Entendo que esse versículo possui alguns elementos
semelhantes ao texto de Mateus 16:15-18, onde lemos na versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel (ACRF):
“Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E
Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus,
respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não
revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te
digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas
do inferno não prevalecerão contra ela.”
A Igreja católica especificamente entende que nesse
versículo a “pedra” é Pedro; porém, uma análise nos traz à luz que a identidade
da “pedra” na verdade está na resposta
dada por Pedro de que Jesus era o Cristo. Ficando assim:
Pergunta de Cristo: ‘Quem eu sou?’
Resposta de Pedro: ‘O Cristo.’
Afirmação de Jesus: “Sobre esta pedra (“pedra”= resposta de Pedro de que Jesus era o
Cristo) edificarei a minha igreja.”
Esse entendimento é comprovado pelas palavras do próprio
apóstolo Pedro, em Atos 4:11:
“Esse Jesus, pedra
que foi desprezada por vós, edificadores, tornou-se a pedra angular.”- Bíblia
Ave Maria.
Agora, vejamos 1 João 5:20:
“E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para
que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu
Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” – ACRF.
Em 1 João 5:20, alguns elementos são similares, pois
muitos, ao lerem sem a detida atenção, de fato podem concluir que o “verdadeiro
Deus e a vida eterna” seja Cristo, assim como uma leitura corrida de Mateus 16
pode levar muitos a concluírem que Pedro seja a “pedra” à qual Jesus se
referiu. Portanto, de maneira simples, 1 João 5:20 pode ser entendido
plenamente conforme esboçado abaixo:
Esse versículo possui 3 elementos:
(1) Cristo.
(2) O entendimento que Cristo nos dá do “Verdadeiro”.
(3) O “Verdadeiro”.
Cada um tem uma função específica nesse texto, que
podemos entender assim:
Cristo: O Filho de Deus, que nos deu entendimento para
conhecer o Verdadeiro.
“No que é verdadeiro estamos, isto, é em seu Filho
Jesus Cristo” = o entendimento dado por
Cristo sobre o Verdadeiro.
“Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” = o Verdadeiro é Aquele sobre quem Cristo nos
deu entendimento: seu Pai, Jeová.
Lemos em 1 João 5:10-13 (ACRF):
“Quem crê no Filho de Deus, em si
mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu
no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está
em seu Filho. Quem tem o Filho tem
a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome
do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais
no nome do Filho de Deus.”
Observe o
leitor que a passagem acima faz distinção, não entre Deus, o Pai e o Filho, mas
sim entre “Deus” e seu Filho. Ou seja, apenas o Pai é chamado de Deus. Jesus
Cristo é referido como sendo seu Filho, e não Deus-Filho. E esse padrão é seguido
por todo o “Novo Testamento”.
Por conseguinte,
assim como, em Mateus 16, a “pedra” não é Pedro, e sim o Cristo, de modo
similar, em 1 João 5:20, o “verdadeiro Deus” não é Cristo, e sim o Pai, Jeová
Deus.
A menos que haja uma
indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada.
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