Image Map











terça-feira, 29 de agosto de 2017

O anjo de Jeová jurou por si mesmo?

Fonte da ilustração: jw.org

Uma leitora enviou o seguinte e-mail:

Conheço alguns adventistas que sempre, com tom arrogante, tentam nos criticar. Um me apareceu com o seguinte comentário: 

“ALGUM ANTITRINITARIANO PODERIA ME RESPONDER A ESSA PERGUNTINHA?
“Quem é o Anjo do Senhor mencionado em Genesis 22:15, 16.
“Resposta: COM CERTEZA É JESUS.
            O texto de Genesis 22:15 ao 18 diz o seguinte: Então do céu bradou pela segunda vez o Anjo do Senhor a Abraão, e disse: JUREI POR MIM MESMO, DIZ O SENHOR, por quanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho.
“Então podemos deduzir que esse Anjo do Senhor que bradou e JUROU por si mesmo foi o próprio Jesus. Agora há um texto paralelo no livro de Hebreus 6:13,14 que é espetacular.
“O texto diz o seguinte: Pois quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha ninguém SUPERIOR por quem JURAR, JUROU por si mesmo dizendo: Certamente te abençoarei e te multiplicarei.
“AGORA EU LEVANTO UMA PERGUNTA PARA OS ANTITRINITARINOS: Quem fez o juramento a Abraão foi o Anjo do Senhor (ou seja, Jesus). O autor de Hebreus diz que o Anjo do Senhor jurou por si mesmo, por que não tinha NINGUEM SUPERIOR POR QUEM JURAR. Espera aí: se Jesus é um Deus menor ou uma criatura, como afirmam os antitrinitarianos, por que o Anjo do Senhor, ou seja, Jesus, não jurou por Deus Pai, já que Deus Pai é maior que Jesus (como afirmam os antitrinitarianos)? Se o Anjo do Senhor JUROU por si mesmo, porque não havia ninguém SUPERIOR a ele por quem pudesse jurar, isso é uma prova incontestável de que Jesus é Deus no mais pleno sentido da palavra, igual ao Pai. E tem mais: o autor de Hebreus diz que quem fez o JURAMENTO foi o próprio Deus, ou seja, o Anjo do Senhor (JESUS) é esse Deus.
“PERGUNTA: Se Jesus é menor que Deus Pai, por que ele jurou por si mesmo e não por Deus Pai, já que o texto diz que o Anjo do Senhor (Jesus) jurou por si mesmo, pois não havia ninguém SUPERIOR por quem pudesse jurar? Hebreus 6:13,14.
“VOU AGUARDAR A RESPOSTA DE ALGUM ANTITRINITARIANO.”

Será que o senhor poderia me ajudar a responder? Fico grata.

Resposta:

Prezada leitora:

Com relação a Gênesis 22:15-18, é claro que o anjo não fez nenhum juramento. O texto diz:

“Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus, e disse: Por mim mesmo jurei, DIZ O SENHOR ...”. – Gênesis 22:15,16, Almeida Corrigida e Revisada Fiel; maiúsculas acrescentadas.

Observe que o anjo não jura, mas cita O SENHOR [Jeová] como dizendo: “Por mim mesmo jurei.”

Portanto, é o Senhor Jeová, citado pelo anjo, que faz o juramento. As declarações dos versículos 16 a 18 foram feitas por Jeová. O anjo apenas as transmitiu a Abraão.

“E o anjo de Jeová chamou Abraão pela segunda vez, desde os céus, e disse: ‘Juro por mim mesmo’, diz Jeová, ‘que, visto que você fez isso e não me negou seu filho, seu único filho, certamente abençoarei você e certamente multiplicarei o seu descendente como as estrelas dos céus e como os grãos de areia à beira do mar, e o seu descendente tomará posse do portão dos inimigos dele. E todas as nações da terra obterão para si uma bênção por meio do seu descendente, porque você escutou a minha voz.’” – Gênesis 22:15-18, NM.

A Tradução do Novo Mundo facilita o entendimento por utilizar aspas – as normais e as simples. Porém, mesmo utilizando uma versão da Bíblia que não usa aspas, não há desculpa para o entendimento errado dessa passagem, visto que o anjo diz claramente que é Jeová quem faz o juramento.

É impressionante como os trinitaristas, em sua ânsia irrefletida para tentar provar uma doutrina antibíblica, não reconhecem claros detalhes textuais.

Espero ter sido de ajuda.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




2 comentários:

  1. Em Apocalipse Jesus sim (o anjo do Senhor) jura pelo Pai.

    ResponderExcluir
  2. 10 Eu vi outro anjo forte descer do céu vestido com uma nuvem; havia um arco-íris sobre a sua cabeça, o seu rosto era como o sol, as suas pernas eram como colunas de fogo, 2 e ele tinha na mão um rolo pequeno que havia sido aberto (...) 3 e clamou em alta voz, assim como quando um leão ruge. Quando ele clamou, as vozes dos sete trovões falaram. 5 O anjo que vi (...) ergueu a mão direita para o céu 6 e jurou por Aquele que vive para todo o sempre, que criou o céu e as coisas nele, a terra e as coisas nela, e o mar e as coisas nele: “Não haverá mais demora"

    Este anjo vindo com as nuvens do céu jurou por aquele que era maior do que si mesmo. Na passagem referente a Abraão, Jeová jurou por si mesmo.

    Como Apocalipse 10:1-6 está tratando do Jesus celestial revelando a João o rolo que antes estava selado, isto demonstra mais uma vez que o Pai é maior do que o Filho.

    ResponderExcluir


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *