Pular para o conteúdo principal

Jesus foi criado? (O que significa Primogênito ?) – Parte 2

 

 

Uma conversa significativa sobre temas bíblicos ocorreu entre o autor deste site e uma pessoa num grupo apologético do Facebook. O primeiro artigo desta série abordou o subtema inicial em torno do tema central acima. Segue, neste artigo, a abordagem de outro aspecto do tema central, que envolve o significado da palavra “primogênito” em sua referência a Jesus Cristo em Colossenses 1:15.

 Alcinei:

 Eu sei que você sabe muito bem – você não é bobo nas Escrituras – que a palavra “primogênito” significa:

 1- O mais velho de uma família, primeiro numa série; 

2- O proeminente, o que tem a primazia e domínio. Exemplos: Êxodo 4.22; Salmo 89.27; Jeremias 31.9. Não deixe de comparar com Genesis 48.14. 

Em Colossenses, este seu argumento é baseado em meia verdade; e, se somente tem este significado, não se encaixa no texto de Colossenses. 

1 – A palavra primogênito tem dois significados: (1) O mais velho de uma família, o primeiro filho de alguém dentre outros; (2) O proeminente, o que tem a primazia e domínio (Êxodo 4.22; Salmo 89.27; Jeremias 31.9; compare com Gênesis 48.14. Por favor, não deixe de comparar.) 

2 – Se a palavra “primogênito” tiver só o significado de o mais velho e primeiro filho de alguém dentre outros, a sua interpretação de Colossenses está errada. Se a expressão “o primogênito de faraó” significa o primeiro filho entre outros; o primogênito de Israel, a mesma coisa, e assim por diante; se a expressão “O PRIMOGÊNITO DE TODA A CRIAÇÃO” for considerada paralela com essas frases, então o significado seria O PRIMEIRO FILHO DE TODA CRIAÇÃO. Isto, porém, seria exatamente o inverso do que o texto diz. O texto não diz que a criação produziu Cristo, mas que CRISTO PRODUZIU A CRIAÇÃO (Colossenses 1.16). Então, para se adequar ao que o senhor pensa, a tradução teria que ser assim: “O PRIMOGÊNITO DE JESUS” ou “A CRIAÇÃO É PRIMOGÊNITA DE JESUS”. 

Mas, se o senhor disser que entende que Deus criou primeiro a Cristo, e Cristo criou depois todas as coisas, mesmo assim a expressão “primogênito de toda a criação” está errada! Se o senhor gera um filho com a mesma natureza que a sua, vai adoecer, crescer, morrer; e este seu filho cria um carro, uma casa, um barco, um avião etc. ... ele não é SEU PRIMOGÊNITO E SIM UNIGÊNITO. Então, não podemos entender que “TODA A CRIAÇÃO” pode ser pai de Jesus Cristo. Nem pode ser considerada a “FAMÍLIA” da qual JESUS faz parte. 

Apologista da verdade: 

Quanto ao sentido de “primogênito” em Colossenses 1:15, quanto à palavra ter ou não dois sentidos, é irrelevante para o ponto em questão. Pois, se Jesus é o primeiro da criação, ele foi criado; se ele é o mais proeminente da criação, ele também foi criado. O primogênito faz parte do grupo. 

O genitivo πάσης (páses) – “de toda a”, referindo-se à criação, não significa que Jesus é “o primeiro filho de toda a criação”, e sim que, em relação à criação (as coisas criadas), Jesus é o “primogênito”. Como realçado acima, o primogênito faz parte do grupo. O “primogênito de toda a criação” faz parte da criação. 

A sua ilustração do filho e do carro não se aplica ao contexto bíblico. Jeová é o Criador de todas as coisas. Ele criou tanto Jesus como as demais coisas. A primeira criação de Jeová foi o Lógos, Jesus Cristo. A palavra “criação”, linguisticamente, refere-se ao que foi criado ou trazido à existência. Neste sentido linguístico, tanto Jesus como as demais coisas foram criadas, ou seja, trazidas à existência. Jesus é “o princípio da criação de Deus”. – Apocalipse 3:14. 

Alcinei: 

Vamos a Colossenses 1.15. 

1 – O que significa a palavra PRIMOGÊNITO? 

2 – O senhor sabe que a palavra PRIMOGÊNITO NÃO TEM UM ÚNICO SENTIDO!!!! Pode ser: 

- O MAIS VELHO DE UMA FAMILIA OU

- O PROEMINENTE, O QUE TEM A PRIMAZIA E DOMÍNIO. 

3 – ‘Se Jesus é o primeiro da criação, ele foi criado; se ele é o mais proeminente da criação ele também foi criado.’ ESTA INTERPRETAÇÃO É SUA E NÃO DA BÍBLIA. 

Quando a Bíblia diz que EFRAIM É MEU PRIMOGÊNITO (Jeremias 31.9), aqui só pode TER O SENTIDO DE PROEMINENTE. SERÁ QUE EFRAIM TAMBEM FOI CRIADO? E O QUE ME DIZER DO POVO DE ISRAEL (Êxodo 4.22) e Davi (Salmo 89.27)? 

Apologista da verdade: 

Quanto a Colossenses 1:15, já demonstrei que o sentido de “primeiro” ou “proeminente” é irrelevante na tentativa de provar que Jesus não teve princípio. Pois o primogênito faz parte do grupo ao qual é referido como tal. Esta não é uma interpretação minha, e sim da Bíblia. Assim, sendo primogênito “de toda a criação”, Jesus é uma criatura. Foi criado. 

Alcinei: 

Colossenses 1.15: 

1 – A PALAVRA PRIMOGÊNITO NÃO TEM APENAS UM SIGNIFICADO. Quando Deus fala em Êxodo 4.22, não significa que ISRAEL foi a primeira nação a ser CRIADA. O Salmo 147.19, 20 diz o motivo disto. 

Em Jeremias 31.9 não significa PRIMEIRO criado. 

2 – A palavra para “PRIMEIRA CRIATURA” É PROTOCTISIS E NÃO PROTOTOKES. QUAL PALAVRA QUE PAULO USOU? Tem mais, porém vou parar por aqui. 

Apologista da verdade: 

Quanto a primogênito, já demonstrei claramente que ele faz parte do grupo ao qual se refere. Logo, Jesus, sendo primogênito de toda a criação, faz parte dela. 

Não é necessária a Bíblia usar a expressão “primeira criatura”. Isso é claramente entendido à base do contexto. 

Alcinei: 

“Não é necessário a escritura usar a palavra PRIMEIRA CRIATURA.” O senhor está totalmente enganado. O contexto não fala que Cristo é a PRIMEIRA CRIATURA, e sim que QUE ELE É O CRIADOR. 

Apologista da verdade: 

Sobre Colossenses 1:15, você afirmou: “O contexto não fala que Cristo é a PRIMEIRA CRIATURA, e sim que QUE ELE É O CRIADOR”. Contudo, o Criador não é referido como “primogênito”. O Criador é referido como “Pai” (Originador). (Mateus 6:9) Além disso, como expliquei de forma recorrente, o primogênito faz parte do grupo. Assim, sendo “o primogênito de toda a criação”, Jesus foi criado. 

[Continua na parte 3.] 

 

A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová. 

 

Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

 

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

 

 

 

Comentários

Pierre disse…
Bom dia, ainda nao li a parte 1, estava fazendo uma outra pesquisa quando acabei lendo tudo. Mas gostaria de dá os parabéns. Imagino como foi cansativo, eu fiquei cansado só de ler o Alcinei falar as mesma coisa, tentando de qualquer forma ter razão. Pela explicação da própria bíblia com reforço da sua ele não entendeu que é o primeiro do grupo em questão. Na relação entre o Jeová e tudo que criou, o Pai é o criador, entre as coisas criadas Jesus foi o primeiro, logo primogênito de toda criação.

Quando ele cita Êxodo 4:22, ele foca no termo criação e não consegue ver que quando Jeová chama Israel(nação) de primigênio, foi foi por que a nação foi criada primeiro, mas sim que dentro todas as existente Jeová tinha escolhido como sua (Deuteronômio 7:6).
miguel gonzalez disse…
Hola...
Saludos!

Pregunta: Cuál es la.mejor traducción de Juan 10:38 ?

RVA
Mas si las hago, aunque á mí no creáis, creed á las obras; para que conozcáis y creáis que el Padre está en mí, y yo en el Padre.
SRV-BRG
Mas si las hago, aunque á mí no creáis, creed á las obras; para que conozcáis y creáis que el Padre está en mí, y yo en el Padre.
TLA
Pero si yo lo obedezco, crean en lo que hago, aunque no crean en lo que digo. Así, de una vez por todas, sabrán que mi Padre y yo somos uno solo.

(Aprovechando el espacio)
Excelentes aportes.
Estimado Miguel:

Um artigo está sendo preparado em consideração à sua pergunta.

Grande abraço e muito obrigado pelo seu elogio!

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)