Pular para o conteúdo principal

Destaques da Leitura da Bíblia: 1 Reis 21 e 22



Nabote: exemplo de coragem e de obediência à Lei de Jeová

1 Reis 21:2, 3: “Acabe disse a Nabote: ‘Dê-me o seu vinhedo para eu fazer uma horta, pois ele fica perto da minha casa. Eu lhe darei em troca um vinhedo melhor. Ou, se você preferir, eu lhe darei o valor dele em dinheiro.’ Mas Nabote disse a Acabe: ‘Em respeito a Jeová, eu jamais lhe daria a herança dos meus antepassados.’ Portanto, Acabe entrou na sua casa contrariado e abatido porque Nabote, o jezreelita, lhe tinha dito: ‘Não lhe darei a herança dos meus antepassados.’ Então ele se deitou na sua cama, virou o rosto e não quis comer nada.

Nabote corajosamente negou ao Rei Acabe a venda perpétua de uma herança de família, em obediência à lei de Levítico 25:23-28.

Pessoas em posição de autoridade no povo de Deus precisam tomar cuidado para não se corromperem

1 Reis 21:8-11: “Assim, ela escreveu cartas em nome de Acabe, selou-as com o selo dele e enviou as cartas aos anciãos e aos nobres que moravam na cidade de Nabote. Ela escreveu nas cartas: ‘Proclamem um jejum e façam Nabote sentar-se diante do povo. E façam dois homens imprestáveis sentar-se em frente a ele e testemunhar contra ele, dizendo: “Você amaldiçoou a Deus e ao rei!” Depois levem-no para fora da cidade e apedrejem-no até a morte.’ Portanto, os homens da cidade de Nabote, os anciãos e os nobres que moravam naquela cidade, fizeram exatamente como estava escrito nas cartas que Jezabel lhes tinha enviado.

Aquele que consente também leva a culpa de quem pratica

1 Reis 21:17-19: “Mas Elias, o tisbita, recebeu a seguinte palavra de Jeová:  ‘Vá depressa ao encontro de Acabe, rei de Israel, que está em Samaria. Ele está no vinhedo de Nabote, pois foi para lá a fim de tomar posse dele. Diga-lhe: “Assim diz Jeová: ‘Você assassinou um homem e também tomou o terreno dele?’” Diga-lhe também: “Assim diz Jeová: ‘No lugar onde os cães lamberam o sangue de Nabote, os cães lamberão o seu próprio sangue.”’”

Romanos 1:32: “Embora eles conheçam muito bem o justo decreto de Deus, de que os que praticam essas coisas merecem a morte, não somente continuam a fazê-las, mas também aprovam os que as praticam.

Associação com pessoas más leva a péssimas consequências

1 Reis 22:4: “Ele [Acabe] perguntou então a Jeosafá: ‘Você vai comigo lutar em Ramote-Gileade?’ Jeosafá respondeu ao rei de Israel: ‘Eu estarei com você. O meu povo estará com o seu povo. Os meus cavalos estarão com os seus cavalos.’”

1 Reis 22:31, 32: “O rei da Síria tinha dado a seguinte ordem aos 32 chefes dos seus carros de guerra: ‘Não lutem com ninguém, nem com o pequeno nem com o grande, apenas com o rei de Israel [o Rei Acabe].’ Por isso, assim que os chefes dos carros de guerra viram Jeosafá, disseram: ‘Com certeza é o rei de Israel!” E foram em sua direção para atacá-lo. Então Jeosafá começou a gritar por socorro.

1 Reis 22:44: “Jeosafá manteve relações pacíficas com o rei de Israel.

2 Crônicas 18:1: “ Jeosafá teve muitas riquezas e muita glória, mas ele formou uma aliança matrimonial com Acabe.

2 Crônicas 19:2: “Jeú, filho de Hanani, o vidente, saiu ao encontro do rei Jeosafá e lhe disse: ‘É aos maus que o senhor deve ajudar, e é aos que odeiam a Jeová que deve amar? Por causa disso, Jeová está indignado com o senhor.’”

A palavra de Jeová se cumpre com exatidão

1 Reis 22:34-38: “Mas certo homem atirou ao acaso com o seu arco e atingiu o rei de Israel entre as juntas da sua cota de malha. Então o rei disse ao condutor do seu carro de guerra: ‘Dê a volta e leve-me para fora da batalha, pois fui gravemente ferido.’ A batalha continuou intensa durante aquele dia, e tiveram de manter o rei em pé no seu carro de guerra, de frente para os sírios. O sangue do ferimento escorria dentro do carro de guerra, e ele morreu ao entardecer. Por volta do pôr do sol, um grito ressoou entre os soldados: ‘Cada um para a sua cidade! Cada um para a sua terra!’ Assim o rei morreu e foi levado para Samaria; eles enterraram o rei em Samaria. Quando lavaram o carro de guerra junto ao reservatório de Samaria, os cães lamberam o sangue dele e as prostitutas se banharam ali, segundo a palavra que Jeová havia falado.

1 Reis 21:19: “Diga-lhe [a Acabe]: ‘Assim diz Jeová: “Você assassinou um homem e também tomou o terreno dele?”’ Diga-lhe também: ‘Assim diz Jeová: “No lugar onde os cães lamberam o sangue de Nabote, os cães lamberão o seu próprio sangue.”’”

A Bíblia é historicamente exata e confiável

1 Reis 22:39: “Quanto aos outros acontecimentos da história de Acabe, tudo o que ele fez, a casa de marfim que construiu e todas as cidades que construiu, não estão escritos no livro da história da época dos reis de Israel?

Encontraram-se grande quantidade de placas, peças e painéis de marfim na área do palácio (Amós 6:4; it-1, 201), com aposentos revestidos de madeira incrustada de marfim. (Amós 3:15; it-1, 456)



Explicação das siglas usadas:


It-1Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 1, publicado pelas Testemunhas de Jeová.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site oapologistadaverdade.org




Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)