Image Map











terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Está correto o nome “Arni” na genealogia de Jesus Cristo em Lucas 3:33?

Fonte da ilustração:
https://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/perguntas/quem-escreveu-a-biblia/

Um leitor perguntou:

“Em Lucas 3:33 é correto colocarmos ‘Arni’? Para muitos ele não existiu.”

Resposta:

Lemos em Lucas 3:33 na Tradução do Novo Mundo:

“Filho de Aminadabe, filho de Arni, filho de Esrom, filho de Peres, filho de Judá.”

A Tradução do Novo Mundo com Referências, em sua nota sobre o nome “Arni” em Lucas 3:33, mostra que, em vez de grafar “Arni”, alguns manuscritos e versões antigas usam o nome “Arã”:

“Arã”, ADVgSyp. Ou “Rão”. Veja 1Cr 2:9; Mt 1:3, 4.

As siglas acima indicam os seguintes manuscritos e versões antigas:

A: Códice Alexandrino, gr., quinto séc. EC, Museu Britânico, E.H., E.G.

D: Códices Bezae, gr. e lat., quinto e sexto séc. EC, Cambridge, Inglaterra, E.G.

Vg: Vulgata latina, de Jerônimo, originalmente produzida em c. 400 EC (Iuxta Vulgatam Versionem, Württembergische Bibelanstalt, Stuttgart, 1975).

Sy, Syp: Peshitta (Pesito) siríaca, aram. cristã, originalmente produzida no quinto séc. EC (editada por S. Lee, Londres, 1826, e reimpressa pelas United Bible Societies [Sociedades Bíblicas Unidas], 1979).

Sobre o nome “Arã”, lemos em Estudo Perspicaz das Escrituras (vol. 1, p. 166): “Na Versão Rei Jaime (em inglês) ocorre Arã (Aram; na Al [Almeida Revista e Corrigida]: Arão) em Mateus 1:3, 4, e em Lucas 3:33. — Veja ARNI; RÃO N.° 1.”

Outra opção é o nome “Rão”. Isso está em harmonia com os registros genealógicos de 1 Crônicas 2:9 e de  Mateus 1:3, 4, que usam o nome “Rão”:

1 Crônicas 2:9: “Os filhos que nasceram a Esrom foram Jerameel, Rão e Quelubai.”

Mateus 1:3, 4: “Judá tornou-se pai de Peres e de Zerá por meio de Tamar; Peres tornou-se pai de Esrom; Esrom tornou-se pai de Rão;  Rão tornou-se pai de Aminadabe; Aminadabe tornou-se pai de Nasom; Nasom tornou-se pai de Salmom.”

Concernente ao nome “Rão”, Estudo Perspicaz (vol. 3, p. 378) afirma: “Seu nome é escrito Arni (Arã em certos manuscritos) na lista dos antepassados de Jesus elaborada por Lucas. — Lu 3:33.”

E, no verbete “Arni” da mesma enciclopédia bíblica, lemos:

Arni
Uma pessoa mencionada na lista dos antecessores humanos de Jesus Cristo. É uma variante do equivalente grego do nome hebraico Rão; na Septuaginta grega, o nome hebraico Rão é vertido Arã. — Lu 3:33; 1Cr 2:10; veja RÃO N.° 1.

Assim, não há necessariamente que se concluir que Arni seja uma interpolação de um nome de alguém que nunca existiu, mas pode coerentemente ser uma forma grega de grafar o nome original “Arã”.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.

A menos que seja indicada outra fonte, todas as publicações citadas são produzidas pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *