Pular para o conteúdo principal

A religião hebraica é uma cópia da religião cananeia? (Parte 1)


Ancient Baal worship when children were sacrificed to the god by flames. Today's baby sacrifices are to the god of self.:
Fonte da ilustração:
https://www.pinterest.com/pin/567523990517246704/


Certo leitor escreveu:

Prezado apologista:

Eu vi argumentos e matérias dizendo que o judaísmo é uma cópia da religião cananeia e o Deus judaico era cópia do deus cananel El.

Por exemplo, a palavra em Hebraico para Deus é EL, que, segundo a obra Estudo Perspicaz das Escrituras, significa ‘ser Forte ou Poderoso’.

Só que a palavra El Gibbóhr (“Deus Poderoso” ou “Deus Forte”) me deixou em dúvida, porque a palavra EL já denota ser forte ou poderoso. Então, para que se usa Gibbóhr, que tem o mesmo significado?????

Também, vi uma explicação que, em ugarítico, a expressão El-Shaddaí (“Deus Todo-Poderoso”) quer dizer também ‘Deus da Montanha Sagrada’, dizendo que o deus El habitava em montes e que, para falar com o povo, El residia em uma tenda ou tabernáculo. E o Salmo 15:1 diz: “Ó Jeová, quem será hóspede na tua tenda? Quem residirá no teu santo monte?”

E Gênesis 33:20 diz: “Erigiu ali um altar e o chamou de Deus, o Deus de Israel.” Nessa passagem, dizem se verte “EL, o Deus de Israel”, mostrando assim que Jacó adorava EL.

Ainda tem o argumento de que todos os títulos para Jeová na verdade são nomes de divindades pagãs ugaríticas, mostrando que Jeová é uma fusão de deuses.


Os hebreus eram originalmente politeístas? Como explicar essas semelhanças? Por que se usa um nome de um deus pagão como título para Jeová?


Resposta:

Um relance histórico mostra claramente que a religião hebraica era totalmente distinta da religião cananeia. A título de exemplo, contraste os sacrifícios de crianças e a promiscuidade sexual exigida na religião cananeia com o comportamento sexual limpo e a ausência de sacrifícios humanos que faziam parte da religião hebraica. – Deuteronômio 12:29-32; Jeremias 7:31; Levítico 18:1-30.

Deuteronômio 12:29-32: “Quando Jeová, seu Deus, eliminar as nações que você vai expulsar, e você estiver morando na terra delas, tome cuidado para não ser enlaçado depois que elas forem eliminadas de diante de você. Não pergunte a respeito dos deuses delas: ‘Como estas nações serviam aos seus deuses? Eu também farei o mesmo.’ Não façam essas coisas a Jeová, seu Deus, pois as nações fazem pelos seus deuses tudo o que é detestável para Jeová, o que ele odeia; até mesmo queimam seus filhos e suas filhas no fogo para os seus deuses. Vocês devem ter o cuidado de cumprir cada palavra que lhes ordeno. Não acrescentem nem tirem nada.”

Jeremias 7:31: “Construíram os altos sagrados de Tofete, que fica no vale do Filho de Hinom, para queimar no fogo seus filhos e suas filhas, algo que eu não havia ordenado e que jamais havia ocorrido no meu coração.”

Levítico 18: 1-3, 7, 9, 19, 22-24, 27: “Jeová disse ainda a Moisés: ‘Diga aos israelitas: “Eu sou Jeová, seu Deus. Não se comportem como o povo da terra do Egito, onde vocês moravam, e não façam o que as pessoas fazem na terra de Canaã, a terra para a qual os estou levando. Não andem nos decretos deles. Não tenha relações sexuais com seu pai nem tenha relações sexuais com sua mãe. Ela é sua mãe; não tenha relações sexuais com ela. Não tenha relações sexuais com sua irmã, seja ela filha do seu pai, seja filha da sua mãe, quer ela tenha nascido na mesma casa, quer fora dela. Não se aproxime de uma mulher para ter relações sexuais com ela enquanto estiver impura por causa da sua menstruação. Não permita que um dos seus descendentes seja oferecido a Moloque [deus cananeu]. Não profane assim o nome do seu Deus. Eu sou Jeová. Não tenha relações sexuais com um homem, assim como se costuma ter com uma mulher. É um ato detestável. O homem não deve ter relações sexuais com um animal, tornando-se assim impuro; nem a mulher deve se pôr diante de um animal para ter relações sexuais com ele. É uma violação daquilo que é natural. Não se tornem impuros por meio de nenhuma dessas coisas, pois é por meio de todas essas coisas que se tornaram impuras as nações que expulso de diante de vocês. Pois todas essas coisas detestáveis foram feitas pelos homens que viveram nessa terra antes de vocês, de modo que a terra agora é impura.”’”

Ademais, os cananeus eram politeístas, ao passo que os israelitas adoravam somente a Jeová.  Êxodo 20:1-3 declara: “Então Deus disse todas estas palavras: ‘Eu sou Jeová, seu Deus, que o tirou da terra do Egito, a terra da escravidão. Não tenha outros deuses além de mim.’”

Somente isso põe por terra a suposição de semelhança entre a adoração demonólatra dos cananeus e a adoração coroada de dignidade humana realizada pelos israelitas sob a Lei mosaica.

A parte 2 irá examinar o uso linguístico dos termos hebraicos a deuses pagãos e sua implicação na alegação de que a religião hebraica é uma cópia da religião cananeia.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)