Pular para o conteúdo principal

O anjo de Jeová jurou por si mesmo?

Fonte da ilustração: jw.org

Uma leitora enviou o seguinte e-mail:

Conheço alguns adventistas que sempre, com tom arrogante, tentam nos criticar. Um me apareceu com o seguinte comentário: 

“ALGUM ANTITRINITARIANO PODERIA ME RESPONDER A ESSA PERGUNTINHA?
“Quem é o Anjo do Senhor mencionado em Genesis 22:15, 16?
“Resposta: COM CERTEZA É JESUS.
         O texto de Genesis 22:15 ao 18 diz o seguinte: Então do céu bradou pela segunda vez o Anjo do Senhor a Abraão, e disse: JUREI POR MIM MESMO, DIZ O SENHOR, por quanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho.
“Então podemos deduzir que esse Anjo do Senhor que bradou e JUROU por si mesmo foi o próprio Jesus. Agora há um texto paralelo no livro de Hebreus 6:13,14 que é espetacular.
“O texto diz o seguinte: Pois quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha ninguém SUPERIOR por quem JURAR, JUROU por si mesmo dizendo: Certamente te abençoarei e te multiplicarei.
“AGORA EU LEVANTO UMA PERGUNTA PARA OS ANTITRINITARINOS: Quem fez o juramento a Abraão foi o Anjo do Senhor (ou seja, Jesus). O autor de Hebreus diz que o Anjo do Senhor jurou por si mesmo, por que não tinha NINGUEM SUPERIOR POR QUEM JURAR. Espera aí: se Jesus é um Deus menor ou uma criatura, como afirmam os antitrinitarianos, por que o Anjo do Senhor, ou seja, Jesus, não jurou por Deus Pai, já que Deus Pai é maior que Jesus (como afirmam os antitrinitarianos)? Se o Anjo do Senhor JUROU por si mesmo, porque não havia ninguém SUPERIOR a ele por quem pudesse jurar, isso é uma prova incontestável de que Jesus é Deus no mais pleno sentido da palavra, igual ao Pai. E tem mais: o autor de Hebreus diz que quem fez o JURAMENTO foi o próprio Deus, ou seja, o Anjo do Senhor (JESUS) é esse Deus.
“PERGUNTA: Se Jesus é menor que Deus Pai, por que ele jurou por si mesmo e não por Deus Pai, já que o texto diz que o Anjo do Senhor (Jesus) jurou por si mesmo, pois não havia ninguém SUPERIOR por quem pudesse jurar? Hebreus 6:13,14.
“VOU AGUARDAR A RESPOSTA DE ALGUM ANTITRINITARIANO.”

Será que o senhor poderia me ajudar a responder? Fico grata.

Resposta:

Prezada leitora:

Com relação a Gênesis 22:15-18, é claro que o anjo não fez nenhum juramento. O texto diz:

“Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus, e disse: Por mim mesmo jurei, DIZ O SENHOR ...”. – Gênesis 22:15,16, Almeida Corrigida e Revisada Fiel; maiúsculas acrescentadas.

Observe que o anjo não jura, mas cita O SENHOR [Jeová] como dizendo: “Por mim mesmo jurei.”

Portanto, é o Senhor Jeová, citado pelo anjo, que faz o juramento. As declarações dos versículos 16 a 18 foram feitas por Jeová. O anjo apenas as transmitiu a Abraão.

“E o anjo de Jeová chamou Abraão pela segunda vez, desde os céus, e disse: ‘Juro por mim mesmo’, diz Jeová, ‘que, visto que você fez isso e não me negou seu filho, seu único filho, certamente abençoarei você e certamente multiplicarei o seu descendente como as estrelas dos céus e como os grãos de areia à beira do mar, e o seu descendente tomará posse do portão dos inimigos dele. E todas as nações da terra obterão para si uma bênção por meio do seu descendente, porque você escutou a minha voz.’” – Gênesis 22:15-18, NM.

A Tradução do Novo Mundo facilita o entendimento por utilizar aspas – as normais e as simples. Porém, mesmo utilizando uma versão da Bíblia que não usa aspas, não há desculpa para o entendimento errado dessa passagem, visto que o anjo diz claramente que é Jeová quem faz o juramento.

É impressionante como os trinitaristas, em sua ânsia irrefletida para tentar provar uma doutrina antibíblica, não reconhecem claros detalhes textuais.




A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

  1. Em Apocalipse Jesus sim (o anjo do Senhor) jura pelo Pai.

    ResponderExcluir
  2. 10 Eu vi outro anjo forte descer do céu vestido com uma nuvem; havia um arco-íris sobre a sua cabeça, o seu rosto era como o sol, as suas pernas eram como colunas de fogo, 2 e ele tinha na mão um rolo pequeno que havia sido aberto (...) 3 e clamou em alta voz, assim como quando um leão ruge. Quando ele clamou, as vozes dos sete trovões falaram. 5 O anjo que vi (...) ergueu a mão direita para o céu 6 e jurou por Aquele que vive para todo o sempre, que criou o céu e as coisas nele, a terra e as coisas nela, e o mar e as coisas nele: “Não haverá mais demora"

    Este anjo vindo com as nuvens do céu jurou por aquele que era maior do que si mesmo. Na passagem referente a Abraão, Jeová jurou por si mesmo.

    Como Apocalipse 10:1-6 está tratando do Jesus celestial revelando a João o rolo que antes estava selado, isto demonstra mais uma vez que o Pai é maior do que o Filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade você não pode afirmar que o anjo forte no capitulo 10 é jesus. pois no livro de apocalipse jesus não é mencionado como anjo.
      ELE é chamado o CORDEIRO, LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ,FIEL, JUSTO,NOIVO, ALFA, OMEGA REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. está escrito o anjo forte. não esta escritor o ANJO DO SENHOR. nos capítulos anteriores falam de 6 anjos e cada um trás juízo sobre a terra tocando as trombetas. esse anjo forte vem do céu e fala algo que o apóstolo joão não é permitido de escrever e faz um juramento dizendo que não haveria mais demora;
      Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos.

      Apocalipse 10:6,7

      jesus não vai descer do céu para fazer um juramento ou dar um livrinho pro apóstolo comer.

      E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo.
      E ele disse-me: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis.
      Apocalipse 10:10,11

      o Anjo vem pra trazer uma mensagem
      jesus quando vir será pra governar

      mais quando ELE vir vencerá o governo do anticristo com um assopro e reinará eternamente.
      Deus abençoe a todos.

      Excluir
  3. Muito bom..
    Alguns argumentos podem até parecer lógico ( bonitos, bem elaborados, devidamente articulados) mais no fim são esclarecidos .
    Parabéns Apolo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)