Image Map











domingo, 25 de março de 2018

Adão e Eva tinham umbigo?


Fonte da ilustração: jw.org

Recebi a seguinte e curiosa indagação de um leitor:

Saudações, meu irmão!
Sou o Tomé, uma testemunha de Jeová em Angola, e tenho acompanhado os teus posts; e desde já agradeço pelos esclarecimentos.
Gostaria, por favor, que me ajudasses a saber se Adão e Eva tinham umbigo... assim como nós!

Resposta:

Embora tal assunto pareça de pequena monta, e até simplista, os fatos é que existem grandes implicações por trás dessa pergunta.

A questão sobre se Adão tinha umbigo levou a debates entre os bizantinos durante o período da Idade Média e o do Renascimento, no Ocidente. Com o advento do Iluminismo, em especial em meados do século XVIII, começaram os questionamentos sobre a raça humana ter se originado de Adão.

A Criação de Adão,  afresco pintado por Michelangelo. Localizado no teto da Capela Sistiena, em Roma, Itália.

Para o evolucionismo é evidente que Adão tinha um umbigo; pois, mesmo que ele retrate a humanidade inteligente – o homo sapiens –  ele seria um ser evoluído de primatas, tendo sido assim gerado no útero de uma progenitora, com a necessária alimentação por meio do cordão umbilical. O corte deste cordão após o nascimento resultaria no umbigo.

Assim, os evolucionistas tentam colocar os criacionistas num dilema biológico: se Adão tinha umbigo, ele não era o primeiro homem; se não tinha umbigo, ele não seria um humano normal.

No entanto, tal argumentação não tem procedência. Vejamos por quê.

O umbigo é a cicatriz resultante da queda natural do cordão umbilical do bebê. O cordão umbilical resultante do parto costuma cair entre uma a duas semanas após o nascimento, formando assim o umbigo no bebê. Ora, como o umbigo é um “rastro” de que o ser uma vez já foi um feto, não parece razoável concluir que Adão e Eva tivessem umbigo, pois eles não haviam sido gerados a partir do útero de uma mulher.

O fato de o primeiro casal humano não possuir umbigo não os torna menos humanos que os que foram gerados por meio deles. Por serem o primeiro casal humano, não possuíam também antepassados, ou pais. Pela mesma razão, não vivenciaram a infância e a adolescência. Foram criados plenamente adultos.

Além de tais afirmações serem biblicamente pautadas, elas não podem ser negadas pelo conhecimento científico, o qual jamais encontrou evidências de qualquer suposto “elo” intermediário entre o homem e formas inferiores de vida.


Referências bibliográficas

MACARTHUR, John Jr., Criação ou Evolução, Editora Cultura Cristã, 2004, p. 48.  Disponível em: <http://www.monergismo.com/textos/criacao/adao_umbigo_macarthur.htm>.

PINTO, Tales dos Santos. “O umbigo de Adão e a origem do homem”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/historiag/o-umbigo-adao-origem-homem.htm>. Acesso em 09 de abril de 2017.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org





11 comentários:

  1. Interessante esta pergunta e a explicação,aprendi mais pouco,pois não havia pensado nisso ainda!!!Parabéns pela resposta pessoal!!!

    ResponderExcluir
  2. Interessante nunca pensei nesse ângulo. 🤔

    ResponderExcluir
  3. Impressionante! Há muito tempo havia feito essa pergunta a mim mesmo e só agora encontrei a resposta. Muito obrigado, meu irmão!

    ResponderExcluir
  4. Sabe que penso como Cristão.Tanta coisa seria e que realmente vai fazer a diferença para atravessar a grande tribulação, que acho um assunto sem importância nenhuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Mahelena:

      Respeito sua opinião. Porém, essa questão sobre o umbigo somente foi considerada neste site porque estão envolvidas questões sérias relacionadas com a teoria da evolução e com a criação, assuntos que têm que ver inclusive com a aceitação ou não da existência de Deus. E este por certo é um assunto importante.

      Excluir
    2. Achei interessante não avisa pensado neste assunto ainda obrigada pela informação.

      Excluir
  5. Tudo que se trata da história da bíblia é de suma importância para nós aprendermos meditar e guardar, pois essas informações atravessaram junto conosco , pois estará em nosso coração...

    ResponderExcluir
  6. Tudo que se trata da história da bíblia é de suma importância para nós aprendermos meditar e guardar, pois essas informações atravessaram junto conosco , pois estará em nosso coração...

    ResponderExcluir
  7. Nunca pensei nisso gostei da exllanacao

    ResponderExcluir
  8. Anormal seria se eles tivessem umbigo. Afinal eles foram formados e não gerados como seus sucessores.

    ResponderExcluir


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *