Pular para o conteúdo principal

Destaques da Leitura da Bíblia: 2 Crônicas 20-24



Jeová não se esquece dos seus servos leais

2 Crônicas 20:7: “Ó nosso Deus, não expulsaste os habitantes desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste como propriedade permanente à descendência do teu amigo Abraão?

Sobre isso, o livro “Comentário à Carta de Tiago” (p. 89) explicou:

A palavra hebraica traduzida por “amigo” em Isaías 41:8 é a mesma palavra traduzida pela frase “aquele que [te] amou” … em 2 Crônicas 20:7; e ali o Rei Jeosafá declarou que Abraão era o …“amigo” de Deus. … Foi posteriormente que Jeová, mediante Isaías, chamou Abraão de “meu amigo” ou “aquele que me ama” (NM; Rotherham, em inglês)

Se o Rei Jeosafá, um humano imperfeito, lembrou-se de Abraão como “amigo” de Jeová, que havia falecido mais de 900 anos antes, quanto mais o Deus afetuoso e perfeito no mais elevado grau se lembra de seus servos leais!

Como declara Hebreus 6:10:

“Pois Deus não é injusto para se esquecer da sua obra e do amor que vocês mostraram ao nome dele, por servirem os santos e continuarem a servi-los.


Estar “diante de Jeová” não significa estar no céu

2 Crônicas 20:13: “Enquanto isso, todos os homens de Judá estavam diante de Jeová, junto com suas esposas e seus filhos, incluindo as crianças.

Isso ajuda a entender Apocalipse 7:9:

“Depois disso eu vi uma grande multidão, que nenhum homem era capaz de contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de compridas vestes brancas, e havia folhas de palmeiras nas suas mãos.


Quadro profético de como estará o povo de Deus na guerra do Armagedom

2 Crônicas 20:15-17: “Ele [o Rei Jeosafá] disse: ‘Prestem atenção, todo o Judá, habitantes de Jerusalém e rei Jeosafá! Assim lhes diz Jeová: “Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa dessa grande multidão, pois a batalha não é sua, mas de Deus. … Vocês não terão de lutar nesta batalha. Tomem a sua posição, fiquem parados e vejam a salvação de Jeová a seu favor.”’”


Adoração verdadeira emana do coração

2 Crônicas 20:33: “Mas os altos sagrados não foram removidos, e o povo ainda não tinha preparado seu coração para buscar o Deus dos seus antepassados.


Más companhias têm más consequências

2 Crônicas 20:35-37: “Depois Jeosafá, rei de Judá, fez uma aliança com Acazias, rei de Israel, que fazia o que era mau. Assim, eles se tornaram sócios na construção de navios que iriam a Társis, e construíram os navios em Eziom-Geber. No entanto, Eliézer, filho de Dodavaú, de Maressa, profetizou contra Jeosafá, dizendo: ‘Visto que o senhor fez uma aliança com Acazias, Jeová destruirá os seus trabalhos.’ Assim, os navios naufragaram e não puderam chegar a Társis.


Os que abandonam a Jeová perdem a sua proteção

2 Crônicas 21:10: “Mas a revolta de Edom contra Judá continua até hoje [quando foi escrito 2 Crônicas]. Libna também se rebelou contra ele [Jeorão] naquela época, porque ele tinha abandonado a Jeová, o Deus dos seus antepassados.”


Vantagem da Tradução do Novo Mundo

2 Crônicas 22:1, 2: Então os habitantes de Jerusalém fizeram do filho mais novo de Jeorão, Acazias, rei no seu lugar, pois o bando de saqueadores que tinha vindo com os árabes ao acampamento havia matado todos os filhos mais velhos. Assim, Acazias, filho de Jeorão, começou a reinar em Judá.  Acazias tinha 22 anos de idade quando se tornou rei, e reinou por um ano em Jerusalém. O nome da sua mãe era Atalia, neta de Onri.

O filho era mais velho do que o pai?

“[Jorão] era da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou em Jerusalém oito anos: e foi-se sem deixar de si saudades algumas.” – 2 Crô. 21:16, 20, AlIBB.

“E os moradores de Jerusalém fizeram rei a Acazias, seu filho mais moço, em seu lugar. ... Era da idade de quarenta e dois anos, quando começou a reinar.” – 2 Crô. 22:1, 2, Al, IBB.

NM soluciona o absurdo acima traduzindo assim 2 Crônicas 22:2:

“Acazias tinha vinte e dois anos de idade quando começou a reinar.”

A nota de rodapé dessa tradução erudita [Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências, de 1986] explica que, embora o Texto Massorético e a Vulgata traduzam por “quarenta e dois”, a Septuaginta LXXL (originalmente do 3.º e do 2.º séculos AEC) e a Pesito siríaca (originalmente do 5.º EC) traduzem por “vinte e dois”. Mais importante ainda, o texto paralelo de 2 Reis 8:26 coloca “vinte e dois”. – Extraído do artigo "As traduções da cristandade – parte 2".



A obediência aos pais não inclui fazer coisas contrárias a Jeová

2 Crônicas 22:3: “Acazias também andava nos caminhos da casa de Acabe, pois a sua mãe o aconselhava a fazer o que era mau.


Conceito correto sobre uso de cosméticos

 2 Reis 9:30: “Quando Jeú chegou a Jezreel, Jezabel ficou sabendo disso. Então ela pintou os olhos de preto, enfeitou a cabeça e olhou pela janela.”

Alguns fundamentalistas usam o texto acima para pregar que é errado usar cosméticos porque a maldosa Jezabel fez uso deles.

Contudo, se seguirmos esse raciocínio, iremos também condenar o uso de vestido para mulheres, visto que outra mulher má, Atalia, usava vestido:

2 Crônicas 23:13: “Então ela [Atalia] viu o rei em pé junto à coluna, na entrada. Os príncipes e os que tocavam as trombetas estavam com o rei; todo o povo se alegrava e tocava trombetas, e os cantores, com instrumentos musicais, lideravam os louvores. Em vista disso, Atalia rasgou a sua roupa [“os seus vestidos”, ARC, ARA, ACRF, IBB] e gritou: ‘Conspiração! Conspiração!’” 


Lei de sacrifícios (a chamada “lei cerimonial”) era também Lei de Deus

2 Crônicas 23:18: “Então Jeoiada colocou a supervisão da casa de Jeová nas mãos dos sacerdotes e dos levitas, os quais Davi tinha organizado em turmas para servir na casa de Jeová, oferecendo os sacrifícios queimados de Jeová, conforme está escrito na Lei de Moisés, com alegria e com cânticos, segundo as instruções de Davi.

1 Crônicas 16:40: “Para fazer regularmente ofertas queimadas a Jeová no altar da oferta queimada, de manhã e ao anoitecer, e para fazer tudo o que está escrito na Lei que Jeová havia ordenado a Israel.

2 Crônicas 31:3: “Parte dos próprios bens do rei era dada para as ofertas queimadas, incluindo as ofertas da manhã e do anoitecer, e também as ofertas queimadas dos sábados, das luas novas e das festividades, conforme está escrito na Lei de Jeová.

Neemias 10:29: “Todos eles, se juntaram a seus irmãos, os homens de destaque, e juraram sob maldição que andariam na Lei do verdadeiro Deus, dada por meio de Moisés, o servo do verdadeiro Deus, e que obedeceriam cuidadosamente a todos os mandamentos de Jeová, nosso Senhor, suas decisões judiciais e seus decretos.


A ingratidão é um pecado muito grave!

2 Crônicas 24:20-25: “O espírito de Deus veio sobre Zacarias, filho de Jeoiada, o sacerdote, e ele ficou de pé num lugar mais alto do que o povo e lhes disse: ‘Assim diz o verdadeiro Deus: “Por que vocês estão violando os mandamentos de Jeová? Vocês não serão bem-sucedidos! Visto que vocês abandonaram a Jeová, ele também os abandonará.”’” Mas conspiraram contra ele e, por ordem do rei, o apedrejaram no pátio da casa de Jeová. Assim, o rei Jeoás não se lembrou do amor leal que Jeoiada, pai dele, lhe tinha demonstrado e matou o filho dele, que disse quando estava morrendo: ‘Que Jeová veja isso e o faça prestar contas.’ No começo do ano, o exército sírio veio contra Jeoás, e eles invadiram Judá e Jerusalém. Então eliminaram todos os príncipes do povo e enviaram todo o seu despojo ao rei de Damasco. Embora o exército invasor dos sírios tivesse poucos homens, Jeová lhes entregou um exército muito grande, porque eles tinham abandonado a Jeová, o Deus dos seus antepassados. Assim, eles executaram o julgamento em Jeoás. E, quando os sírios foram embora, deixando-o gravemente ferido, seus próprios servos conspiraram contra ele, porque ele tinha derramado o sangue dos filhos de Jeoiada, o sacerdote. Eles o mataram na sua própria cama. Assim ele morreu e foi enterrado na Cidade de Davi, mas não o enterraram nas sepulturas dos reis.


Explicação das siglas usadas:

ACRF: Almeida Corrigida e Revisada Fiel.
ARA: Almeida Revista e Atualizada.
Al; ARC: Almeida Revista e Corrigida.
IBB: Almeida da Imprensa Bíblica Brasileira.
NM: Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.

A menos que seja indicada outra fonte, todas as publicações citadas, com exceção das traduções da Bíblia, são produzidas pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)