Pular para o conteúdo principal

Existe relação entre a “casa” de 2 Samuel 7:13 e o ‘povo para o nome de Deus’ de Atos 15:14?


Templo de Salomão
Fonte: jw.org


Um leitor trouxe a seguinte questão:

Sr. Apologista:

Quero que o Sr. me ajude no entendimento deste meu raciocínio, pois tenho uma dúvida grande: A ‘casa ao meu nome’ a que Jeová se refere ao fazer o pacto com Davi (em 2 Samuel 7:12, 13), não seria o “povo para o seu nome” de Atos 15:14?

Casa pode significar uma nação, ou toda uma descendência de um único homem. (“Estudo Perspicaz das Escrituras”, vol. 1, pag. 455.) 

Essa é a minha dúvida, obrigado. Sabe, é que gostaria de usar este tipo de argumento quando for explicar que foi Jeová que escolheu o nome para seu povo (desde há muito tempo).

Resposta:

A palavra “casa” tem vários sentidos na Bíblia, conforme a obra citada pelo leitor (“Estudo Perspicaz das Escrituras”, vol.1, pag. 455). Em 2 Samuel 7:16 tem a conotação de “família real”, ou “dinastia”. Com relação a 2 Samuel 7:13, a Tradução do Novo Mundo Com Referências remete o leitor para textos tais como 1 Reis 5:5; 6:12; 1 Crônicas 17:12; 22:10, que mostram o cumprimento típico dessa passagem no templo construído por Salomão.

Contudo, a NM Com Referências também remete o leitor para Zacarias 6:13, Hebreus 3:6 e 1 Pedro 2:5, que falam de o Messias construir o figurativo “templo de Jeová”, e de os israelitas espirituais constituírem a “casa” de Deus, cada cristão individual servindo como ‘pedra vivente’. Observe o que dizem estes três últimos textos:

“É ele que construirá o templo de Jeová e é ele que assumirá a majestade. Ele se sentará no seu trono e governará, e será também sacerdote no seu trono, e haverá um acordo pacífico entre os dois [“Isto é, entre seus papéis de governante e de sacerdote”, nota].” – Zacarias 6:13.

“Mas Cristo foi fiel como filho sobre a casa de Deus. Nós somos a casa Dele, desde que de fato nos apeguemos firmemente, até o fim, à nossa confiança e à esperança de que nos orgulhamos.” – Hebreus 3:6.

“Vocês mesmos, como pedras viventes, estão sendo edificados como casa espiritual para ser um sacerdócio santo, a fim de oferecer sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.” – 1 Pedro 2:5.

Uma vez que 2 Samuel 7:12, 13 tem uma aplicação ao Messias, isso poderia dar margem a uma aplicação desse texto ao arranjo de adoração a Jeová, semelhante a um templo, que o Messias tornou possível a todos os que exercem fé nele. (Zacarias 6:13) O cristianismo genuíno estabelecido pelo Messias estabelece as regras desse arranjo de adoração. Mas, uma vez que os discípulos de Cristo também são comparados a uma “casa”, e que foi por meio de Cristo que tal “casa” veio a existir, parece permissível também fazer uma relação entre 2 Samuel 7:12, 13 e Atos 15:14, 17.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.

A menos que seja indicada outra fonte, todas as publicações citadas são produzidas pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)