Pular para o conteúdo principal

A alma é imortal?


Fonte: jw.org

 

Contribuído.

 

O que as pessoas dizem:


Muitas acreditam que a alma é imortal. Algumas acreditam que a alma renasce continuamente, reaparecendo num novo corpo físico depois que o corpo anterior morreu. Para outras, a alma com o tempo vai para um lugar diferente, como o céu ou o inferno.

A ótica da Bíblia:

A Bíblia não atribui imortalidade à alma. Na verdade, muitas vezes ela diz que a alma morre. O profeta Ezequiel, que foi usado por Deus para escrever uma parte da Bíblia, declarou que a alma pode ser punida com a morte. (Ezequiel 18:4) Em outra ocasião, a Bíblia usa o termo “alma morta” para descrever um cadáver. (Levítico 21:11) Assim, fica claro que a Bíblia não ensina que a alma é imortal.

“A alma que pecar é a que morrerá.” — Ezequiel 18:20.

 

Será que a alma é algo separado do corpo?

 

O que as pessoas dizem:


A alma dá vida ao corpo enquanto a pessoa está viva, mas quando a pessoa morre, a alma sai do corpo.

A ótica da Bíblia:

A Bíblia menciona uma mãe que deu à luz “almas” — isto é, pessoas vivas, que respiravam. (Gênesis 46:18) Na realidade, a palavra hebraica usada na Bíblia para “alma” pode ser traduzida “alguém que respira”. Às vezes, esse termo é usado até mesmo para se referir a animais. Além disso, a Bíblia diz que a alma tem necessidade de se alimentar. (Deuteronômio 12:20) Se a alma fosse algo separado do corpo, ela precisaria respirar ou comer? Na Bíblia, a palavra “alma” se refere, na maioria das vezes, a uma pessoa viva como um todo, incluindo corpo, sentimentos e personalidade.

“Ela deu [à luz] 16 pessoas [ou “almas”].” — Gênesis 46:18.

 

Então o que acontece com a alma quando a pessoa morre?


A ótica da Bíblia:

Assim como temos certeza de que o corpo físico deixa de existir depois da morte, “não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol”. (Eclesiastes 9:10) A Bíblia diz claramente que, quando uma pessoa morre, ‘ela volta ao solo; nesse mesmo dia os seus pensamentos se acabam’. (Salmo 146:4) A alma que morreu está num estado de inatividade. Por isso, a Bíblia muitas vezes descreve a pessoa morta como se estivesse “dormindo”. — Mateus 9:24.

Por que isso é importante? 

Quando você perde alguém que ama na morte, é natural querer saber as respostas a perguntas como estas: Onde ele está? Como ele está? Será que ele está sofrendo? Como vimos, a Bíblia nos garante que os mortos estão inconscientes. Por isso, é consolador saber que as pessoas queridas que morreram não estão sofrendo. Também é consolador saber que no futuro Jeová promete trazer de volta à vida as almas que estão inconscientes, ou seja, mortas. — Isaías 26:19.

“Os mortos não sabem absolutamente nada.” — Eclesiastes 9:5.




A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)