Pular para o conteúdo principal

Aceitar transplantes de órgãos constitui desrespeito à lei bíblica que proíbe aceitar sangue?


Fonte: tjdefendidasapologia

 

Um leitor deixou o seguinte comentário sobre a postagem “A lei de Deus sobre o sangue inclui as transfusões?”:


Oi, boa noite, meus irmãos. Que a paz de Jeová e seu espírito esteja com todos vocês! Uma coisa... mesmo se provarmos à base das Escrituras que, de fato, é errado o uso do sangue, alguns usam como desculpas os órgãos do corpo humano, dizendo: ‘Se vocês não recebem sangue, então os órgãos (que contêm sangue, como o fígado) vocês não podem receber também, já que os órgãos contêm sangue!

Bem, eu já usei tudo o que sei para mostrar a ele a diferença entre sangue e os órgãos; mas, mesmo assim, nada! Quais são os métodos que os irmãos usam para esse tipo de raciocínio, que para mim não tem fundamento nenhum! Obrigado.

Resposta:

A lei de Deus que proíbe o uso de sangue não exige que cada célula sanguínea seja retirada da carne a ser consumida. Simplesmente declara:

“Todo animal que se move e que está vivo pode servir-lhes de alimento. Assim como dei a vocês a vegetação verde, eu lhes dou todos eles. Somente não comam a carne de um animal com seu sangue, que é a sua vida.” – Gênesis 9:3, 4.

Caso fosse necessário retirar cada célula sanguínea, tal lei seria ilógica, impraticável e, portanto, inútil. Por escoar razoavelmente o sangue que pudesse ser escoado, os fiéis servos de Deus estariam mostrando respeito pelo fato de que a vida – representada pelo sangue – procede do Criador e estava sendo devolvida a ele. De fato, não havia um requisito biológico de extrair da carne cada célula sanguínea e sim o requisito MORAL de reconhecer que o sangue é sagrado e pertence ao Criador e que, por isso, ele proibiu o uso do sangue.

O mesmo princípio coerente se aplica ao transplante de órgãos. Não se exige que cada célula de sangue seja extraída dos mesmos. Assim como comer carne devidamente sangrada que contém naturalmente algumas células sanguíneas não é desrespeito à lei divina sobre o sangue, o mesmo se pode dizer de receber órgãos que, naturalmente, contêm células sanguíneas. A razão da proibição é moral e não biológica.

Veja também os artigos: 



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)