Image Map











quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Aceitar transplantes de órgãos constitui desrespeito à lei bíblica que proíbe aceitar sangue?


Fonte: tjdefendidasapologia

 

Um leitor deixou o seguinte comentário sobre a postagem “A lei de Deus sobre o sangue inclui as transfusões?”:


Oi, boa noite, meus irmãos. Que a paz de Jeová e seu espírito esteja com todos vocês! Uma coisa... mesmo se provarmos à base das Escrituras que, de fato, é errado o uso do sangue, alguns usam como desculpas os órgãos do corpo humano, dizendo: ‘Se vocês não recebem sangue, então os órgãos (que contêm sangue, como o fígado) vocês não podem receber também, já que os órgãos contêm sangue!

Bem, eu já usei tudo o que sei para mostrar a ele a diferença entre sangue e os órgãos; mas, mesmo assim, nada! Quais são os métodos que os irmãos usam para esse tipo de raciocínio, que para mim não tem fundamento nenhum! Obrigado.

Resposta:

A lei de Deus que proíbe o uso de sangue não exige que cada célula sanguínea seja retirada da carne a ser consumida. Simplesmente declara:

“Todo animal que se move e que está vivo pode servir-lhes de alimento. Assim como dei a vocês a vegetação verde, eu lhes dou todos eles. Somente não comam a carne de um animal com seu sangue, que é a sua vida.” – Gênesis 9:3, 4.

Caso fosse necessário retirar cada célula sanguínea, tal lei seria ilógica, impraticável e, portanto, inútil. Por escoar razoavelmente o sangue que pudesse ser escoado, os fiéis servos de Deus estariam mostrando respeito pelo fato de que a vida – representada pelo sangue – procede do Criador e estava sendo devolvida a ele. De fato, não havia um requisito biológico de extrair da carne cada célula sanguínea e sim o requisito MORAL de reconhecer que o sangue é sagrado e pertence ao Criador e que, por isso, ele proibiu o uso do sangue.

O mesmo princípio coerente se aplica ao transplante de órgãos. Não se exige que cada célula de sangue seja extraída dos mesmos. Assim como comer carne devidamente sangrada que contém naturalmente algumas células sanguíneas não é desrespeito à lei divina sobre o sangue, o mesmo se pode dizer de receber órgãos que, naturalmente, contêm células sanguíneas. A razão da proibição é moral e não biológica.

Veja também os artigos: 



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Um comentário:

  1. Muito bem explicado. Obrigado pela matéria. Vou usá-la quando for necessário.

    ResponderExcluir


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *