Pular para o conteúdo principal

A apostasia anula a ressurreição




Fonte da ilustração:
http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2014008

Contribuído.

O homem sempre tem debatido sobre o enigma de sua curta e limitada existência, que finda na morte. Como disse o escritor alemão Gerhard Herm em seu livro Os celtas – O povo que saiu da obscuridade (em inglês):

Religião é, entre outras coisas, uma maneira de fazer as pessoas se resignarem com o fato de que algum dia terão de morrer, seja com a promessa de uma vida melhor no além, seja com renascimento, ou com ambos.

Praticamente toda religião funda-se na crença de que a alma humana é imortal e que, após a morte, ela viaja para viver no além, ou transmigra para outra criatura. Quase todas as religiões da moderna cristandade também aderem a essa crença.

Miguel de Unamuno, destacado erudito espanhol do século 20, escreveu sobre Jesus:

Ele cria na ressurreição da carne (como no caso de Lázaro), a maneira judaica, não na imortalidade da alma, à maneira platônica (grega).... Podem-se ver as provas disso em qualquer livro de interpretação honesto ...  A imortalidade da alma ... é um dogma filosófico pagão. – La Agonia Del Cristianismo.

Esse “dogma filosófico pagão” infiltrou-se nos ensinos da cristandade, embora Cristo obviamente não alimentasse tal ideia. (Mateus 10:28; João 5:28, 29; João 11:23, 24) A sutil influência da filosofia grega foi um fator determinante na apostasia que surgiu à morte dos apóstolos. O ensino grego da alma imortal implica na necessidade de várias destinações para a alma – céu, inferno de fogo, purgatório, limbo, paraíso. Mas, expressões “alma imortal”, “fogo do inferno”, “purgatório” e “limbo” não se encontram em parte alguma da Bíblia nos originais hebraico e grego. Em contraste, a palavra grega para “ressurreição” (a-ná-sta-sis) ocorre 42 vezes.

Manipulando tais ensinos, tornou-se fácil para a classe sacerdotal manter seus rebanhos submissos e no temor do além, e extorquir deles dadivas e doações. – Veja João 8:44; 1 Timóteo 4:1, 2.

Que esperança Jesus tinha?

Vejamos, com base em evidencias:

Talvez o entendimento mais claro que se pode ter da esperança que Jesus pregou seja a base daquilo que ele disse e fez quando seu amigo Lázaro morreu. Como encarou Jesus essa morte? Rumando para a casa de Lázaro, ele disse: “Lázaro, nosso amigo, foi descansar, mas eu viajo para lá para despertá-lo do sono”. (João 11:11) Jesus comparou o estado de morte de Lázaro ao sono. Quando profundamente adormecidos, não estamos cônscios de nada, o que concorda com a expressão hebraica em Eclesiastes 9:5: “Pois os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada.”

Embora Lázaro estivesse morto havia quatro dias, notamos que Jesus nada disse a respeito de a alma de Lázaro estar no céu, no inferno ou no purgatório! Quando Jesus chegou a Betânia, e Marta, irmã de Lázaro, foi ao seu encontro, ele lhe disse: “Teu irmão se levantará.” Como respondeu ela? Disse ela que ele estava no céu? Não. Marta respondeu: “Sei que ele se levantará na ressurreição, no último dia”. Isto mostra claramente que a esperança judaica naquele tempo era a ressurreição, o retorno à vida aqui na Terra. (João 11: 23, 24, 38, 39) Jesus respondeu: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem exercer fé em mim, ainda que morra, vivera outra vez; e todo aquele que vive e exerce fé em mim nunca jamais morrerá. Crês isso?” – João 11:25, 26.

Mas, para onde foi Lázaro nos quatro dias em que esteve morto? Para lugar nenhum! Ele estava inconsciente, adormecido no túmulo, aguardando a ressurreição. Jesus abençoou-o por milagrosamente levanta-lo dentre os mortos. Mas, segundo o relato de João, Lázaro nada disse a respeito de ter estado no céu, no inferno ou no purgatório naqueles quatro dias. Por que não? Simplesmente por que ele não tinha uma alma imortal que pudesse seguir para tais lugares.

A expressão “alma imortal” não aparece em lugar algum na Bíblia. As palavras gregas para “imortal” e para “imortalidade” aparecem apenas três vezes e se referem a um novo corpo espiritual que é assumido ou adquirido, não a algo inerente. Aplica-se a Cristo e a cristãos ungidos que se tornarão corregentes de Cristo em seu reino celestial. – 1 Coríntios 15:53, 54; 1 Timóteo 6:16; Romanos 8:17; Efésios 3:6; Apocalipse 7:4; 14:1-15.

Por conseguinte, quando Jesus falava de vida eterna, ele se referia ou a tal vida no céu, qual ser transformado para servir como corregente espiritual imortal com ele em seu Reino, ou a viver para sempre como humano numa Terra paradisíaca sob tal governo do Reino. – Mateus 5:5; Lucas 23:43; João 17:3.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org









Comentários

  1. Caro irmão, mt bom Post, no face e no email mandei para ti , eles tratam da ideia , se ah possibilidade, como alguns tem alegado quando a pessoa morre, apenas o corpo dela vai p sepultura ou tumulo ( cujos termos são outros e não sheol ou Hades), mas a alma que é e uma palavra polissemica , por tanto tem vareos sentidos aplicasse também algo imaterial( segundo eles, e isso em vareos momentos) esse algo imaterial( alma) vai sempre para sheol ou hades, que não são túmulos ou sepultura, pois a bíblia usa outras palavras para se referir especificamente a estas duas palavras, ( túmulo sepultura) , mas quanto ao sheol e Hades são lugares espirituais, para coisas espirituais, algo imaterial..
    Portanto ele alega , que uma coisa não desfaz a outra, da o exemplo de cristo.. diz que Jesus foi para o tumulo, mas sua alma para Hades.. segundo ele o ensino da imortalidade continua de pé... Tbm a Bíblia não descreve pessoas ressuscitadas saindo do Hades ou sheol,..
    Estas são colocações interessantes, embora a mensegem de Ecclesiastes e Clara em afirmar q os mortos n tem onciencia.
    De todo modo, aguado irmao por sua ajuda , afim de conciliar estes 2 pontos ontologicos..
    G abraco , fique com Jeova .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Bruno:

      Seus questionamentos serão respondidos em um artigo. Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)