Pular para o conteúdo principal

Perguntas sobre as chamadas "Lei moral" e "Lei cerimonial"


Fonte: jw.org
  
No debate que eu tive com o adventista Azenilto, no site Tradução do Novo Mundo Defendida”, um comentarista chamado Marcelo publicou uma série de perguntas demonstrando por raciocínio lógico e bíblico a inexistência da divisão que os sabatistas fazem da Lei mosaica entre “Lei Moral” e “Lei Cerimonial”.

Neste artigo, estou republicando suas perguntas, pois elas servem para clarear a mente daqueles que se enveredam pelo sofisma dessa pretensa divisão da Lei mosaica. Seguem abaixo as perguntas:

Como pode Jesus dizer “passaria céu e terra ... do que uma partícula da Lei se CUMPRISSE”, se ela não estivesse destinada a findar?

Por que diziam os judeus que eles tinham UMA lei, se, conforme afirmam os sabatistas, eles tinham duas? – João 19:7.

Como se pode ser “VERSADO” na Lei que inclui o sábado semanal, se eles são apenas 10? Quão estúpidas precisam ser as pessoas para não decorar 10 mandamentos em milhares de anos? – Lucas 14:1-6.

Se os judeus faziam distinção entre Lei Moral e Lei Cerimonial, por que os escritos de Moisés são chamados de TORÁH, que significa LEI? Não indica isto que NÃO havia distinção?

Se os Dez Mandamentos eram tão importantes, como a expressão “Dez Mandamentos” (ou “Dez Palavras”), sequer aparecem no “Novo Testamento”?

Se as leis das tabuas eram tão destacadas, eternas e importantes para toda a humanidade, como puderam elas não ter sido citadas (como conjunto) por Jesus? (Há apenas três ocorrências no “Novo Testamento”, a saber: em 2 Coríntios 3:3 e em Hebreus 9:4.)

Por que não existe um versículo que diga que tem de se obedecer aos Dez Mandamentos no “Novo Testamento”?

Em que situação no “Novo Testamento”, ao usar a palavra LEI, se deixa absolutamente claro que se refere ou a “Lei Cerimonial” ou a “Lei Moral”?

Por que, ao falar das coisas “que foram ditas” aos tempos antigos, Jesus não fez distinção de “Lei Moral” e “Lei Cerimonial”?

Se existe diferença entre “Lei Moral” e “Lei Cerimonial”, porque nunca vemos sentenças como:

‘Não penseis que vim destruir a “Lei Moral” (ou: “os Dez Mandamentos”) ...’ – Mateus 5:17.

‘Afastai-vos de mim, vós obreiros do que é contra a Lei Moral.’ (Mateus 7:23). Afinal, segundo os sabatistas, a “Lei Moral” é o que diferenciaria os verdadeiros cristãos.

‘Ou, não lestes na Lei MORAL que os sacerdotes no templo, nos sábados, não tratam o sábado como sagrado e permanecem sem culpa?’ – Mateus 12:5.

‘O Filho do homem enviará os seus anjos, e estes reunirão ... os que fazem o que é contra OS DEZ MANDAMENTOS, e lançá-los-ão na fornalha ardente’ – Mat. 13:41, 42.

‘E um deles, versado na Lei MORAL, perguntou para prová-lo: “Instrutor, qual é o maior mandamento na Lei CERIMONIAL?” ... Destes, dependem toda a LEI CERIMONIAL e os profetas.’ – Mateus 22:35-40.

‘Ai de vós... estais cheios de hipocrisia e do que é contra a Lei CERIMONIAL.’ – Mateus 23:27, 28.

‘E, por causa do aumento do que é contra OS DEZ MANDAMENTOS, o amor da maioria se esfriará.’ – Mateus 24:12.

‘Completando-se também os dias para a purificação deles, segundo a lei de CERIMONIAL, de Moisés, ... assim como está escrito na lei CERIMONIAL de Jeová: “Todo macho...”’. – Lucas 2:22-24.

‘Tendo assim executado todas as coisas segundo a lei CERIMONIAL de Jeová...’ – Lucas 2:39.

‘Por meio disto saberão que sois meus discípulos, se GUARDAREM OS DEZ MANDAMENTOS, não SÓ 9 ...’ – João 13:35.

‘A Lei CERIMONIAL e os Profetas [existiram] até João.’ – Lucas 16:16.

Como o próprio Marcelo admitiu em um e-mail, inúmeras outras perguntas poderiam ser propostas, todas as quais mostram claramente que não existia nem na religião judaica nem no cristianismo estabelecido por Jesus Cristo essa suposta divisão entre “Lei moral” e “Lei cerimonial”.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradaspublicada pelas Testemunhas de Jeová.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Comentários

  1. Obrigado irmão mais uma vez pelo seu trabalho e grande esforço no espirito de Jeová!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)