Image Map











domingo, 29 de julho de 2018

Isaías 45: 7 afirma que Deus ‘cria o mal’ – em que sentido?


Fonte: jw.org

Isaías 45:7 afirma, de acordo com a tradução Almeida Corrigida e Revisada Fiel:Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor [“Jeová” SBB], faço todas estas coisas.” (Veja também ARIB, SBB, ARA, ARC, TB.)

A palavra hebraica (grego kakós) aplica-se:

(1) ao que é moralmente mal; e
(2) ao que é destrutivo, como no caso da calamidade para os ímpios.

Esse segundo sentido é o que se aplica a Jeová.

O Professor e Mestre em Teologia calvnista Leandro Antonio de Lima explica que o “mal” neste caso não tem o sentido de pecado, mas de “calamidade”[1].

Em consonância com isso, a Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada: Formo a luz e crio a escuridão, faço a paz e trago a calamidade; eu, Jeová, faço todas essas coisas.”

A obra Estudo Perspicaz das Escrituras (volume 2, p. 742, verbete “mal”[2]) explica:

[…] o mal nem sempre é sinônimo de ações erradas. Exemplos de males ou calamidades criadas por Jeová são o Dilúvio dos dias de Noé e as Dez Pragas infligidas ao Egito. Mas, estes males não eram ações erradas. Antes, em ambos os casos estava envolvida a administração legítima da justiça contra transgressores. No entanto, ocasionalmente, Jeová, na sua misericórdia, refreou-se de causar a intencionada calamidade ou mal na execução do Seu julgamento justo, por causa do arrependimento dos envolvidos. (Jon 3:10) Além disso, por ter mandado dar um aviso, Jeová tem imerecidamente oferecido aos praticantes do mal a oportunidade de mudarem de proceder e assim continuarem vivos. — Ez 33:11. (Negrito acrescentado.)




Porém, não é qualquer calamidade – a exemplo das catástrofes naturais – que é causada por Deus. A maioria dos desastres naturais é resultado da ação do homem.[3]

Fonte: jw.org

E, como vemos, é importante sempre recorrer a traduções que transmitem o sentido correto, como é o caso da Tradução do Novo Mundo.




Explicação das siglas usadas:
ARA: Almeida Revista e Atualizada.
ARC: Almeida Revista e Corrigida.
ARIB: Almeida Revista Imprensa Bíblica.
SBB: Sociedade Bíblica Britânica.
TB: Tradução Brasileira.

Notas:
[1] Deus criou o mal, como parece afirmar Isaías 45.7? Disponível em: <http://voltemosaoevangelho.com/blog/2015/09/deus-criou-o-mal-como-parece-afirmar-isaias-45-7/>.
[2] Publicada pelas Testemunhas de Jeová.
[3] Deus causa tragédias? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3YUbCoa3Ar0>.

  

A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org





Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *