Image Map











terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Como os trinitários entendem a relação entre Jeová e Jesus Cristo – Parte 1


Jesus Cristo está à direita de Deus - Atos 7:56.
Fonte: jw.org

Um leitor citou parte de uma frase do artigo “Duas regras – uma falsa e uma verdadeira” e fez afirmações a respeito, conforme transcrição abaixo:

“… como alegada indicação de que ambos sejam a mesma pessoa.”

Nunca alguém que crê que Cristo é Deus e crê na Trindade diz que o Pai e o Filho sejam a mesma pessoa. Nós cremos em um Deus Uno e Triuno, com três pessoas distintas (1 Jo 5.7). No batismo de Jesus por João Batista, veio a voz do Pai do céu, enquanto depois o Espírito Santo veio como pomba. 

Resposta:

O comentarista não citou o trecho inteiro que permite o entendimento do que foi realmente afirmado. Segue, portanto, a frase completa:

“É muito comum, já por muito tempo, os trinitaristas citarem textos bíblicos que usam o mesmo título ou expressão tanto para Jeová como para Jesus Cristo como alegada indicação de que ambos sejam a mesma pessoa.” 

Observe que a afirmação não é a de que os trinitários entendem que o Pai e o Filho são a mesma pessoa, e sim a de que eles entendem que Jeová e Jesus Cristo sejam a mesma pessoa. O fato é que os trinitaristas, de modo geral, usam textos que se aplicam a Jeová, no “Velho Testamento”, e que são referidos a Jesus, no “Novo Testamento”, para indicar a mesma identidade. Há trinitários que entendem que o nome “Jeová” é uma alusão tanto ao Pai, quanto ao Filho e ao espírito santo.

Assim, embora os trinitaristas afirmem a distinção de pessoas no que tange às expressões “Pai” e “Filho”, afirmam em geral a mesma identidade no que diz respeito aos nomes “Jeová” e “Jesus”. Nem todos os trinitários entendem que Jeová é somente o Pai. Já os unitários entendem que Jeová é o Pai, ao passo que Jesus é o Filho.

Quanto ao texto citado pelo referido comentarista – 1 João 5:7 – trata-se de uma passagem espúria. Veja os artigos abaixo:




O artigo seguinte do mesmo tema dará continuidade ao exame deste tema.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org





2 comentários:

  1. Apologista vc poderia melhorar o seu texto deixando ele menos ambíguo. Vc escreveu "Observe que a afirmação não é a de que os trinitários entendem que o Pai e o Filho são a mesma pessoa, e sim a de que eles entendem que Jeová e Jesus Cristo sejam a mesma pessoa." Poderia colocar assim sem chamar muito atenção dos trinitários: "Observe que a afirmação não é a de que os trinitários AFIRMEM que o Pai e o Filho são a mesma pessoa, e sim a de que eles entendem que Jeová e Jesus Cristo sejam a mesma pessoa." De fato, eles não afirmam isso, mas eles acabam entendendo assim..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Feutato:

      A fim de tornar a mensagem mais clara, o texto não foi alterado, mas foram colocadas em itálico (em grifo) as expressões "o Pai e o Filho" e "Jeová e Jesus Cristo". Isto porque os trinitários entendem que o Pai e o Filho são pessoas distintas, mas confundem a identidade de Jeová e de Jesus Cristo, como se referindo ao mesmo ser.

      Excluir


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *