Pular para o conteúdo principal

A real natureza dos argumentos trinitários (Parte 3)


Fonte da ilustração: 
https://tl.wikipedia.org/wiki/Pormang_Katatluhan

         No artigo anterior desta série, foram mostrados exemplos de expressões simples e cristalinas que são interpretadas de forma totalmente distorcida – algumas, inclusive, com sentido oposto! – pelos partidários da doutrina da Trindade.

Neste artigo, o apologista Saga apresenta dois exemplos de como passagens bíblicas como um todo são igualmente mal-interpretadas pelos trinitaristas. Nas palavras dele:

Exemplo 1:

Ora, quando um trinitário afirma que, em João 8:58, Jesus está dizendo que é o Grande “Eu Sou O Que Sou” de Êxodo 3:14, ele está vendo o quer ver. Ele diz que Jesus está dizendo que “Eu Sou” é o Nome Dele. O que não é o caso da passagem em questão. Jesus não está dando a si um nome ou dizendo que se chama “Eu Sou” nessa passagem de João 8:58. 

Exemplo 2:

Ou, em Apocalipse, quando os trinitários dizem que o Cordeiro está sendo adorado, mais uma vez não leem o que está transcrito e sim enxergam o que querem ver. Nessa visão todos adoram “Aquele que está sentado no trono” (o Pai); mas, quando os louvores são ao Cordeiro não se fala em adoração AO CORDEIRO. – Apocalipse 4:10; 5:14.

Confira:

Apocalipse 5:14, Almieida Revista e Corrigida: “E os quatro animais diziam: Amém! E os vinte e quatro anciãos prostraram-se e adoraram AO QUE VIVE PARA TODO O SEMPRE.”

Leiam o contexto da visão em Apocalipse 4:9, 10 e não tenham dúvidas de que Este adorado no capitulo 5 é o mesmo Ser que está sentado no trono. Confiram mais outros textos e vejam quem é o Ser adorado no livro do Apocalipse, tirem os pressupostos e o preconceito da mente e DEIXEM A ESCRITURA SAGRADA FALAR:

Apocalipse 11:16-17: “Anciãos ... adoraram A DEUS, dizendo: ‘Agradecemos-te, Jeová DEUS, O TODO-PODEROSO, AQUELE QUE É E QUE ERA.’”

Apocalipse 19:4: “Adoraram a DEUS SENTADO NO TRONO ... Louvai a Jah!”

Apocalipse 7:10, 11 e 12: “‘Devemos a salvação ao NOSSO DEUS, QUE ESTÁ SENTADO NO TRONO, e AO CORDEIRO’. E todos os anjos ... ADORARAM A DEUS, dizendo: ‘Amém! A bênção, e a glória, e a sabedoria, e o agradecimento, e a honra, e o poder, e a força sejam AO NOSSO DEUS para todo o sempre. Amém.’”

Note como seguidamente se atribui a Deidade e a adoração somente a Jeová Deus, o Pai, que é o Ser sentado no trono, e excluem seguidamente ao Cordeiro. E o “Espírito Santo” nem mesmo é citado – será que foi “ESQUECIDO”? Quando o livro de Apocalipse fala em “Deus”, “Nosso Deus” e “Aquele que está sentado no trono”, são todas referências ao Pai, não a um Deus Trino, não ao Cordeiro e muito menos a uma hipotética “Terceira Pessoa”. (Não sou eu que estou dizendo isso; quem não acredita pode conferir em sua própria Bíblia. Leia do inicio ao fim esse livro analisando com calma e fazendo anotações e me digam se não é mesmo Deus, o Pai.)

Note também que a “grande multidão” de salvos atribui a sua salvação a DUAS pessoas: ao “NOSSO DEUS” (restringindo a Deidade suprema apenas ao Pai) e ao Cordeiro (excluindo-o da Deidade ao evitar chama-lo de “nosso Deus”; separando os dois), e excluindo uma suposta “Terceira Pessoa” da salvação. 

CONCLUSÃO: 

Enfim, a linguagem do livro de Apocalipse separa o Pai, usa o termo “Deus” somente para ele; todas referências acima sobre receber adoração são somente a Ele. E a atividade da salvação e de governo, reino, são somente a Ele e ao Cordeiro, sem um Terceiro.

Enxergamos isso se não tivermos dogmas eclesiásticos da teologia do século IV dC. viciando nossa mente. Católicos, ortodoxos, protestantes, pentecostais e adventistas passarão batidos por esses mesmos textos e NÂO ENXERGARÂO NADA antitrinitário nesses pequenos “detalhes” de tais textos (ao mesmo tempo que chegam ao feito de concluir que existem passagens que evidenciam a Trindade até mesmo no Antigo Testamento!!!). Ao contrário: ficam ‘caçando’ desesperadamente na Escritura o que acreditam ser evidências trinas desde o Gênesis até o final do Apocalipse, ‘pescando’ passagens supostamente convenientes aqui e ali, enquanto ignoram um caminhão de passagens a eles inconvenientes, as quais nem são citadas...


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

  1. Achei tão bom que até eu me surpreendo.

    ResponderExcluir
  2. Como eu digo sempre para os trinitários "por favor leia novamente o texto, pois ele não fala de trindade e sim contra ela".

    Está ótimo o artigo, sempre considere o contexto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)