Pular para o conteúdo principal

Quem é o responsável pelo sofrimento humano?

Fonte: jw.org

Um leitor escreveu:


Boa noite, irmão, tenho uma dúvida: se Jeová causa que venha a ser, e se ele não é o mau, de quem é a culpa do sofrimento humano e as tragédias de toda espécie no planeta? É de Jeová ou é do ser humano? Porque Calvino diz uma tese. Armínio diz outra. Qual o seu ponto de vista?!

Atenciosamente, preciso muito do seu ponto de vista neste assunto!

Resposta:


O significado do nome “Jeová” é “Ele Causa Que Venha a Ser”, o que significa que ele faz tudo o que se propõe a fazer. (Veja Êxodo 3:14.) Como ele é perfeito e santo em sentido absoluto, não faz nada de moralmente mau. Os textos abaixo comprovam isso:

“E [os seres celestiais] clamavam uns para os outros: ‘Santo, santo, santo é Jeová dos exércitos. A terra inteira está cheia da sua glória.’” – Isaías 6:3.

“A Rocha — perfeito é tudo o que ele faz, pois todos os seus caminhos são justos. Deus de fidelidade, que nunca é injusto; Justo e reto é ele.” – Deuteronômio 32:4.

O sofrimento humano foi causado primariamente pelo anjo que se desviou e se tornou Satanás, o Diabo, e por Adão e Eva. Lemos em Romanos 5:12: “É por isso que, assim como por meio de um só homem o pecado entrou no mundo, e a morte por meio do pecado, e desse modo a morte se espalhou por toda a humanidade, porque todos haviam pecado . . .” Após isso, a maioria da humanidade decidiu seguir o que é errado aos olhos de Deus. Lemos em Eclesiastes 7:29: “O que descobri se resume nisto: o verdadeiro Deus fez a humanidade reta, mas eles seguiram seus próprios planos.”

A situação piorou quando outros anjos também se desviaram. Judas 6 explica: “E os anjos que não mantiveram sua posição original, mas abandonaram sua própria morada correta, ele reservou, em correntes eternas e em densa escuridão, para o julgamento do grande dia.” Todos esses contribuem para o sofrimento humano, e também o sofrimento dos animais e do meio ambiente. Como afirma 1 João 5:19: “O mundo inteiro está no poder do Maligno.”

Após terem sido expulsos do céu, o Diabo e seus anjos incrementaram a maldade na Terra. Apocalipse 12:9 afirma: “Assim, foi lançado para baixo o grande dragão, a serpente original, o chamado Diabo e Satanás, que está enganando toda a terra habitada. Ele foi lançado para baixo, à terra, e os seus anjos foram lançados para baixo junto com ele. Por essa razão, alegrem-se, ó céus, e vocês que residem neles! Ai da terra e do mar, porque o Diabo desceu a vocês com grande ira, pois sabe que lhe resta pouco tempo.”




A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagradapublicada pelas Testemunhas de Jeová.



Contato: oapologistadaverdade@gmail.com


Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org





Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)