Pular para o conteúdo principal

Colossenses 2:9 à luz de Efésios 3:19

Jesus Cristo tem a plenitude da qualidade divina
Fonte: (jw.org


Lemos em Colossenses 2:9: “Porque é nele [em Jesus Cristo] que toda a plenitude da qualidade divina mora corporalmente.” Diversas traduções, ao invés de “qualidade divina”, vertem por “divindade”, a exemplo da Almeida Corrigida Fiel: “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.”

Alguns entendem que a expressão “toda a plenitude da divindade” aplicada ao Filho o torna coigual a seu Pai, Jeová.

Um leitor propôs uma comparação, entre Colossenses 2:9 e Efésios 3:19. Observe como diversas traduções vertem Efésios 3:19:

 “E conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.” – João Ferreira de Almeida, edição Revista e Atualizada.

 “Sim, embora seja impossível conhecê-lo perfeitamente, peço que vocês venham a conhecê-lo, para que assim Deus encha completamente o ser de vocês com a sua natureza.” – Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

“E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus.” – João Ferreira de Almeida Atualizada.

“E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.” – João Ferreira de Almeida Corrigida e Revisada, Fiel.

“E conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.” – Nova Versão Internacional.

Após isso, o mesmo leitor argumentou: “Quem ficaria cheio de ‘toda a plenitude de Deus’? Os cristãos de Éfeso. Se eu usar o raciocínio trinitário de Colossenses 2:9 em Efésios 3:19, chegarei à conclusão de que os cristãos de Éfeso são deuses.”

Como demonstra a argumentação acima, a doutrina da coigualdade entre o Pai e o Filho não tem nenhum respaldo bíblico.

Veja também o artigo:




A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)