Pular para o conteúdo principal

Destaques da Leitura da Bíblia: 1 Crônicas 8-11

É necessário sermos de confiança

1 Crônicas 9:13, 22, 26: “E os irmãos deles, cabeças das casas paternas, 1.760 homens fortes e capazes, prontos para realizar o serviço da casa do verdadeiro Deus. Todos os que foram escolhidos como porteiros das entradas somavam 212. Eles se estabeleceram nos seus povoados segundo o seu registro genealógico. Haviam sido designados para esse cargo de confiança por Davi e Samuel, o vidente. Havia quatro porteiros principais no cargo de confiança. Eles eram levitas, e estavam encarregados das salas e dos tesouros da casa do verdadeiro Deus. Eles passavam a noite nos seus postos ao redor da casa do verdadeiro Deus, pois tinham a responsabilidade de vigiá-la, estavam encarregados da chave e abriam a casa todas as manhãs.”

1 Crônicas 9:26, 27 … diz … respeito [aos] porteiros levitas. ‘Eles tinham uma ímpar função de confiança’ … . Eles tinham a chave — o objeto que simbolizava o próprio poder de controlar o acesso às áreas sagradas do templo. Eram de confiança, abrindo os portões fidedignamente todas as manhãs. … ‘Confiou-se a vocês uma tarefa ímpar e uma chave especial, por assim dizer, com a qual abrir, manhã após manhã, para os que querem entrar nos pátios da verdadeira adoração. Zelem bem por esse encargo e usem fidedignamente aquela chave.’ – w88 1/12 pp. 21-22.

Os porteiros levitas ocupavam um cargo de grande confiança, visto que lhes foi dada a chave da entrada dos lugares santos do templo. Podia-se confiar neles para abrir os portões todos os dias. De maneira similar, fomos encarregados da responsabilidade de contatar as pessoas no nosso território e ajudá-las a adorar a Jeová. Devemos também ser tão confiáveis quanto os porteiros levitas. – w05 1/10 p. 9.

1 Crônicas esclarece Isaías 66:23

1 Crônicas 9:32: “Alguns dos coatitas, seus irmãos, estavam encarregados de preparar os pães da proposição todos os sábados.”

A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas (Edição de 1986) verte assim a última parte do versículo: “de sábado em sábado”, como também faz a IBB.

Por outro lado, lemos em Isaías 66:23:

“‘E, de lua nova a lua nova e de sábado a sábado, todos os humanos virão para se curvar diante de mim’, diz Jeová.”

Óbvio está que de sábado em sábado” significa “todos os sábados”, ao passo que “de sábado a sábado” significa todos os dias da semana. Isso mostra que na Nova Terra, de que fala o texto, todos os dias serão iguais perante Deus, assim como passou a ser a partir da existência do cristianismo.

A infidelidade resulta na perda da proteção divina

1 Crônicas 9:1: “E Judá foi levado para o exílio em Babilônia por causa da sua infidelidade.”

A exatidão da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada

1 Crônicas 8:29: “Jeiel, o pai de Gibeão, morava em Gibeão. O nome da sua esposa era Maacá.”

Outras traduções omitem o nome “Jeiel”:

“E em Gibeão habitou o pai de Gibeão; e era o nome de sua mulher Maaca.” – ACRF.

“E em Gibeão habitaram o pai de Gibeão, cuja mulher se chamava Maacá.” – IBB.

O mesmo faz a SBB, KJ, ARC, ARA, Ave Maria.

O nome é colocado em NVI, ASV (entre colchetes), NAB.

A base para se colocar o nome “Jeiel” se encontra na LXXL (Versão Septuaginta, Paul de Lagarde, Göttingen, Alemanha, 1883) e na seguinte passagem:

1 Crônicas 9:35: “Jeiel, o pai de Gibeão, morava em Gibeão. O nome da sua esposa era Maacá.”

Harmonizando passagens bíblicas

1 Samuel 31:10: “Então puseram a armadura dele na casa de Astorete e penduraram seu cadáver na muralha de Bete-Sã.”

1 Crônicas 10:10: “Então puseram a armadura dele na casa do deus deles e penduraram a sua cabeça na casa de Dagom.”

Primeiro Samuel 31:10 declara que os filisteus colocaram a armadura do Rei Saul “na casa das imagens de Astorete e prenderam seu corpo morto à muralha de Bete-Sã”, ao passo que 1 Crônicas 10:10 afirma que “puseram a armadura dele na casa do seu deus, e o crânio dele prenderam à casa de Dagom”. Dois dos templos escavados eram do mesmo período e um deles fornece evidência de ser o templo de Astorete, ao passo que se acha que o outro seja o de Dagom, assim se harmonizando com os textos acima quanto à existência de dois templos em Bete-Sã. – it-1 p. 199, verbete “Arqueologia”.

A apostasia pode levar ao envolvimento direto com demônios

1 Crônicas 10:13, 14: “Assim Saul morreu por causa da sua infidelidade a Jeová, por não ter obedecido à palavra de Jeová; também porque consultou uma médium espírita em vez de consultar a Jeová. Por isso, Ele o entregou à morte e transferiu o reinado para Davi, filho de Jessé.”

No entanto, quando os homens se desviam de Jeová e se alienam do Único que conhece o fim desde o princípio, facilmente se tornam vítimas da influência demoníaca, espírita. Saul é notável exemplo de alguém que, no início, voltava-se para Jeová em busca de conhecimento dos eventos futuros, mas que, depois de ter sido cortado de todo o contato com Deus, devido à sua infidelidade, voltou-se para os demônios, como substitutos da orientação divina. — 1Sa 28:6, 7; 1Cr 10:13, 14. – it-1 p. 50, verbete “Adivinhação”.

As orações a Jeová precisam ser sinceras, de coração

1 Crônicas 10:13, 14: “Saul … consultou uma médium espírita em vez de consultar a Jeová. Por isso, Ele o entregou à morte e transferiu o reinado para Davi, filho de Jessé.”

Depois de o profeta Samuel dizer ao Rei Saul que tinha sido rejeitado por Deus devido à sua desobediência, Saul prostrou-se diante de Jeová. (1 Samuel 15:30, 31) Mas fez isso apenas como uma formalidade. Saul não desejava ser obediente a Deus, mas ser honrado perante o povo. Mais tarde, quando os filisteus guerrearam contra Israel, Saul indagou de Jeová, porém de forma mecânica. No entanto, quando não recebeu resposta, foi consultar uma médium espírita, embora soubesse que isso era condenado por Jeová. (Deuteronômio 18:10-12; 1 Samuel 28:6, 7) Resumindo o assunto, 1 Crônicas 10:14 diz a respeito de Saul: “Não consultou a Jeová.” Por que se diz isso? Porque faltava fé nas orações de Saul. Por isso, era como se ele não tivesse orado. – w03 1/5 pp. 9-10 par. 8; grifo acrescentado.

Jeová não se esquece da obra dos seus servos fiéis

1 Crônicas 9:20: “No passado, Fineias, filho de Eleazar, tinha sido o líder deles, e Jeová estava com ele.”

Hebreus 6:10: “Pois Deus não é injusto para se esquecer da sua obra e do amor que vocês mostraram ao nome dele, por servirem os santos e continuarem a servi-los.”

Importância da música na adoração de Jeová

1 Crônicas 9:33: “Estes eram os cantores, cabeças das casas paternas dos levitas, que ficavam nas salas e estavam isentos de outros deveres, pois tinham a responsabilidade de estar a serviço dia e noite.

Dava-se considerável importância ao canto no templo. Isto se evidencia em muitas referências bíblicas aos cantores, bem como em que eles estavam ‘livres dos deveres’ comuns aos outros levitas, para se devotarem inteiramente ao seu serviço. – it-3 p. 46 verbete “Música”.

1 Crônicas esclarece passagens bíblicas

1 Samuel 9:1, 2: “Havia um homem de Benjamim que se chamava Quis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afia. Ele era benjaminita e era muito rico. Ele tinha um filho chamado Saul, que era jovem e bonito — entre os israelitas não havia homem que fosse mais bonito do que ele —, e era o mais alto de todos; os outros chegavam apenas aos seus ombros.

1 Sam. 14:50, 51: “O nome da esposa de Saul era Ainoã, filha de Aimaás. O nome do chefe do seu exército era Abner, filho de Ner, tio de Saul. Quis era o pai de Saul; e Ner, pai de Abner, era filho de Abiel.

1 Crônicas 8:29-33: “Jeiel, o pai de Gibeão, morava em Gibeão. O nome da sua esposa era Maacá. Seu filho primogênito foi Abdom; depois vieram Zur, Quis, Baal, Nadabe, Gedor, Aiô e Zequer. Miclote tornou-se pai de Simeá. Todos eles moravam em Jerusalém, perto dos seus irmãos, junto com os seus outros irmãos. Ner tornou-se pai de Quis; Quis tornou-se pai de Saul; Saul tornou-se pai de Jonatã, de Malquisua, de Abinadabee de Esbaal.”

1 Crônicas 9:35-39: “Jeiel, o pai de Gibeão, morava em Gibeão. O nome da sua esposa era Maacá. Seu filho primogênito foi Abdom; depois vieram Zur, Quis, Baal, Ner, Nadabe, Gedor, Aiô, Zacarias e Miclote. Miclote tornou-se pai de Simeão. Todos eles moravam em Jerusalém, perto dos seus irmãos, junto com os seus outros irmãos. Ner tornou-se pai de Quis; Quis tornou-se pai de Saul; Saul tornou-se pai de Jonatã, de Malquisua, de Abinadabe e de Esbaal.

Portanto, ao lermos em 1 Samuel 9:1 que Quis (isto é, o segundo Quis, pai de Saul) era “filho de Abiel”, parece que o sentido é que ele era neto de Abiel, conforme muitas vezes se dá na genealogia bíblica, quando simplesmente se omitem um ou mais elos na genealogia. (Assim, ao passo que se menciona “a família dos matritas” em 1 Samuel 10:21 como incluindo Quis e Saul, o nome de Matri não aparece nos relatos que aqui consideramos, nem no restante da Bíblia.)
O registro em 1 Crônicas (8:33; 9:39) parece bastante específico em apresentar Ner como pai imediato do segundo Quis, e este relato é claramente o mais explícito dos dois. it-1 p. 19, verbete “Abiel”; grifo acrescentado.

Importância da contabilidade correta

1 Crônicas 9:28: “Alguns estavam encarregados dos utensílios usados no serviço; eles os contavam quando eram devolvidos e também quando eram retirados.”

A coragem é uma qualidade apreciada por Deus

1 Crônicas 8:40: “Os filhos de Ulão eram guerreiros valentes, que sabiam usar o arco. Eles tinham muitos filhos e netos, 150 ao todo. Todos esses foram descendentes de Benjamim.”

Membros da grande multidão estão sendo treinados para conduzir o povo de Deus ao novo mundo

1 Crônicas 9:2: “Os primeiros que voltaram a morar nas suas propriedades, nas suas cidades, foram alguns israelitas, os sacerdotes, os levitas e os servos do templo.”

A nota de rodapé diz: “Ou: ‘os netineus’. Lit.: ‘os que foram dados’.”

O que pode muito bem ter sido prefigurado pelos privilégios adicionais de serviço dados aos netineus e aos filhos dos servos de Salomão ao retornarem do exílio em Babilônia?
Hoje, ao passo que os do restante do Israel espiritual na Terra [cristãos com esperança celestial] estão diminuindo, os que são das outras ovelhas [os que viverão na Terra] estão aumentando. Alguns destes semelhantes a ovelhas, assim como os netineus e os filhos dos servos de Salomão, receberam agora pesadas responsabilidades sob a supervisão do restante. (Isaías 61:5) — w92 15/4, páginas 16-17.

“Todos” nem sempre significa literalmente “todos”

1 Crônicas 10:6: “Assim Saul e seus três filhos morreram, e todos os da sua casa morreram na mesma ocasião.”

Na realidade, sobrou o filho varão mais novo de Saul, chamado Is-Bosete:

2 Samuel 2:8: “Mas Abner, filho de Ner, chefe do exército de Saul, levou Is-Bosete, filho de Saul, a Maanaim, que fica do outro lado do rio.”

Veja outros exemplos bíblicos do relativismo existente no uso da palavra “todos”:

Juízes 20:1-3: “Portanto, todos os israelitas saíram desde Dã até Berseba, e da terra de Gileade, e toda a assembleia se reuniu de comum acordo diante de Jeová em Mispá. Assim, os chefes do povo e todas as tribos de Israel tomaram sua posição na congregação do povo de Deus, 400.000 soldados, armados com espadas. Os benjaminitas souberam que os homens de Israel haviam subido a Mispá.” (A nação inteira não se reuniu em Mispá. Como o próprio texto se autoexplica, foram guerreiros representantes das tribos israelitas que o fizeram.)

Josué 6:17: “A cidade e tudo o que há nela devem ser entregues à destruição, pois pertencem a Jeová. Somente Raabe, a prostituta, pode continuar a viver, ela e todos os que estiverem com ela na casa, pois ela escondeu os mensageiros que enviamos.” (Portanto, “tudo” não incluía Raabe e os da sua família.)

Essa verdade ajuda a esclarecer diversos textos de cunho doutrinal, envolvendo a divindade de Cristo e o destino do planeta Terra.

Por exemplo, o uso da palavra “todos” (“tudo” ou “todas as coisas”) em Colossenses 1:15-20, e é abordada neste site no artigo Jesus é o Criador ou um Ser criado? – Exame de Colossenses 1:15-20 neste site.

(Um artigo futuro considerará o uso da palavra “todos” sobre o destino do planeta Terra.)

Respeito pela santidade do sangue

1 Crônicas 11:17-19: “Davi expressou este desejo: ‘Quem me dera beber da água da cisterna que fica perto do portão de Belém!’ Então os três invadiram o acampamento dos filisteus, tiraram água da cisterna que fica perto do portão de Belém e a trouxeram a Davi. Mas Davi não quis bebê-la e a derramou para Jeová. Ele disse: ‘Em respeito ao meu Deus, eu jamais faria isso! Como eu poderia beber o sangue dos homens que arriscaram a vida? Pois eles arriscaram a vida para trazê-la.’ Assim, ele não quis bebê-la. Essas são as façanhas dos três guerreiros valentes de Davi.”

Os servos de Deus não inserem sangue em seus corpos porque o sangue representa a vida, algo que pertence a Deus. (Gênesis 9:3, 4; Levítico 17:9-15; Atos 15:28, 29) No caso em questão envolvendo Davi, a água, nas circunstâncias em que foi obtida, passou também a representar a vida daqueles que a  arriscaram para obtê-la.

Há os que argumentam que o sangue só representa a vida do animal porque este é abatido para ser consumido. No entanto, a água nesta circunstância representou a vida de humanos que não morreram, que não foram abatidos. Isso mostra que o sangue representa a vida independente de haver vítimas e independente de a vida pertencer a um animal ou a um humano.

Explicação das siglas usadas:

ACRF: Almeida Corrigida e Revisada Fiel.
ARA: Almeida Revista e Atualizada.
ARC: Almeida Revista e Corrigida.
ASV: American Standard Version.
IBB: Almeida da Imprensa Bíblica Brasileira.
it: obra Estudo Perspicaz das Escrituras. O número em sequência indica o volume.
KJ: King James Version.
NAB: The New American Bible.
NVI: Nova Versão Internacional.
SBB: Sociedade Bíblica Britânica.
w: revista A Sentinela. Os números em sequência indicam, respectivamente, o ano, o dia e o mês da publicação.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada.


Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)