Pular para o conteúdo principal

A Vida de Jesus – o Evangelho Unificado (Parte 43)

Fonte da ilustração: 
livro O Maior Homem Que Já Viveu, história 73.

A ilustração do samaritano prestativo
(Luc. 10:25-37)
25 Então, eis que se levantou certo homem versado na Lei, para prová-lo, e disse: “Instrutor, por fazer o que hei de herdar a vida eterna?” 26 Ele lhe disse: “O que está escrito na Lei? Como é que lês?” 27 Em resposta, disse: “‘Tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda a tua força, e de toda a tua mente’,[1] e, ‘o teu próximo como a ti mesmo’.”[2] 28 Ele lhe disse: “Respondeste corretamente; ‘persiste em fazer isso e obterás a vida’.”[3]
29 Mas, querendo mostrar-se justo, o homem disse a Jesus: “Quem é realmente o meu próximo?” 30 Em resposta, Jesus disse: “Certo homem descia[4] de Jerusalém para Jericó[5] e caiu entre salteadores, que tanto o despojaram como lhe infligiram golpes, e foram embora, deixando-o semimorto.[6] 31 Ora, por coincidência, certo sacerdote descia por aquela estrada, mas, quando o viu, passou pelo lado oposto. 32 Do mesmo modo também um levita, quando, descendo, chegou ao lugar e o viu, passou pelo lado oposto.[7] 33 Mas, certo samaritano, viajando pela estrada, veio encontrá-lo, e, vendo-o, teve pena. 34 De modo que se aproximou dele e lhe atou as feridas, derramando nelas azeite e vinho. Depois o pôs no seu próprio animal e o trouxe a uma hospedaria, e tomou conta dele. 35 E no dia seguinte tirou dois denários,[8] deu-os ao hospedeiro e disse: ‘Toma conta dele, e tudo o que gastares além disso, eu te pagarei de volta ao retornar para cá.’ 36 Qual destes três te parece ter-se feito próximo do homem que caiu entre os salteadores?” 37 Ele disse: “Aquele que agiu misericordiosamente para com ele.” Jesus disse-lhe então: “Vai e faze tu o mesmo.”

Fonte da ilustração: 
livro O Maior Homem Que Já Viveu, história 74.
Jesus aconselha Marta
(Luc. 10:38-42)
38 Ao prosseguirem então no caminho, ele entrou em certa aldeia. Ali, certa mulher, de nome Marta, recebeu-o como hóspede em sua casa. 39 Esta mulher tinha também uma irmã, chamada Maria, a qual, porém, se assentara aos pés do Senhor e escutava a palavra dele. 40 Marta, por outro lado, estava desatenta por cuidar de muitos deveres. Ela chegou assim perto e disse: “Senhor, não te importa que minha irmã me deixou sozinha para cuidar das coisas? Dize-lhe, portanto, que venha ajudar-me.” 41 Em resposta, o Senhor disse-lhe: “Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas. 42 Poucas coisas, porém, são necessárias, ou apenas uma. Maria, por sua parte, escolheu a boa porção, e esta não lhe será tirada.”

Fonte da ilustração: 
livro O Maior Homem Que Já Viveu, história 74.
Instruções sobre oração e persistência
(Luc. 11:1-13)
Então, na ocasião em que estava em certo lugar orando, quando parou, disse-lhe certo dos seus discípulos: “Senhor, ensina-nos a orar, assim como também João ensinou aos seus discípulos.”
2 Ele lhes disse então: “Sempre que orardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. 3 Dá-nos o nosso pão para o dia, segundo as exigências do dia. 4 E perdoa-nos os nossos pecados, pois nós mesmos também perdoamos a todo aquele que está em dívida conosco; e não nos leves à tentação.’”
5 Ainda mais, disse-lhes: “Quem de vós terá um amigo e irá a ele à meia-noite, e lhe dirá: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6 porque um amigo meu acaba de chegar a mim duma viagem e eu não tenho nada para pôr diante dele’? 7 E aquele diz lá de dentro, em resposta: ‘Deixa de incomodar-me. A porta já está fechada à chave e meus filhinhos estão comigo na cama; não posso levantar-me e dar-te algo.’ 8 Eu vos digo: Embora não se levante e não lhe dê nada por ser seu amigo, certamente por causa da persistência ousada deste ele se levantará e lhe dará as coisas que necessita. 9 Concordemente, eu vos digo: Persisti em pedir, e dar-se-vos-á; persisti em buscar, e achareis; persisti em bater, e abrir-se-vos-á. 10 Pois, todo o que [persistir em] pedir, receberá, e todo o que [persistir em] buscar, achará, e a todo o que [persistir em] bater, abrir-se-á. 11 Deveras, qual é o pai entre vós que, se o seu filho lhe pedir um peixe, lhe entregará uma serpente em vez de um peixe? 12 Ou, se lhe pedir um ovo, lhe entregará um escorpião?[9] 13 Portanto, se vós, embora iníquos, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais o Pai, no céu, dará espírito santo aos que lhe pedirem!”

Explicação das siglas usadas:

it: obra Estudo Perspicaz das Escrituras. O número em sequência indica o volume.
cf: livro ‘Venha Ser Meu Seguidor’.

Notas:
[1] Deut. 6:5.
[2] Lev. 19:18.
[3] Lev. 18:5.
[4] Jerusalém encontra-se numa altitude de cerca de 750 m acima do nível do mar, ao passo que Jericó estava situada a uns 250 m abaixo do nível do mar, no vale do Jordão. – It-2 pp. 516, 521.
[5] [Possivelmente: Cidade da Lua]. É identificada com Tell es-Sultan (Tel Yeriho) a uns 22 km ao ENE de Jerusalém. – It-2, p. 516.
[6] Esta estrada, segundo antigo testemunho histórico, era frequentada por assaltantes. – It-2, p. 516.
[7] Os sacerdotes serviam no templo em Jerusalém e os levitas eram seus ajudantes. Muitos deles moravam em Jericó quando não estavam a serviço no templo; Por isso, era comum sacerdotes e levitas passarem por aquela estrada. Jesus também disse que o sacerdote e o levita estavam vindo “de Jerusalém”, ou seja, voltando do templo. Assim, ninguém podia justificar a indiferença deles por dizer que se desviaram do homem que parecia estar morto porque não queriam ficar impuros, o que temporariamente os impediria de servir no templo. (Lev. 21:1; Núm. 19:16) – cf pp. 122, 123 par. 13 e nota.
[8] Moeda romana de prata, que pesava cerca de 3,85 g, com valor atual de uns US$ 0,74. Levava a imagem da cabeça de César e era a “moeda do imposto por cabeça”, que os romanos exigiam dos judeus. (Mat. 22:19-21) O prestimoso samaritano gastou dois denários (o salário de dois dias) para ajudar a um forasteiro desconhecido de outra nação, nação cujos membros em geral mostravam animosidade para com os samaritanos. (Mat. 20:2) – It-1, p. 683.
[9] Certos tipos de serpentes se assemelham a certos tipos de peixe, e existe um pequeno escorpião branco um tanto parecido com um ovo. – w90 15/5 p. 14 par. 17.


O texto acima unificado da Bíblia Sagrada é baseado na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.

A menos que seja indicada outra fonte, todas as publicações citadas são produzidas pelas Testemunhas de Jeová.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org





Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)