Pular para o conteúdo principal

Primogênito em Colossenses 1:15: “preeminente” ou “primeiro”?


Fonte da ilustração: 
http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1102002045


Prezado apologista da verdade: Certo teólogo tem questionado a aplicação que fazemos de Colossenses 1:15 (de Jesus ser o “primogênito” no sentido de ser o primeiro criado por Deus), dizendo que Davi, no livro dos Salmos, também foi chamado de "primogênito" de Jessé embora ele fosse o filho mais novo, e que, portanto, a palavra “primogênito” quando usada para Jesus tem o sentido de proeminência, e não de primeiro.

Resposta:

Fiz uma rápida alusão a Colossenses 1:15 no artigo “A Trindade é ensinada no ‘Novo Testamento’?” Mas, em consideração à sua pergunta, note o comentário abaixo:


1) Não foi Davi o referido como “primogênito” no Salmo 89:27, visto que Davi não era filho primogênito. (1 Crônicas 2:13-15) O texto é uma referência profética àquele prefigurado por Davi, o celestial Filho “primogênito” do próprio Deus, a quem Ele confere um reinado mais enaltecido do que o de qualquer governante humano. (Veja Ezequiel 34:24, onde o Messias é mencionado como “meu servo Davi”.) – Veja a obra Estudo Perspicaz das Escrituras (vol. 3, p. 328), sob o verbete “Primogênito, primeiro nascido”.


2) O contexto de Colossenses capítulo 1 revela o sentido de “primogênito” em Colossenses 1:15. O versículo 18 menciona Jesus como “o primogênito dentre os mortos”. Seria ele o mais preeminente entre os mortos? A própria continuação do texto responde: “Para se tornar aquele que é PRIMEIRO em todas as coisas.” Atos 26:23 confirma: “O Cristo ... como PRIMEIRO A SER RESSUSCITADO dentre os mortos.” (Veja também Hebreus 6:19, 20; 1 Coríntios 15:22, 23.) E Apocalipse 3:14 conclui o assunto chamando-o de “o princípio [início] da criação de Deus”. 

Assim, o próprio contexto não deixa dúvidas sobre o sentido do termo “primogênito” em Colossenses 1:15, que nesse texto significa o PRIMEIRO da criação. Portanto, Jesus foi criado por Jeová.

 

Para mais informações, veja o artigo “Jesus é o Criador ou um Ser criado? – Exame de Colossenses 1:15-20”.




A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)