como a expressão “Dez Mandamentos” (ou “Dez Palavras”), sequer aparecem no “Novo Testamento"?

- Se as leis das tabuas eram tão destacadas, eternas e importantes para toda a humanidade, como puderam elas não ter sido citadas (como conjunto) por Jesus? (Há apenas três ocorrências apenas no “Novo Testamento”, a saber: em 2 Cor. 3:3 e em Heb. 9:4.)

- Por que não existe um versículo que diga que tem de se obedecer aos Dez Mandamentos no “Novo Testamento”?

- Em que situação no “Novo Testamento”, ao usar a palavra LEI, se deixa absolutamente claro, que se refere ou a "Lei Cerimonial" ou a "Lei Moral"?

- Por que, ao falar das coisas "que foram ditas" aos tempos antigos, Jesus não fez distinção de "Lei Moral" e "Lei Cerimonial"?

- Se existe diferença entre "Lei Moral" e "Lei Cerimonial", porque nunca vemos sentenças como:

* ‘Não penseis que vim destruir a "Lei Moral" (ou: “os Dez Mandamentos”) ou os profetas...’ – Mat. 5:17.

* ‘Afastai-vos de mim, vós obreiros do que é contra a Lei Moral.’ – Mat. 7:23. (Afinal, segundo os sabatistas, a “Lei Moral” é o que diferenciaria os verdadeiros cristãos.)

* ‘Ou, não lestes na Lei MORAL que os sacerdotes no templo, nos sábados, não tratam o sábado como sagrado e permanecem sem culpa?’ – Mat. 12:5.

* ‘O Filho do homem enviará os seus anjos, e estes reunirão ... os que fazem o que é contra OS Dez MANDAMENTOS, e lançá-los-ão na fornalha ardente’ – Mat. 13:41, 42.

* ‘E um deles, versado na Lei [MORAL], perguntou para prová-lo: “Instrutor, qual é o maior mandamento na Lei [CERIMONIAL]?” ... Destes, dependem toda a LEI CERIMONIAL e os profetas.’ – Mat 22:35-40.

* ‘Ai de vós... estais cheios de hipocrisia e do que é contra a Lei [CERIMONIAL].’ – Mat. 23:27, 28.

* ‘E, por causa do aumento do que é contra OS DEZ MANDAMENTOS, o amor da maioria se esfriará.’ – Mat. 24:12.

* ‘Completando-se também os dias para a purificação deles, segundo a lei de CERIMONIAL Moisés, ... assim como está escrito na lei CERIMONIAL de Jeová: "Todo macho..."’. – Luc. 2:22-24.

* ‘Tendo assim executado todas as coisas segundo a lei CERIMONIAL de Jeová...’ – Luc. 2:39.

* ‘Por meio disto saberão que sois meus discípulos, se GUARDAREM OS DEZ MANDAMENTOS, não SÓ 9...’ – João 13:35.

*’A Lei CERIMONIAL e os Profetas [existiram] até João.’ – Luc. 16:16.


Como o próprio Marcelo admitiu em um e-mail, inúmeras outras perguntas poderiam ser propostas, todas as quais mostram claramente que não existia nem na religião judaica nem no cristianismo estabelecido por Jesus Cristo essa suposta divisão entre “Lei moral” e “Lei cerimonial”.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org





Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *