Image Map











quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Deus não pode fazer aquilo que é logicamente impossível – Por quê?

Fonte da foto: jw.org

Contribuído por A Verdade É Lógica.

A doutrina da Trindade declara que existem três pessoas em um único Deus: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Também declara que o Pai não é o Filho, o Filho não é o Espírito Santo, e o Espírito Santo não é o Pai – são três pessoas com consciências individuais (distintas), porém, não são três Deuses, mas um único Deus com três consciências, sendo cada uma das consciências desse Deus plenamente Deus ou Divina. Não existe nenhum modelo lógico explicativo que ilustre tais princípios com exatidão. Assim sendo, tal conceito deve ser rejeitado pelo simples fato de se logicamente impossível, pois Romanos 12:1 nos ordena a prestar um serviço a Deus ‘com nossa faculdade de raciocínio’, isto é, com lógica.

O único modelo lógico para a Trindade é o expresso na forma de triângulo.




Nesse modelo, nós notamos que o triângulo é composto por três lados iguais; porém, existe apenas 1 (um) triângulo. Esse é o único modelo logicamente possível de Trindade. Existem 3 (três) lados, um lado não é o outro, embora sejam lados iguais. São 3 (três) lados que formam uma única figura geométrica. Porém, nenhum dos lados é plenamente o triângulo. Somente o triângulo é a figura geométrica. O triângulo é o resultado final da união dos 3 (três) lados.

Da mesma forma, nenhuma das pessoas da Trindade pode ser plenamente Deus, pois, se o Pai é plenamente Deus assim como as demais pessoas, e um não é o outro, então a união de tais pessoas seria três Deuses (triteísmo), pois 1+1+1=3. Essa é uma verdade matemática que não pode ser alterada. Se Deus puder alterar uma verdade absoluta, tal como a verdade matemática, então ele pode alterar quaisquer outras verdades absolutas, tais como a impossibilidade de Deus mentir e simultaneamente ser perfeito. – Compare Deuteronômio 32:4 com Hebreus 6:18 e Tito 1:2:

“A Rocha — perfeito é tudo o que ele faz, pois todos os seus caminhos são justos. Deus de fidelidade, que nunca é injusto; justo e reto é ele.” – Deuteronômio 32:4.

“A fim de que, por meio dessas duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, nós, que fugimos para o refúgio, recebamos forte encorajamento para nos apegar firmemente à esperança que nos é apresentada.” – Hebreus 6:18.

“E se baseia numa esperança de vida eterna que Deus, que não pode mentir, prometeu muito tempo atrás.” – Tito 1:2.

É impossível que Deus minta. Se tal ação é impossível para Deus, por que seria possível que Deus quebrasse o absolutismo matemático? Se Deus não pode alterar uma verdade absoluta (Deus não pode mentir e ser perfeito simultaneamente), então ele não pode alterar nenhuma verdade absoluta. Pois sem lógica, não há ordem, e sem ordem nada poderia existir – nem mesmo o Deus Supremo.

O famoso apologista cristão William Lane Craig, trinitário, levantou pontos muito importantes sobre essa questão:

[...] Imediatamente, ao lidar com o assunto da onipotência, enfrentamos os chamados paradoxos da onipotência. Todos nós já ouvimos isso. Por exemplo, se Deus é onipotente, ele pode fazer uma pedra pesada demais para ele levantar? Se ele pode fazer uma pedra pesada demais para ele levantar, então há algo que ele não pode fazer, ou seja, ele não pode levantar a pedra. Mas se você diz que ele não pode fazer uma pedra muito pesada para ele levantar, então há algo que ele não pode fazer, ou seja, ele não pode fazer uma pedra assim. Portanto, a ideia é que a onipotência é uma ideia inerentemente paradoxal... Deus pode agir de maneiras que são contrárias à sua própria natureza? Por exemplo, Deus poderia criar outro Deus e cair e adorá-lo? Poderia Deus cometer adultério? Estas não são obviamente coisas que Deus poderia fazer [...] E as impossibilidades lógicas? Deus pode fazer coisas que são logicamente impossíveis? Por exemplo, Deus poderia fazer um círculo quadrado? Poderia Deus fazer um solteiro casado? [...] Poderia Deus fazer um triângulo redondo? Esses tipos de coisas também são geralmente isentos da onipotência de Deus. A maioria dos teólogos – a vasta, vasta maioria dos teólogos – não entendem a onipotência como significando que Deus pode fazer coisas que são logicamente impossíveis [...].(CRAIG, http://www.reasonablefaith.org/defenders-2-podcast/transcript/s3-16; os grifos são meus.)

Dessa forma, a única solução para a Trindade seria de que cada uma das pessoas da deidade seja divina, porém, não plenamente Deus. Somente a Trindade pode ser plenamente Deus, assim como cada um dos lados de um triângulo são partes essenciais de uma figura geométrica, porém, não são plenamente o triângulo. Se cada um dos lados de um triângulo fosse plenamente triangular, teríamos 3 (três) triângulos, não um triângulo. Essa é uma verdade absoluta que não pode ser alterada.

O que a Bíblia diz?
  
João 1:1 diz claramente que “a palavra estava com Deus”. Note, com Deus, não “com o Pai”. João não diz que a ‘a palavra estava com uma das pessoas que compõem Deus’. Aquele com quem a palavra estava é plenamente Deus. Sendo aquele com quem a palavra estava plenamente Deus, isto é, o Pai, então quaisquer adições divinas somariam deidades. Se Deus é plenamente o Pai e o Pai é plenamente Deus, não se faz cabível quaisquer outras deidades na divindade. Seria como dizer que o lado 2 do triângulo estava com o triângulo, e que o lado 2 era tão triângulo quanto aquele triângulo com o qual o lado 2 estava, e que, contudo, não há 2 triângulos, mas ambos são o mesmo triângulo.

Logicamente impossível, não acha? É sobre esta “lógica” que está fundada a doutrina da Trindade.
  

A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




2 comentários:

  1. Excelente artigo ! Poderíamos acrescentar que " Deus não PODE trair e nem se arrepender. " - Números 23;19;

    ResponderExcluir
  2. Excelente raciocínio. Pode um triângulo equilatero ter algum lado diferente?
    Mateus 24:36 Jesus disse que o dia e a hora ninguém sabe, nem mesmo ele, mas somente o Pai.
    Mateus 12:31 diz todo pecado será perdoado, exceto contra o espírito Santo.
    João 14:28 "O Pai é maior do que eu"
    1 corintios 15:27,28, entre vários outros.
    É impossível esse triângulo possuir os 3 lados iguais.

    ResponderExcluir


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *