Image Map











quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Os cristãos precisam tirar o calçado ao se reunir para adorar a Deus?


 Fonte: jw.org

Um leitor escreveu:

Eu estive conversando com alguém um dia desses no [ministério de] campo, mas de repente me fez uma pergunta a respeito das sandálias de Moisés no livro de Êxodo 3:5, onde diz: “Tire as sandálias dos seus pés, porque o solo em que estas é um lugar sagrado.”

Então, por que na adoração hoje nós, cristãos, não tiramos os sapatos ou sandálias dos nossos pés, visto que adoramos alguém santo num lugar também sagrado?

Muito obrigado por me dar esta liberdade de lhe escrever assim que eu desejar irmão. Que Jeová continue te abençoando.

Resposta:

O ato de tirar as sandálias era um costume dos tempos antigos, conforme explica a obra Estudo Perspicaz das Escrituras (volume 1, p. 269, “Atitudes, posturas e gestos”):

Tirar as sandálias era gesto de respeito ou reverência. Ordenou-se a Moisés fazer isso junto ao espinheiro ardente, e a Josué, na presença dum anjo. (Êx 3:5; Jos 5:15) Visto que o tabernáculo e o templo eram lugares sagrados, diz-se que os sacerdotes cumpriam descalços os seus deveres no santuário. […] Ainda é costume no Oriente Médio tirar as sandálias daquele que entra numa casa.




Por outro lado, embora Deuteronômio 23:14 afirme que “Jeová, seu Deus, está andando pelo seu acampamento”, não havia exigência de que os israelitas andassem descalços naquele local.

Ademais, não há nenhuma orientação para o cristão retirar seu calçado quando se reunir para adorar e louvar a Deus.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.

A menos que seja indicada outra fonte, todas as publicações citadas são produzidas pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *