Pular para o conteúdo principal

Deus pode ser explicado à base de termos humanos?



Fonte da ilustração:
https://br.pinterest.com/liliansoares014/imagens/


Um leitor escreveu:

“Não queira entender um Deus Poderoso com explicações humanas.”

Resposta:

É verdade que, mesmo pelo estudo da criação física, tudo o que podemos aprender do majestoso Criador do Universo, Jeová Deus, equivale apenas às “beiradas dos seus caminhos”, a um quase inaudível “sussurro” em comparação com um “poderoso trovão”. (Jó 26:14) E o apóstolo Paulo disse a respeito de Deus: “Como são profundas as riquezas, a sabedoria e o conhecimento de Deus! Como são insondáveis os seus julgamentos, e impenetráveis os seus caminhos!” – Romanos 11:33.

No entanto, é possível conhecer a Deus e aos assuntos espirituais dentro dos limites que as Escrituras nos permitem. Prova disso é o que Jesus disse em oração a seu Pai, Jeová: “E a vida eterna é esta: que te CONHEÇAM, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17:3, Almeida Corrigida e Revisada Fiel) O próprio Deus se descreve em termos humanos para auxiliar nosso entendimento sobre ele.

Por exemplo, a Bíblia menciona Jeová como tendo “olhos”, “ouvidos”, “nariz”, “boca” etc., conforme pode verificar nos textos abaixo:

“Porque os olhos de Jeová estão sobre os justos, e os seus ouvidos escutam as súplicas deles, mas a face de Jeová se volta contra os que fazem coisas más.” – 1 Pedro 3:12.

Ele me disse: ‘Está vendo isso, filho do homem? Será que não basta a casa de Judá fazer essas coisas detestáveis, encher o país de violência e continuar a me ofender? Veja! Eles estão estendendo o ramo ao meu nariz.” – Ezequiel 8:17.

“Ele o ensinou a ser humilde e o deixou passar fome, e o alimentou com o maná, que você não conhecia, nem os seus pais conheciam, para que soubesse que o homem não vive somente de pão, mas de toda expressão da boca de Jeová.” – Deuteronômio 8:3.

 Inclusive, o espírito santo é comparado ao “dedo de Deus”. Observe isso pela comparação de duas passagens paralelas:

Mas, se é por meio do dedo de Deus que eu expulso os demônios, o Reino de Deus realmente alcançou vocês.” – Lucas 11:20.

“Mas, se é por meio do espírito de Deus que eu expulso os demônios, o Reino de Deus realmente alcançou vocês.” – Mateus 12:28.

A Bíblia faz uso desses termos antropomórficos para nos ajudar a compreender a Deus. Assim, a Palavra de Deus se utiliza de explicações em “termos humanos” para ajudar nossa compreensão. – Romanos 6:19.

“Estou falando em termos humanos por causa da fraqueza da sua carne; pois, assim como vocês apresentaram os seus membros como escravos à impureza e ao que é contra a lei, resultando no que é contra a lei, apresentem agora os seus membros como escravos à justiça, o que levará à santidade.” – Romanos 6:19.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)