Pular para o conteúdo principal

1 João 5:7 e 8 aponta para dois ‘Espíritos Santos’?



 “E há três que dão testemunho [no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra]: o Espírito, a água, e o sangue, e os três são unânimes num só propósito.” – 1 João 5:7, 8, Almeida Revista e Atualizada [ARA].

Desde o tempo de Sir Isaac Newton, vários artigos e ensaios têm sido escritos, demonstrando por evidência documental que as palavras entre colchetes acima foram inseridas posteriormente à escrita da Primeira carta do apóstolo João.

Surpreendentemente, ainda são encontrados artigos na internet que defendem a suposta genuinidade do acréscimo!

O objetivo deste artigo não é seguir a recorrente evidência documental, mas sim demonstrar racionalmente, numa análise textual, porque a parte entre colchetes é de fato espúria.

Os pressupostos para a autenticidade textual

Uma vez que a inteira Bíblia foi inspirada por Deus (2 Timóteo 3:16), ela possui a Ele como seu único Autor, levando-nos a inferir que toda passagem bíblica precisa seguir pelo menos dois critérios:

1- Ser racional, estar em harmonia com a “faculdade de raciocínio”. – Romanos 12:1.

2-  Estar em harmonia com o “restante das Escrituras”. – 2 Pedro 3:16.

Dois grupos de testemunhas

Em primeira instância, vale ressaltar que, sem a parte entre colchetes, encontramos apenas um grupo de testemunhas: “o Espírito, a água, e o sangue”. Mas, com a inserção entre colchetes, há dois grupos de testemunhas: um no céu, e outro na Terra.

Sem os colchetes o texto fica assim:


Texto recebido, 1550.



Observe que o versículo 8 inicia com a conjunção aditiva “E”.

A conjunção aditiva expressa a ideia de adição, de soma, de acrescentamento. Isso indica que há uma distinção entre os que dão testemunho no céu e os que dão testemunho, ou testificam, na Terra. Ou seja, os que testificam no céu não são os mesmos que testificam na Terra.

Contudo, isso gera um problema insolúvel aos defensores da parte entre colchetes – a existência de dois ‘Espíritos Santos’!

Note que o primeiro “Espírito Santo” testifica no céu junto com o Pai e a Palavra (Jesus Cristo), ao passo que o segundo – aludido apenas como “Espírito”, mas colocado com inicial maiúscula pelos tradutores, evidentemente se referindo ao “Espírito Santo” – testifica junto com a água e o sangue.

Lemos em 1 João 5:6b: “E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.” (Almeida Corrigida e Revisada Fiel) A nota de rodapé da versão Almeida da Imprensa Bíblica Brasileira remete o leitor para João 15:26, onde lemos: “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.” (ACF) Até mesmo os trinitaristas reconhecem que a palavra “Espírito” no versículo 8 é o “Espírito Santo”.

Como todo acréscimo a uma substância pura corrompe, ou adultera, tal substância, pode-se ver claramente que o acréscimo à pureza textual de 1 João 5:7, 8 criou uma aberração ilógica e antibíblica.

Alguém poderia argumentar: ‘Mas o Espírito Santo é onipresente. Ele pode testemunhar ao mesmo tempo tanto no céu quanto na Terra.’ Em primeiro lugar, o mesmo poderia ser dito do Pai e da Palavra (Jesus Cristo), ambos onipresentes segundo o conceito trinitário. Por que o Pai e a Palavra também não dão testemunho em ambos os lugares?

Mas a questão não é essa. O ponto é que há dois grupos distintos de testemunhas, o que é comprovado pela conjunção aditiva e que ocorre entre os dois grupos. Assim, os que testificam no céu não são os mesmos que testificam na Terra. O Pai e a Palavra são distintos da água e do sangue. Seguindo a mesma coerência, o “Espírito Santo” que testifica no céu é igualmente distinto do “Espírito Santo” que testifica na Terra.

Esse breve exame textual revela claramente a impossibilidade de a parte entre colchetes pertencer à inspirada Palavra de Deus, por ferir a racionalidade com a qual devemos entendê-la (Romanos 12:1) e, consequentemente, não estar em harmonia com o “restante das Escrituras”. – 2 Pedro 3:16.


A coerência de 1 João 5:7, 8 sem o acréscimo

O objetivo do apóstolo João, em sua dissertação no capítulo 5, é provar que “Jesus é o Cristo” (versículo 1) e que Ele é “o Filho de Deus” (versículo 5). João passa então a reunir “testemunhas” que forneçam tal evidência. Vejamos os versículo 6-8:

“Este [Jesus Cristo] é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só pela água, mas pela água e pelo sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e estes três concordam.” – Almeida Revisada Imprensa Bíblica.

João alude a três evidências circunstanciais que testificam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus:

1-   O espírito santo visto por João Batista em forma de pomba, descendo sobre Jesus por ocasião do seu batismo e o ungindo para realizar a vontade de Deus. – João 1:29-34; Atos 10:38.

2-  A água do seu batismo, ocasião em que o próprio Deus disse aos ouvidos de João Batista: “Este é meu Filho, o amado, a quem eu aprovo.” – Mateus 3:17.

3-  O sangue, ou vida, que Jesus entregou como resgate pela humanidade, e que ele verteu quando estava no madeiro. – 1 Timóteo 2:5, 6; João 19:34.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org





Comentários

  1. Apolo ótimo e inovador artigo ...Uma dúvida!! Em termos simples , pois já me explicaram com termos difíceis e não entendi , o que é ou qual a diferença entre texto recebido e texto crítico? Qual o mais correto , e o mais fiel? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alexandre.

      O texto recebido foi feito às pressas com objetivos comerciais. Já o Texto Crítico possui mais embasamento.

      Excluir
  2. Obrigado irmão, continue com o belo trabalho...

    ResponderExcluir
  3. Jesus disse que iria para o Pai, mas estaria com seus discípulos todos os dias , existem foi Jesus??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Quando Jesus disse que iria para o Pai, ele estava falando em sentido literal, pois ele estava na Terra ao passo que seu Pai estava no céu. (Mateus 6:9; Isaías 66:1) Porém, quando Jesus disse que estaria com seus discípulos todos os dias, ele falou em sentido figurado, no sentido de estar apoiando seus discípulos. (Mateus 28:20) Por exemplo, quando alguém diz: “Eu estou com você nesse assunto”, significa que tal pessoa está nos apoiando e nos defendendo em tal assunto, mesmo que não esteja literalmente junto de nós.

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)