Image Map











terça-feira, 22 de novembro de 2016

A terra existirá para sempre – que “terra”? (Parte 1)


Fonte da ilustração:
https://www.jw.org/es/publicaciones/libros/historias-biblicas/8/paraiso-terrestre/

Um leitor escreveu:

Eu já li o Salmo 37:29 onde diz que os justos possuirão a terra e viverão nela para sempre. Mas muitos dizem que essa terra é a terra prometida lá no céu. Afinal a que terra está se referindo aqui? É simbólica no sentido que não é a terra literal mas sim no céu? Ou é literal. Tem um outro texto, que não lembro onde se localiza, mas que diz que a terra permanece para sempre. Bem, muitos dizem que a “terra” aqui se refere às pessoas, que são elas que permanecem para sempre vivas, e lá no céu. Talvez seria um bom tema pro seu site, gostaria de obter mais conhecimento a respeito desse assunto meio polêmico. Afinal, onde será a morada final dos justos?

Resposta:

Olá, prezado.

A Bíblia faz clara distinção entre Terra e céu. Lemos em Isaías 66:1:

“Assim diz Jeová: ‘Os céus são o meu trono, e a terra é o apoio para os meus pés.’

“Trono” e “apoio para os pés” são coisas diferentes, assim como também o são os céus espirituais e a Terra. Ou seja, terra é terra e céu é céu. O Salmo 37:9-11 afirma que a terra onde os justos irão morar é onde havia pessoas más:

“Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam em Jeová possuirão a terra. Apenas mais um pouco, e os maus deixarão de existir; você olhará para onde estavam, e eles não estarão lá. Mas os mansos possuirão a terra e terão grande alegria na abundância de paz.”

 No céu não há pessoas más; os únicos maus que lá estavam – Satanás e seus anjos – foram expulsos de lá.

Apocalipse 12:7-9 declara:

“Irrompeu uma guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalharam contra o dragão, e o dragão e os seus anjos batalharam, mas eles não venceram, nem se achou mais lugar para eles no céu. Assim, foi lançado para baixo o grande dragão, a serpente original, o chamado Diabo e Satanás, que está enganando toda a terra habitada. Ele foi lançado para baixo, à terra, e os seus anjos foram lançados para baixo junto com ele.”

O texto acima também é claríssimo em mostrar que terra e céu são coisas distintas, diferentes.

Além do mais, os maus a que o Salmo 37 se refere diretamente são seres humanos. Portanto, só pode ser esta Terra em que vivemos. É simples assim.

Quanto ao texto de Eclesiastes 1:4, o qual diz que “a terra permanece para sempre”, o contexto mostra que se refere, não a pessoas, mas à terra literal, pois em seguida fala do sol, do vento, dos rios e do mar - tudo em sentido literal:

“Uma geração vai e outra geração vem, mas a terra permanece para sempre. O sol nasce, e o sol se põe; depois volta depressa para o lugar onde nasce novamente. O vento sopra para o sul e gira para o norte; dá voltas e voltas, girando continuamente; o vento continua dando as suas voltas. Todos os rios correm para o mar; mesmo assim, o mar não fica cheio. Os rios voltam para o lugar de onde saíram, a fim decorrer novamente.” – Eclesiastes 1:4-7.

Assim, a Terra voltará a ser o Paraíso que era no princípio e será a morada dos justos, como sempre foi o propósito de Deus:

“Pois assim diz Jeová, o Criador dos céus, o verdadeiro Deus, Aquele que formou a terra e que a fez, aquele que a estabeleceu firmemente, que não a criou simplesmente para nada, mas a formou para ser habitada: ‘Eu sou Jeová, e não há outro.” – Isaías 45:18.

“Assim será a palavra que sai da minha boca. Não voltará a mim sem resultados, mas certamente realizará o que for do meu agrado, e sem falta cumprirá o objetivo para o qual a enviei.” – Isaías 55:11.

O propósito original de Jeová é de que a Terra seja habitada – não como está hoje, mas sim do modo que ele intencionou: um Paraíso terrestre habitado por pessoas justas.

Na tentativa de inutilizar o propósito original de Deus, muitas religiões ensinam que a “terra” a que alguns textos bíblicos se referem como a morada dos justos é a terra prometida a Israel. E há religiões que afirmam que a Terra prometida, ou Terra da Promessa prefigurou o céu que, segundo elas, será o único lugar onde viverão os salvos. Os dois artigos seguintes analisarão esses conceitos à luz da Palavra de Deus.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada.


Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org






Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *